19.10.17

Por que as mulheres gordas tem “obrigação” de serem hiper femininas?

Uma mulher magra pode vestir um jeans e uma t-shirt básica, prender os cabelos e ir trabalhar tranquilamente com aquele visual “acabei de sair da cama”. Mas as mulheres gordas muitas vezes precisam estar maquiadas, bem alinhadas, com o vestido perfeito e necessitam de um penteado ideal.

hiper femininas

Este era basicamente o visual de 99% das fotos da  Tess quando ela surgiu, era linda também, mas totalmente montada e com fotos super editadas. 

Já olharam ao redor (ou no instagram) e notaram que as gordas mais “descoladas” e “famosas” estão sempre muito produzidas? Vamos além e olhem os stories de blogueiras gordas e blogueiras magras e vai perceber que no dia a dia as magras não ficam justificando não estarem maquiadas e penteadas, já as gordas em sua maioria ou estão de acordo com o esperado ou estão se justificando por não estarem ali “perfeitas”.
Se pararmos para analisar somente os looks, vamos ver que as mulheres gordas estão sempre vestidas de forma impecável com roupas que em geral são produzidas de modo que “moldam” nossos corpos e os transformem sempre em algo mais feminino e menos gordo… ou ao menos, que visivelmente não demonstre o que a sociedade trata como imperfeição (barriga/celulite/ dobrinhas).

  Print do Google imagens quando busquei “Nicolette Mason looks”
Nicolette Mason é uma blogueira plus size super famosa, a única gorda que figura nas listas de tops influenciadoras de moda em geral.

Já se formos analisar looks de mulheres magras vamos perceber que tudo é muito mais simples e prático e bem parecidos entre si. Para mulheres magras tudo bem usar um jeans qualquer com uma blusinha podrinha, ou um vestido de malha soltinho. É clean, é minimalista, é casual sem se importar. É fashion. Para elas está liberado a “tendência de ser/parecer preguiçosa para se vestir e arrumar”, aquele visual clean do tipo “eu nem ligo, acordei e saí assim”; para as meninas gordas isso ainda é visto como sinônimo de desleixo e descuido.

Print do Google imagens quando busquei “Chiara Ferragni looks”
Chiara é considerada a mais influente blogueira de moda do mundo, é a top em várias listas sobre o assunto. 

Vale aqui ressaltar que mulheres negras magras também são mais cobradas pela aparência, um exemplo é a questão dos cabelos que só recentemente puderam libertar sem serem tidas como “sujas” e “preguiçosas”. Então é válido que a gente entenda que a cobrança maior está diretamente relacionada em não estar no padrão de beleza vigente que é branco e magro.

Quando nós gordas nos mantemos montadas, com looks e makes impecáveis, é inegável que seremos mais bem aceitas pela sociedade em geral. Nós precisamos “recompensar” as pessoas por nosso corpos, e quanto mais a gente adere a hiper feminilidade mais perto do padrão aceito ficamos.
Esse excesso é uma “garantia” de não sermos vistas como feias ou desleixadas, ninguém julgaria assim (mentira, algumas pessoas são hater e julgam sim) uma mulher que visivelmente teve trabalho para estar ali com aquela imagem daquele momento. Mulheres arrumadas de acordo com o padrão estético exigido são vistas de forma muito mais positiva em qualquer corpo, mas para as gordas o não estar nesse padrão é também não alcançar respeito social.

Não tem nada de errado em gostarmos de estar sempre bem vestidas, bem maquiadas e com os cabelos impecáveis. Quando questionamos esse excesso não é no sentido que não devemos ser assim, o que não deveria acontecer é essa NECESSIDADE de ser assim para ser mais bem aceitas pela sociedade no nosso dia a dia. Acredito que existam mulheres que tem prazer real em se montar todos os dias (embora eu não seja uma delas hahaha), e elas tem todo o direito de fazerem isso.
Mas a gente que não gosta, precisa questionar e parar de se esforçar para se encaixar nesse estereótipo de gorda aceitável. Não tem como falarmos de aceitação corporal de forma plena se para isso é preciso usar a roupa X e a maquiagem Y.

Nosso corpo não deve/ pode ser moldado pelo que os outros pensam de nós, hoje a mulher gorda é muito mais bem vista que uns anos atrás… mas qual mulher gorda? Sim! A Mulher GORDA que está sendo bem aceita é aquela que demonstra hiper feminilidade (se possível, num perfeito corpo ampulheta, com cinturinha violão e sem barriga – ou numa roupa que a faça parecer assim).

Nós todas que lutamos por maior inclusão do corpo gordo (inclusive quem curte a hiper feminilidade), precisamos reconhecer que existe essa imposição de excesso de feminilidade nas mulheres gordas e questionarmos e mostrarmos que não é preciso se moldar o tempo todo. Não precisamos nos vestir apenas com a moda Pin Up (que disfarça) ou com peças ultra justas que nos tornam mais curvilíneas, existe um mundo de possibilidades na moda e nós também podemos usar o que quisermos.

É importante que a gente tenha ciência que merecemos respeito com qualquer roupa que estivermos, seja vestidas de gala ou a camiseta da nossa banda favorita, nós continuamos sendo a mesma pessoas e não deveríamos ter a nossa saúde e costumes questionados por concluírem que nos vestimos de forma desleixada.

Mais uma vez ressalto, que não há nada de errado com a feminilidade. Errado é a exigência que nós mulheres gordas sofremos para estar sempre hiper femininas.
Assim como todas as mulheres a nossa feminilidade deve desrespeitar apenas a nós.

Vocês já tinham percebido essa questão?

Vamos conversar sobre aqui nos comentários. *_*

 

* Este texto foi indicação de uma leitora, que foi a primeira a ler e me ajudou a finalizar.

** Para saber mais sobre o assunto indico este texto (aqui) completo sobre o tema em inglês.

8 Comentários // Deixe o seu!

  • Oi já tinha percebido sim, que as mulheres gordas são mais exigidas nessa questão de estar sempre impecável e sempre achei que isso tem que acabar ,mulheres gordas tb tem sua beleza natural e deve ser apreciada. Eu não ando montada o tempo todo tenho minha blz natural e gosto de mostrar ela,e quando me monto e pra atrasar….kkk

  • Martina says:

    Super concordo !!! Acredito que tudo em excesso é ruim. Adorei a matéria!!!! E me fez pensar que tudo bem aceitar meu estilo largadão!!!! Ufaaaa 😄😄😄

  • Alexandra says:

    Eu concordo com o texto,sempre somos cobradas a estar mais feminina,mais isso e aquilo,gosto do simples.

  • Gostaria de deixar uma opinião masculina…sim…Sempre admirei e acompanho blogs, fotos enfim..tudo das mulheres que acho bonitas …não posso dizer gordinhas, gordas, etc…são acima de tudo mulheres…se pesam mais que a maioria acho que algo que para mim é apenas detalhe…Admiro e me diz muito a feminilidade de uma mulher…mas penso que não se traduz somente em maquiagem ou em uma bela roupa…pode ser em atitudes..e até em um sorriso ou gesto de carinho…Sou suspeito para dizer…as mulheres bonitas na verdade são sedutoras por natureza…o fato de estarem bem vestidas ou maquiadas só aumenta isso…O que penso é que precisamos ao invés de nos definir pela balança, cor ou tipo..nos rotular mais como sentimento….aí teremos …alegres, descontraídas…contentes…preocupadas…emotivos…as vezes chatos…acima de tudo somos humanos não é mesmo….E todos temos algo a destacar e a melhorar…e certamente isso ao meu ver é a real produção…a da alma…

  • Jessica Lira says:

    Achei ótimo o seu texto!
    Porque a mulher é sempre tão cobrada, desde sempre? E nem entrei no mérito da mulher GORDA, que é cobrada 100x mais. É como se fosse uma “compensação”, tipo “já que é gorda, ao menos seja bem arrumada” sabe? Muito escroto, muito rídiculo, coisa de macho cis imbecil.
    Amei seu blog, Kalli!!

  • Rita Teixeira says:

    Tbm já percebi isso, sou muito vaidosa mas no último ano devido a diversas questões diminui um pouco e isso gera cobranças sim.

  • Caramba nunca tinha pensado nisso mais li o link na bru e falei é verdade,vou ler, muito ótimo o texto amei,pois sou magra e branca,entao nunca tinha passado pela minha cabeça,e sempre bom perceber os lados e dificuldades de todas nós para lutarmos por igualdade juntas em todos os quesitos até mesmo igualdade entre mulheres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *