fbpx
07.01.16

Farm dá show de Gordofobia e Desrespeito!

A Farm é uma das marcas mais trends do mercado, todas as meninas que cabem nas peças sonham com algo e usam quando podem. Eu sempre soube que a marca não era para mim, eles trabalham com tamanhos “padrão” diminuídos e isso faz com que gente magra vista o G.
Entendo que este seja o nicho de mercado deles e não os culpo por se negarem a produzir para corpos maiores, afinal quem perde com isso é só eles ao ignorar a diversidade de corpos.

#ExplicaFarm
Só que não produzir é direito deles, mas desrespeitar uma pessoa gorda não é! Ontem encontrei esse print no facebook e uma explicação básica do caso que transcrevo abaixo.

Farm Gordofobia e Desrespeito

“GORDOFOBIA NA adoro FARM
“Mãe, quando eu entro nessas lojas, eu nem olho pras vendedoras, porque já espero isso delas.”
Foi o que a minha irmã disse sobre o assunto.
Uma agressão ostensiva e pública, hostilização descarada, que ela sofre sistematicamente só por ser gorda.
Contei a história pra uma amiga e ela disse que quando foi lá o G não coube e a vendedora disse “ah, é que a Farm é do Rio, e lá todas as meninas são magrinhas”. E aposto que vai ter muita amiga com mais podre pra contar.
Pois é. A Farm não economiza na fofura na comunicação, mas na hora do vamo ver, na hora de receber uma cliente com o mínimo de decência, a gente se depara com essa indigência.
Já ligaram pra minha mãe com o famoso “pedindo mais detalhes”, mas o comentário foi ocultado.
Será que a Farm vai ter alguma coisa pra dizer sobre o assunto ou será que vai continuar deixando vendedoras despreparadas escolherem quem pode e quem não pode frequentar a loja sem ser hostilizado?” Print e texto retirado daqui. 

Triste ver isso acontecendo pleno 2016, além de vendedoras que ignoram a presença de pessoas gordas, eles ainda acham válido ocultar a reclamação da pessoa que vivenciou um caso de Gordofobia.
Imediatamente quando soube do caso fui à page deles pedir uma resposta, para minha surpresa eu e todos que clamavam por respostas também foram ocultados.

Farm Gordofobia e Desrespeito (2)Farm Gordofobia e Desrespeito (1)

Como vocês podem ver nos prints que quando abro as 6 respostas eu só visualizo a deles e da Vanessa que é minha amiga. Quando ocultado somente amigos de facebook e a pessoa consegue visualizar os comentários. E assim eles nos calam, para que menos pessoas tenham acesso ao descaso da empresa.

O que mais me deixa indignada é que se fosse um episódio de racismo ou homofobia eles já teriam se explicado, por ser crime. Mas Gordofobia ainda não é um crime muito divulgado e as pessoas tendem a acreditar que não vai dar nada e é melhor calar quem reclama que se explicar.
Querida Farm, Gordofobia e Desrespeito já não são tão aceitos como vocês imaginam. #AindaBem

Peço que compartilhem o texto para que mais pessoas tenham acesso ao tipo de tratamento que a marca oferece na loja e nas redes sociais para as pessoas gordas.

E fica aqui uma meta de 2016: Marcas gordofóbicas não passarão!

39 Comentários // Deixe o seu!

  • Uma pessoa gorda não pode entrar na loja de gente esquálida para comprar um presente?
    Entendo que a marca tenha um público alvo específico, respeito isso… mas pessoas gordas também tem amigos… sim, pasmem! Gordos também são gente!
    Ironias e sarcasmos à parte…eu sou gorda e minha irmã é magra (genética maldita hahaha) e eu poderia entrar em uma dessas lojas para comprar algo para presentear.
    A marca perde em não treinar decentemente suas vendedoras e seus atendentes, pois somos todos consumidores.
    Seria legal se todos parassem de comprar dessa marca…boicotes sempre são uma boa opção contra o que está errado.

    • Amanda says:

      Engraçado falar de preconceito e chamar o magro de esquálido, só defende o preconceito que dói na própria pele, criticam o outro, sem perceber que são iguais…

  • Em qual post vc comentou? To tentando achar e não acho. Ocultaram o seu tambem.

  • Super curti seu comentário. Amei seu blog <3
    Já estou te seguindo … Parabéns pelo trabalho!
    Adoro moda!
    Conheça meu blog também!
    http://blogdafesilveira.blogspot.com.br/

  • Fernanda says:

    Nem entro nessa loja. Deve ser pré requisito contratar vendedoras extremamente mal educadas e baixo nível. Tentei por duas vezes entrar para dar uma olhada, mas já percebendo essas atitudes nojentas dou meia volta e saio… te olham te cima a baixo, ficam encostadas no balcão, com cara de m…, não se mexem para absolutamente nada e são incapazes de darem um sorriso. Isso não acontece só no Rio não…estou falando da loja de Campinas-SP. Péssimas!!! Todas!!! Esse tratamento é geral … não só com obesos, gordos, gordinhos, magrinhos… e já ouvi muuuuuita gente falando a mesma coisa. FAIL!

  • Eunice says:

    O problema não é a marca e sim as vendedoras. Mas ela deu azar, pois sempre sou bem atendida e não sou magra. Embora eu não tenha o hábito de comprar na loja Iguatemi. A Farm erra nas campanhas, como foi o caso de Iemanjá branca, mas em atendimento, cabe a gerência da loja a reclamação.

  • Gorda feliz says:

    Já aconteceu comigo de entrar na loja Maria Filó e a vendedora ficar com cara de bunda. Resumindo, cheguei pra outra vendedora e pedi as coisas pra ela, que por sinal era simpática. Aí ela disse: mas ela não está te atendendo? Eu disse: sim, mas não gostei dela! E pronto. Parem de ficar agindo como se fossem pobres coitadas. A mãe poderia ter ido a uma vendedora e fazer ela descer o estoque todo e no final dizer que não queria nada! Só queria mesmo fazer ela trabalhar um pouco, já que ela estava alí pra isso. Aí vai no site ameaçar processar?? Parece que quer mais dinheiro que resolver o problema. Tira satisfação na hora. A filha sabe que é gorda e tem que aprender a se defender também. E não a abaixar a cabeça.

  • Que texto maravilhoso – e que menina e perspicaz!!! <3
    A postura da marca é horrorosa, essa resposta ctrlC+ctrlV é ridícula, a omissão diante do que aconteceu é bem nojentinha.
    Como é que não demite a vendedora que traz essa imagem pra marca? Eu sinto a maior vergonha alheia do planeta no fato da marca não se manifestar – também me incomoda demais o fato do tamanho deles ser, na real, do PP ao M (porque o G da FARM não é real).
    Fim do mundo ter que se sentir ET por ser você.
    Maravilhosa essa mãe, essa irmã que se colocaram no lugar de quem é discriminado e decidiram colocar a boca no trombone.
    Bora passar adiante!
    Um beijo grande (e parabéns pelo blog, o conteúdo é delicioso) 🙂

  • Graça Nobre says:

    É lamentável essas ocorrênciasão, mas realmente a modelagem da farm é muito pequena. Outra coisa é o despreparo das vendedoras. Ninguém é obeso por achar interessante porque o problema que é gerado na obesidade não é só estético como o de saúde. As vendedoras da Farm afora algumas exceções são realmente péssimas.

  • Patricia says:

    eu sou do rio e compro sempre na farm! aqui o atendimento é ótimo! nunca soube de preconceito!!! mas no meu ponto de vista os tamanhos deveriam ser padronizados, porque realmente fica complicado, eu tenho peças desde P ao G e do 38 ao 42!! para comprar online é difícil!

  • Fui vendedora por alguns anos em uma loja luxuosa em um shopping no Rj o qual atendia clientes classe A.
    Infelizmente são raras as vendedoras que estão ali para prestar serviços ao cliente e ganhar seu R$ com dignidade !!!
    Muitas meninas se iludem, querem viver a quele mundo fashion, de dinheiro, de poder, de aparência. Quando na verdade por trás do salão tem que correr atrás de metas, trabalhar 6dias na semana muitas vezes passar ate de sua carga horária e no fim voltar para sua vida normal.
    Tudo isso pra quê? Suas clientes ja estão com a vida ganha com certeza!!! E vcs???
    Pobres meninas iludidas com um corpinho 34 que um dia irá se acabar, muitas tem apenas o ensino médio, e ja estão acomodadas em ganhar o mesmo salário de sempre, e que boa parte fica na própria loja pois querem viver de aparência.
    Qual o direito que elas tem em menosprezar outras pessoas???
    Mais humildade e menos hipocrisia!!!

  • Monica says:

    Passei por 02 situações semelhantes, gordofobia deveria ser criminalizado como o racismo… uma das vezes (Shopping Iguatemi de Alphaville) entrei pra comprar um presente, antes de perguntar sobre qq produto a vendedora já na entrada da loja me disse: “não temos seu tamanho sra” – Oi? Fui comprar um presente, sou recebida dessa forma? Fui até a Farm do Jardim Sul e recebi uma péssima trata tive. Fiquei sozinha no meio da loja e nenhuma vendedora veio me atender. Merda se loja… resultado: nunca mais passo na frente de uma loja Farm.

  • Vangela says:

    Incrível, todos esses comentarios, demorou mas veio a tona o que percebi,porque desde o início das lojas em SP, fiquei atenta a essa Marca,e é padrão da Empresa atender mal, principalmente as pessoas que fisicamente não segue o padrão da marca, estão tão enganados pobres!!olha uma dica; A marca Alpharrabyo é bem bacana, a qualidade é superior vejam: Alpharrabyo Serra Sul , na página do facebook.

  • susana says:

    De fato a Farm não tem roupas para pessoas gordas. Deveriam criar uma marca que faça concorrencia pois o que difere a marca das outras são as estampas pq os modelos são sempre os mesmos.
    Concordo plenamente quando fala q o preconceito não pode existir, é muito triste vc ser ignorado quando entra numa loja.

  • Norma Côrtes says:

    É uma tristeza, mas isso é expressão de uma cultura da exclusão e uma opção empresarial, que prefere vender para poucos com preços (e lucros) exorbitantes, cumprindo ao fim dupla exclusão (financeira e física), do que vender para muitos tornando-se uma marca mais popular. Comprar roupa no Brasil é alimentar essa cultura burra e preconceituosa…. As vendedoras não passam de mocinhas tolas, elos descartáveis e rotativos dessa engrenagem perversa

  • Marlene says:

    Não é só na Farm não . Na maioria destas grifs só acham que existem magros. Na Animale também é assim. Vá e comprove.

  • Marlene says:

    Não é só na Farm não . Na maioria destas grifs só acham que existem magros. Na Animale também é assim. Vá e comprove.

  • Ricardo Trevisan says:

    No fim de ano estive numa das lojas da Farm (Brasília Shopping), onde se fazia um bazar promocional. Assim que entrei na área reservada, 2 vendedoras vieram pedir que me retirasse pois naquela área não era permitido homens (mulheres trocavam de roupa). Estava a procura de um presente para minha cunhada e queria ver os produtos. Elas enfaticamente pediram para sair. Resolvi sair da loja. Como uma loja se recusa a vender, ou ao menos colocar reservados para troca de roupa? Nunca mais piso nessa loja.

  • Jaqueline says:

    Na maioria destas lojas o maior numero eh 42…..
    E em algumas eh o 40 mesmo.
    Preconceito é crime sim. E o preconceito está no tratamento q as vendedoras dão aos clientes… E não a opção da loja em trabalhar c numeração definida.
    Vale muito a pena msm…ir a policia e denunciar em caso de ofença.
    Eu já entrei em uma loja do shopping tijuca… E pedi uma saia num 44…e a vendedora falou educadamente.
    Senhora nosso maior numero é 42.
    Mas podemos tentar experimentar e ver a forma da roupa. Obviamente ela sabia q nao ia entrar… Mas foi educada.

  • fabiola alvaro says:

    Independente do cliente que entrou ser gordo ou não as atendentes tem obrigação de atender com respeito, até porque você pode entrar na loja para comprar presente para alguém que gosta da marca, e burrice, pensando que se gordo nao deve entrar em loja de surf, hom,ens não deveriam entrar em loja que vende apenas roupas femininas, se assim for nenhum homem e casado, todos os que entram vão comprar roupas que eles darão um jeito de usar. A empresa precisa rever o treinamento de seus funcionários isso sim.

  • Gabriela Monteiro Salomão says:

    Compro na Farm aproximadamente uns 10 anos, nunca fui mal atendida, nem com quilinhos a mais e nem a menos. E olha que já usei vários números de manequim de lá, desde o P até o G e até o G não caber também, rs. Nunca , nenhuma das meninas , me trataram mal. Compro sempre na Farm de Ipanema, quando não compro online.
    Mas em Ipanema, nunca vi tratamento assim com ninguém.
    Também não acho certo tratarem mal às pessoas pelo seu peso, isso é preconceito.

  • Carla Cristina says:

    Eu sou gorda, nunca usaria Farm, mas tenho uma filha, que usa (usava) Fábula. Com essa atitude, perdem muito mais do que imaginam, pq maes gastam ainda mais com as filhas, do que consigo mesma. E nao vou consumir nada de uma empresa gordofóbica!!!

  • Katia Saraiva Kozlowski says:

    Tenho repugnancia pela Farm! Fui com minha filha( que é bem magra) e vi uma blusa que achei que daria em mim… Fui mal tratada, perguntei e nao me responderam… Ignoravam minha pergunta! Enfim um show de grosseria e ma educaçao! Isso aconteceu na Farm do VillageMall(RJ)

  • SAndra Luzia Minuzzi Gulpilhares says:

    Acho que faltou comunicação !!!
    Na minha vida como ( vendedora) !!! ( hoje não sei ????
    Não havia nem um tipo de descriminação !!

  • Que coisa horrorosa! Estou d boca aberta. Fico pensando nas pessoas q não conhecem essa proposta deles e acabam entrando sem saber que só vendem roupas p pessoas muito magras. Triste… Não só nesse setor, mas em muitos!
    Beeeijos
    Kerlsk
    http://www.conselhodaamiga.com

  • Deixa meninas …. Quando empresa for a falência não sabe porque..
    Nos dias de hj onde vc tem uma marca que é querida por todos e acontece isso lamentável! !!
    Reclama aqui é melhor caminho ,lá ninguém tira. ..
    Fui mal atendida nessa marca .
    Moro em SP conheco algumas lojas todas com os mesmo tratamento INFELIZMENTE.

  • Mirian says:

    Abra um perfil no Facebook somente para as pessoas exporem seus comentários sobre o assunto. Aí, quero ver eles calarem as pessoas!

  • Lúcia Regina Chagas says:

    Lamento que outras marcas não sejam
    incluidas tambem

  • Marcia Cristina says:

    Eu acho que o melhor castigo e boicotar e simplesmente não dar confiança porque ate nossa indignação e propaganda pra eles.
    #naocomprenanaFARMRIO.

  • Joana Maranhao says:

    Mimimimimimi. Gordofobia? Serio? Vai arrumar o que fazer por favor

  • Mas gente a forma deles é bem grande. Agora q fizeram PP posso usar pq o P ficava enorme. E nem sou magrela. Então. .. enfim.

  • Olha me desculpa discordar mas eu visto p da farm e raramente visto esse tamanho em outras lojas, não acho diminuido, quis dizer. E não sei, acho que não se pode generalizar, pois moro em Minas e lá não tem loja SÓ da Farm, mas aonde frequento que vende a marca sou tratada MUITO bem, mesmo que não compre, o que é raro, então acho que é o problema das pessoas, não da marca ou só dela.

  • Ou será frustração por não caber nas roupas Lindas da loja?

  • Estranho muito… N sou tão magra assim e lá tem P que fica grande, n acho tão pequeno assim n. No meu caso tbm n sou bem atendida pq n sou patricinha c cara de ryca, tenho muitas peças de lá mas c cara estou longe de ser cliente vip, q gasta horrores. Por isso prefiro comprar pelo site. É uma pena.

  • LUCIANO Oliveira says:

    Bacana.
    Meu comentário foi excluído.

  • Paula C: says:

    A farm realmente fabrica umas peças lindas, de modelo e estampa. Faz bem meu estilo, mas como as peças geralmente tem alto valor (mais do que merecido) eu opto por comprar pela loja online e no bazar. E pra ser sincera, eu ODEIO ter que ir a uma loja física da farm, tanto em Goiânia, como em Brasilia as vendedoras são bem esnobes e idiferentes, deixando o cliente constrangido e chateado. Como uma marca que prega tanto o amor, paz e a alegria em sias campanhas e estampas não se atentou a isso. Sempre vejo esses comentários de mal atendimento sobre a loja. Uma pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *