O nosso país passa por uma revolução incrível em que o povo se uniu em busca de melhores condições de vida para todos, estamos cheios de orgulho e buscando mais do que nunca a igualdade. Em meio a manifestações lindíssimas e algumas tragédias causadas pelos vândalos, o site R7 teve tempo para fazer uma matéria preconceituosa toda trabalhada na gordofobia em relação às mulheres gordas. Recebi o link desta barbárie no meu inbox e vi assim que acordei, vale dizer que ainda estou até agora chocada com esta matéria.
Reproduzo abaixo três fotos com suas legendas preconceituosas e toscas, mas tem muito mais clicando aqui, mas nem sei se compensa ver.
Após muitos anos participando ativamente de grupos FAT que hoje são conhecidos como Plus Size, eu já presenciei muito preconceito da mídia em geral, mas essa matéria de hoje me chocou em especial por se tratar de um site oriundo da Record.
Como pode uma TV que tem na sua base uma ideologia evangélica, que sempre prega que todos nós somos iguais, fazer isso com mulheres gordas/obesas que representam grande parte da população?
Até quando a gordofobia vai ser aceita como algo natural em nossa sociedade?
Infelizmente será aceita até quando nós gordos deixarmos, só nós que sofremos com a gordofobia podemos mudar essa realidade, isso só vai mudar quando nos unirmos e fizermos com que a mídia tenha medo de expor os gordos ao ridículo, assim como tem medo de expor negros e gays, por saberem que vão ser considerado preconceituosos e podem vir a sofrer com processos.
O movimento Plus Size do Brasil precisa acordar que não podemos viver só de moda, não adianta ser modelo, se vestir bem e encontrar roupas que cabem com facilidade, se a gente não conseguir ter um direito básico e necessário a todos os seres humanos que é o RESPEITO.
Eu sou Gorda, não gordinha e maior que muitas das meninas retratadas nesta matéria nojenta, e mereço ser RESPEITADA.
Você também acha que merece ser Respeitada?
Espero que sua resposta seja sim, torço para que um dia bem próximo, todo esse preconceito seja parte do passado e que sites como R7 não achem graça em debochar de mulheres por características físicas e nem homens por se envolverem com elas.
#GordofobiaNão
UPDATE: A matéria ficou no ar menos de 24hs, foi retirada após muitas pessoas reclamarem, mas infelizmente o R7 só retirou e nem ao menos se retratou.