Hipertensão
Olá, meus queridos e queridas! Como passaram a semana?!
Hoje venho expor um assunto muito relacionado ao meu cotidiano como Enfermeira. Como aqui sempre falamos de saúde (seja ela mental ou física), hoje venho falar de Hipertensão ou Pressão Alta.
Não vim aqui falar de forma técnica o que é a Hipertensão, nem me basear em literaturas médicas, mas bater um papo informal, baseado na minha experiência profissional.
A hipertensão arterial é silenciosa, é uma doença crônica (não tem cura) e, um dos problemas médicos mais comuns na população mundial. Magros e Gordos, jovens, adultos e idosos podem desenvolver a doença e, picos de pressão alta podem ocorrer sob momentos de estresse. Então, fique de olho na sua pressão!! Você alguma vez já pediu para algum profissional da saúde verificar sua pressão arterial?!
Como profissional da saúde, não posso, aqui, ser hipócrita e dizer que os gordinhos têm a mesma chance em serem hipertensos que os mais magrinhos. Infelizmente, além de fatores genéticos, a hipertensão é mais propensa, SIM, às pessoas obesas. Por isso, minha gente bonita, não vou aqui levantar a bandeira do “Vamos emagrecer”, mas tenho a obrigação em alertar que até nós, os gordinhos (eu me incluo nisso), temos que fazer por onde para evitar que nossa pressão aumente e nos traga surpresas desagradáveis, não é?!
Se você tem casos na família de Hipertensão, isto já é um sinal de Alerta! Se está acima do peso, mais um motivo. Então, coisas simples são de grande importância para a prevenção ou tratamento deste mal, como por exemplo:
· Reduzir o sal na comida;
· Fazer mais atividades físicas;
· Não fumar;
· Controlar os exames periódicos de saúde;
· Controlar o estresse (às vezes isso é difícil, né?!);
É possível apresentar um quadro de pico hipertensivo isolado e não ser um hipertenso. Se você está sob estresse, fortes emoções ou fez um grande esforço, pode ser que sua pressão seja alterada, momentaneamente, mas isso não quer dizer que você já é considerado um hipertenso!
A pressão arterial só pode ser diagnosticada por um profissional de saúde (médico ou enfermeiro), que fará um controle durante pelo menos três dias consecutivos pela manhã, sem que o paciente esteja sob estado de estresse (físico ou mental).
Caso seja diagnosticada a Hipertensão, provavelmente o médico receitará uma medicação específica que DEVE ser tomada TODOS os dias sem interrupções, pois é ela que vai manter sua pressão em nível aceitável e evitar complicações como, por exemplo, AVC (derrame) ou Infarto.
Outra coisinha!! Nunca aceite o remédio do vizinho ou tome medicações por conta própria!!! Se a medicação do vizinho serve para ele, não quer dizer que servirá para você! Apenas um médico poderá dizer qual a melhor opção para cada paciente e, farmacêutico ou balconista de farmácia NÃO tem permissão de indicar medicações para ninguém, ok?!
A pressão arterial considerada normal pelo Ministério da Saúde é de 120×80 mmHg, porém, cada indivíduo tem um organismo que age de forma semelhante, mas não exatamente igual. Isso quer dizer que, minha pressão normal pode ser um pouco mais baixa (por exemplo, 100×60) e eu viver normalmente com isso. Ou, minha pressão pode ser um pouco mais elevada (como 140×90) e isto ser normal para mim. O importante é a variação gritante! Se sua pressão normalmente é 100×60 e você está com dor na nuca e descobre que sua pressão está batendo a 120×80, sua pressão está elevada SIM! Entenderam?!
Bem, estou à disposição de vocês para maiores dúvidas sobre o tema! Podem me encher de perguntas, que minha pressão não vai aumentar por causa disso! Rs…
Espero ter sido clara!
Beijos mil e CUIDEM-SE!!!
Até a próxima.
Tatiana Gaião