A Farm é uma das marcas mais trends do mercado, todas as meninas que cabem nas peças sonham com algo e usam quando podem. Eu sempre soube que a marca não era para mim, eles trabalham com tamanhos “padrão” diminuídos e isso faz com que gente magra vista o G.
Entendo que este seja o nicho de mercado deles e não os culpo por se negarem a produzir para corpos maiores, afinal quem perde com isso é só eles ao ignorar a diversidade de corpos.
Só que não produzir é direito deles, mas desrespeitar uma pessoa gorda não é! Ontem encontrei esse print no facebook e uma explicação básica do caso que transcrevo abaixo.
“GORDOFOBIA NA adoro FARM
“Mãe, quando eu entro nessas lojas, eu nem olho pras vendedoras, porque já espero isso delas.”
Foi o que a minha irmã disse sobre o assunto.
Uma agressão ostensiva e pública, hostilização descarada, que ela sofre sistematicamente só por ser gorda.
Contei a história pra uma amiga e ela disse que quando foi lá o G não coube e a vendedora disse “ah, é que a Farm é do Rio, e lá todas as meninas são magrinhas”. E aposto que vai ter muita amiga com mais podre pra contar.
Pois é. A Farm não economiza na fofura na comunicação, mas na hora do vamo ver, na hora de receber uma cliente com o mínimo de decência, a gente se depara com essa indigência.
Já ligaram pra minha mãe com o famoso “pedindo mais detalhes”, mas o comentário foi ocultado.
Será que a Farm vai ter alguma coisa pra dizer sobre o assunto ou será que vai continuar deixando vendedoras despreparadas escolherem quem pode e quem não pode frequentar a loja sem ser hostilizado?” Print e texto retirado daqui.
Triste ver isso acontecendo pleno 2016, além de vendedoras que ignoram a presença de pessoas gordas, eles ainda acham válido ocultar a reclamação da pessoa que vivenciou um caso de Gordofobia.
Imediatamente quando soube do caso fui à page deles pedir uma resposta, para minha surpresa eu e todos que clamavam por respostas também foram ocultados.
Como vocês podem ver nos prints que quando abro as 6 respostas eu só visualizo a deles e da Vanessa que é minha amiga. Quando ocultado somente amigos de facebook e a pessoa consegue visualizar os comentários. E assim eles nos calam, para que menos pessoas tenham acesso ao descaso da empresa.
O que mais me deixa indignada é que se fosse um episódio de racismo ou homofobia eles já teriam se explicado, por ser crime. Mas Gordofobia ainda não é um crime muito divulgado e as pessoas tendem a acreditar que não vai dar nada e é melhor calar quem reclama que se explicar.
Querida Farm, Gordofobia e Desrespeito já não são tão aceitos como vocês imaginam. #AindaBem
Peço que compartilhem o texto para que mais pessoas tenham acesso ao tipo de tratamento que a marca oferece na loja e nas redes sociais para as pessoas gordas.
E fica aqui uma meta de 2016: Marcas gordofóbicas não passarão!