fbpx
26.06.10

Ridicularizar o Gordo é rentável para as empresas?

Em um momento de luta por igualdade, momento esse em que nós mulheres [desculpem me os homens gordos, mas nós as mulheres estamos lutando bem mais] estamos conseguindo um maior espaço na sociedade, além de enfim estarem reconhecendo a nossa beleza em diversos lugares.

A marca ARIEL me aparece com uma propaganda preconceituosa desta?
Eu queria entender o que faz uma pessoa estudar anos para ser publicitário/marketeiros e criar uma coisa tão ridícula dessa?
E uma marca comprar essa idéia?
[se alguém puder me ajude sanar essas dúvidas]

Eu como consumidora acharia bem mais interessante que a marca Ariel fizesse esse experimento em pessoas iguais se possível até gêmeos, para podermos realmente perceber a eficiência dos produtos.


Eu já decidi que a ARIEL não verá meus ricos dinheirinhos em nada mais, porque uma empresa que ridiculariza o gordo não merece dinheiro de Gorda.

A única forma que eu tenho de protesto à essa “Marmota”, é o meu blog e a minha voz e vou usar isso da melhor forma possível.
Sabe o que é mais interessante? Se um dia esse post e os comentários daqui e do youtube atingirem a empresa eles vão colocar a culpa na empresa de publicidade. [como sempre fazem em casos assim]
Fica aqui o meu apelo divulguem, recriminem mostrem todas as empresas PRECONCEITUOSAS que gordo também é consumidor e já somos quase a metade dos brasileiros e não merecemos ser atingidos assim.
UPDATE:
A Hilda nos comentários nos deu dois caminhos para que consigamos ser ouvidos por essa empresa preconceituosa.
 

1° diretamente à Assessoria de Comunicação da Procter & Gamble, emails em massa: moreira.el@pg.com Elaine Moreira.
2° reclamando diretamente ao CONAR.
http://www.conar.org.br/home.html


Vamos nos unir mandar Emails, fazer também um movimento em blogs e Twitter usando a hastag #BoicoteARIEL.
Em outras ocasiões o movimento FAT, conseguiu retirar do ar outras propagandas preconceituosas.

40 Comentários // Deixe o seu!

  • >amostra infeliz de preconceito, utilizar uma pessoa obesa e ruiva que por uma lado configura o esteriótipo de preguiça ou de maus hábitos e por outo uma minoria que geralmente é vista como criadora de problemas.

    discutir a propaganda é digno de pena, qual o motivo de usar sabão líquido sendo que já se usa água ao lavar roupas e consequentemente o sabão em pó é diluido?

    outra observação mais pobre ainda é pensar em alguém que toma banho exclusivamente com sabão líquido e depois deve tirar o sabão do corpo com a toalha… acredito que essa propaganda deve ter sido montada por alguém sem senso stético visto que nunca ouviu falar em esfoliação ou buxas, e há varios produtos de limpeza de pele com micro cristais ou flocos com esse fim, mas pensar é cansativo, trabalhoso e precoceito já está ronto, disponível e quanto mais uzado mais se tem disponível.

    vitz =]

  • >Creio que seja rentável sim, uma vez que para enaltecer algum produto a maioria das empresas utilizam-se de algum tipo de humilhação, seja pra negro, gordo, homossexual, infelizmente o foco hoje em dia é para gordinho, nao somente esse comercial mas tb aquele comercial de um determinado carro que utiliza gordinhos e espaço, enfim lamentável

  • Papu Morgado says:

    >Esse lance de usar o gordo como algo ridiculo me incomoda muito! Na TV em comerciais e novelas o preconceito e a ridicularização é perpetuada. Como a sociedade só entende as coisas qdo doi no bolso, acho boicote uma ótima idéia! Vou linkar este post pra mais pessoas saberem disso. !

  • >Dez segundos de anúncio bastam né? Quero nem ver o resto. Vou publicar isso no MUndo GG, como forma talvez da gente expandir e fazer um super protesto, que tal? Sugiro que outras blogueiras façam isso tbm. Indignação total aqui.

  • Cristiane Vilas Boas says:

    >Meninas, eu sou gorda e vítima de preconceito como cada uma de vocês. Mas discordo completamente das opiniões expressas aqui. Se tem uma coisa que eu odeio tanto quanto o preconceito, é a mania de perseguição. O cara, além de gordo, é ruivo, careca e branquelo. E eu me pergunto se nesse momento tem um bando de ruivos e carecas escrevendo em seus blogs sobre como a Ariel foi preconceituosa com eles. Eu convido vocês a refletirem um pouco e se perguntarem se é isso que a gente quer, ser "café com leite" na sociedade, um gueto intocável. Para fazer um paralelo, eu vivo na Europa, que tem um profundo e irremediável sentimento de culpa com relação aos judeus, por causa do holocausto. Resultado? Ninguém ri de piada de judeu, mesmo que elas se refiram a outras coisas presentes no imaginário coletivo, como a mãe judia superprotetora, ou o tino para os negócios. Eu tenho certeza de que se o ator, ao invés de gordo, fosse magrelo e altão, o efeito "cômico" teria sido o mesmo! E coloquei cômico entre aspas, porque achei a campanha boba e sem graça de qualquer jeito. Eu adoro pessoas com auto-ironia, sabe? Ser tranquila e serena sendo gorda é também conseguir rir das nossas idiossincrasias. Sabe o humor americano? Então.
    Sei que escrevi pra caramba, mas quero deixar claro que ler blogs como o seu me ajudam muito na conquista da minha auto-estima, mas acima de tudo busco o meu equilíbrio, também em sociedade.
    Beijo grande!

  • Você está feliz com seu corpo? says:

    >Oi minha querida, passando p/ te desejar um ótimo domingo, sobre o post… melhor nem dizer o que tenho vontade a esse pessoal que acham que o gordo é diferente dos magros… beijos

  • Confissões de Carol says:

    >A questão é ridicularizar mesmo!!! Porque no anuncio não colocou dois gordos? Ou então dois magros? Qual foi a graça do anuncio? NENHUMA, não tem graça!! Porque tem que ser sempre o cara gostosão com o gordo "feio"? Não tem que ser! Eu não quero ser café-com-leite na sociedade como a amiga disse acima… Até mesmo pq eu quero RESPEITO, independente da minha forma física!!! Porque eu sou gorda? Sim! Sou vítima de preconceito? Sim! O comercial, além de ser ridículo, é preconceituoso! #prontofalei

  • Hilda B. says:

    >Só li isso hoje, e nem vi a campanha. Cá entre nós era melhor que tivesse usado a campanha chinesa, da "Guerra de Comida", muito mais interessante.

    2 Caminhos: o 1° diretamente à Assessoria de Comunicação da Procter & Gamble, emails em massa: moreira.el@pg.com Elaine Moreira.

    2° reclamando diretamente ao CONAR.
    http://www.conar.org.br/home.html

    Já houveram precedentes: há cerca de 10 anos atrás conseguimos retirar do ar a campanha de um suplemento dietético chamado SANAVITA, e há poucos anos retiramos dos jornais uma campanha de um médico endocrinologista comparando gordos à baleias e elefantes.

    Vamos lá, meninas!!!

  • Samira Hidalgo says:

    >Realmente os publicitários dessa campanha deixaram a desejar. Como em muitas outras campanhas publicitárias, que sempre colocam pessoas lindas que se dão bem e as que não estão no padrão acabam se ferrando.

    É esse mundo hipócrita.

  • Anonymous says:

    >Gordo é lasca, não pode ver uma propagandinha sacana e reclama de tudo. rs

  • Tulio Bambino says:

    >Os ruivos e carecas tbem poderiam reclamar da vida. O carinha aí apolíneo é padrão de beleza, afinal qual deles faria capa de capricho ou de caderno da melhoramentos? Falando sério, na hora de vender alguma coisa o pessoal quer é estereótipo mesmo. É bacana essa mobilização toda, mas acho difícil encarar o preconceito contra gordos ter pé de igualdade com algo racial ou sexual, por exemplo. A gordura em excesso é encarado muito mais como uma escolha pessoal. Não vejo uma coesão nisso. Tenho muito interesse no tema como gordo, como documentarista e como cidadão. Obrigado pelas idéias.

  • MeninaCajuína says:

    >Mais uma vez torno a dizer infelizmente tudo nessa vida é comercial,e o que vende? PRECONCEITO,tirar sarro de pobre,negro,gordo,etc etc deprimente ,mas não podemos aceitar!

  • >esses o otario tem que ter mais sabedoria para saber lida com certa propagana somos lindase lindos ok

  • Márcia Raquel - Kekel says:

    >É inacreditável que numa sociedade que tem na constituição que todos somos iguais perante a lei, permita um horror deste.Minha vida inteira fui gorda e por ela passei convivendo com inúmeros preconceitos, desde ser chamada de baleia pelas pessoas na rua até quase ter entrado com um processo contra o Estado de SC por não quererem me dar o tal Apto do médico para me efetivar num concurso em que tirei em primeiro lugar com mais de 5 mil concorrentes.
    Sinceramente não me espanta uma empresa deste porte fazer uma propaganda preconceituosa dessas. O preconceito está "encracado" na nossa sociedade, não só com os gordos.
    Qual nosso papel nessa luta? Denunciar, como estão fazendo neste blog. Ir no vídeo no You Tube e meter o pau, mas com categoria. Não temos que nos rebaixar ao nível deles.
    O SER HUMANO É O ÚNICO BICHO QUE BRIGA, MATA, RIDICULARIZA POR PRAZER. E SOMOS CHAMADOS DE RACIONAIS. ALGUMA COISA AÍ ESTÁ ERRADA, NÃO É MESMO?

    BOM…ARIEL NÃO ENTRA MAIS AQUI EM CASA (JÁ NÃO ENTRAVA…É CARO KKKKKK)E MINHA VOZ VAI CHEGAR AOS MEUS AMIGOS PARA TAMBÉM BOICOTAREM ESTA MARCA.

    BEIJOS A TODOS.

    PS. Levei o texto para o meu blog com seu devido crédito…ok?

  • Anonymous says:

    >olha amiga pode contar comigo pq achoisso um desaforo, tem gente q acha q gordo so serve pra comer arrotar e e soltar gazes eu sempre fui revoltada pra filmes seriados e comerciais q colocam o gordo como se nao existisse e fosse um monte de idiota ,ja e hora da gente mostrar q somos mais tao espertos e tao inteligentes como eles ou ate mais pq nao precisamos atacar nimguem pra mostrarmos q somos seres normais
    bjs ♥♥♥

  • Rosana Freitas says:

    >Rosana Freitas
    Eles alem disso passam a imagem que todo gordo é sujo, e quem nem mesmo essa marca ridicula deles limpam a sujeira do gordo, mau sabem eles que todos nós obesos, somos mais limpos em tudo do que muitos esteriotipos exigidos pela midia, pois temos uma coisa que a maioria não tem carater e sinceridade

  • FLAVIANA says:

    >Propraganda deprimente! Acho que chegou a hora de parar com essa palhaçada de humilhar e ridicularizar as pessoas gordas, negras, baixa, homo, bi, idosos…tudo acaba virando chatoca pra se ganhar dinheiro.
    Ridículo!

  • Isis Lima says:

    >Eu como estudante de publicidade e propaganda acho um absurdo que os profissionais da minha área ainda achem graça nesse tipo de campanha. Realmente me perdoem os "criativos" mas o tiro saiu pela culatra e nós como "fofinhas" temos que protestar. Vamos colocar a boca no trombone!!! Conar neles!!!! Eu já fiz minha denuncia.
    Beijo a todas.

  • Mauricio says:

    >o ariel poderia ser comparado com um gordo: ele é mais caro, a embalagem é um poquinho maior que as outras, lava mais e melhor, deixa tudo mais limpo e branco e essa nova embalagem dele em líquido tem formas arredondadas, dese a tampinha até o fundo.

  • Samantha says:

    >Não tinha visto essa propaganda e só digo: que nojo. Sabe o que eu fico pensando quando vejo uma atrocidade dessas? Várias pessoas participaram da criação, várias viram e algumas aprovaram. Será q ninguém se sentiu ofendido ou pelo menos parou para pensar no significado dela?

    O ser humano está perdendo a sensibilidade, é uma vergonha, uma falta de respeito absurda.

  • ^A^SUBJETIVA^A^ says:

    >hoje infelizmente a midia tem sido usada de maneira apelativa, todos vem querendo aparecer e fgazer sucesso mas esquecem que numa campanha de publicidade ha uma pesquisa antes que ela aconteça para ver a classe que atingira isso para mim ja começa o preconceito dai, várias vezes somos pegos por uma midia que não se importa com nada quer é lucrar em cima dos consumidores e desrespeitam tudo e a todos
    infelizmente o nosso país não vai para frente porque somos acomodados porque se todos que se sentem lesados correcem atras de seus direitos as empresas emissoras, imprensa e radio pensariam duas vezes antes de vincular esses lixos de campanha pq para mim isso é jogar dinheiro fora e ca pra nós o ARIEL está tentando apelar porque ele não é tão bom né então fazem esse tipo de anuncio que sabe que vai gerar polemica para ser discutido e ajudar na divulgação deles.
    Se sintiu ofendida processa não só eu mas todos porque assim o judiciario tomara as medidas cabiveis porque as empresas querem que processem porque sabem que a minoria fara isso, os juizados estão ai para isso para atender as pequenas causas no qual se isso se tornar uma coisa constante pararão para ver que o consumidor quer o excelente serviço e não mais o bom como eles tem nos oferecido.

    ps. nos EUA não existem muitos processos abertos por consumidores insatisfeitos porque as empresas não querem perder seus consumidores e com isso tratam seus consumidores com dignidade e respeito a prova disso é o McDonald's aqui no Brasil vc já reclamou de algo la reclame e veja o que acontece na mesma hora eles trocarão farão outro e é assim que é a politica dos Americanos precisamos de compradores para os nossos produtos se a s pessoas que tiverem problemas com nossos produtos reclamarem trataremos muito bem para não perde-las e ela satisfeita fará propaganda de nossa marca e serviço logo são espoertos que a melhor propaganda a ser feita nao sera comercial spot banners mas sim a boca a boca.
    Veja quantos anuncios vc ja fez para as pessoas de determinada marca assim é a melhores marcas tem o tamanho que tem

    amei esse post mas a apelação da ARIEL continua se permitimos

  • Ana Clá says:

    >Não gostei da propaganda, achei batida e fraca. Quanto a acusação inicial, como publicitária posso dizer que não é só culpa do criativo, estudamos muito sim, de psicologia à sociologia e análise sócio política. Alguns vão ser péssimos profissionais com tudo isso, mas o que eu quero dizer é que, mesmo que eu não tenha visto nada de apelativo ou preconceituoso nas duas peças, se o anunciante assume esse risco a culpa é ainda mais dele. O que fica claro, no entanto, é a tentativa – digo "tentativa" por que não achei nada engraçado ou atrativo – de humor no vídeo, e todos tem que concordar que "gordinhos" simpáticos e com a autoestima lá no alto conseguem ser os melhores garotos propaganda do mundo!

  • Aletheia says:

    >AINDA NÃO TINHA VISTO, ESSA ABERRAÇÃO DO ANJO REBELADO. SEGUE O PROTESTO, COM VOZ…

  • Renata Cotta says:

    >Fiquei chocada com a propaganda!! Não é possível que ainda existem marcas que não entenderam que somos metade do mercado consumidor brasileiro! Esse sabãozinho nunca me viu! E nem nunca vai me ver!! Temos que organizar um protesto sim! Sou pós-graduada em Comunicação Empresarial e digo: foi uma brincadeira de mal gosto. Ninguém merece ser chacoteado em cadeia nacional. Fico com vergonha pelo modelo gordinho que aceitou fazer esse papel ridículo por alguns dinheiros. Bom, apoio a caminha #BOICOTEARIEL

  • >A Procter & Gamble é uma das maiores multinacionais do planeta, com dezenas de diretores e executivos em cada país (extremamente bem remunerados), selecionados entre os MELHORES disponíveis no mercado…

    #FAIL

    …a empresa aprovou em todos os escalões decisórios uma campanha que dificilmente qualquer concorrente de fundo-de-quintal aceitaria veicular.

    Moral da história: COMPETÊNCIA E DISCERNIMENTO MORAL não são proporcionais ao tamanho da remuneração, ao "status" do cargo dos diretores e ao renome da empresa.

    Procter & Gamble: MENOS UM CLIENTE!
    (A enorme concorrência está batendo palmas…)
    Bye-bye stupids!

  • Alexandra Gimaque says:

    >É de se esperar esse tipode atitude .. pois o que mais vemos na TV são programas e pesssoas em que enxergam uma pessoa gorda como defeituosa… o cumulo do absurdo… é uma pena .. pois as pessoas preconceituosas ganham ênfase ainda mais com toda essa mídia e sociedade hipocrita…que sobrevive de consumismo… beleza e padrão…Infelizmente tenho que conviver com esse preconceito todos os dias.. Porém o que deixa mais feliz é que outros como eu enfrentam esse preconceito com dignidade e força.. Deixando claro que queremos respeito e gostamos que nossa vontade seja respeitada… Vamos lançar uma campanha BOICOITE ARIEL E ALÉM DISSO UM PROCESSO… PENSEM .. POIS ISSO É DISCRIMINAÇÃO… PURA … TOTAL FALTA DE CRIATIVIDADE E COMPETÊNCIA DOS PUBLICITÁRIOS…

  • Helena says:

    >olha como estudante de marketing senti vergonha dessa palhaçada.. realmente chacotar das pessoas não é a melhor estratégia de marketing.. ridiculo e patético.

  • .rack. says:

    >PUTAQUEOPARIU!!!!!!!! ODEIO QUANDO FAZEM ISSO!!!!!!!

  • Flavio says:

    >Comercial lixo apesar de tudo… igual o produto…

  • Ângela e Edu says:

    >AIII todo mundo entendeu o conceito, mas ficam querendo ser politicamente corretos dizendo que estão fazendo os gordos de chacota!
    Percebam que os gordos estão sendo discriminados por eles mesmos e estão fazendo papel de rídiculos!
    #PorraGordinhos

  • Juliana Massarato says:

    >Mandei o seguinte e-mail para:

    http://www.descubraariel.com.br/pt_br/contato.php#

    Sou nutricionista que lida todos os dias com pessoas que sofrem com a DOENÇA da obesidade. Fiquei pasma ao ver este grupo de pessoas sendo ridicularizadas na propaganda deste produto. Porque é que a OBESIDADE pode ser alvo de chacota? Porque não fazem piada com Hipertensos, Soropositivos, Diabéticos ou outro grupo de pessoas com patologias?
    Segue protesto que passarei adiante com afinco:

    "Em um momento de luta por igualdade,momento esse em que nós mulheres [desculpem me os homens gordos, mais nós as mulheres estamos lutando bem mais] estamos conseguindo um maior espaço na sociedade, além de enfim estarem reconhecendo a nossa beleza em diversos lugares.

    "A marca ARIEL me aparece com uma propaganda preconceituosa desta?
    Eu queria entender o que faz uma pessoa estudar anos para ser publicitário/marketeiros e criar uma coisa tão ridícula dessa?
    E uma marca comprar essa idéia?
    [se alguém puder me ajude sanar essas dúvidas]

    Eu como consumidora acharia bem mais interessante que a marca Ariel fizesse esse experimento em pessoas iguais se possível até gêmeos para a gente poder realmente perceber a eficiência dos produtos."
    Retirado de: http://belezasemtamanho.blogspot.com/2010/06/ridicularizar-o-gordo-e-rentavel-para.html

  • Lilith says:

    >Ridicula esta propaganda!
    Tô contigo!!!
    #BOICOTEARIEL

  • >Juliana Massarato,

    Propagandas não são feitas com hipertensos, soropositivos ou diabéticos simplismente porque não é VISÍVEL a diferença dessas pessoas com o resto da população. Já pessoas que tem obesidade podem ser facilmente distinguidas.

    Outra coisa: vocês estão reclamando tanto que estão sendo preconceituosos com os gordinhos e você manda um e-mail para a ARIEL falando sobre as MULHERES gordinhas??? Isso também é preconceito, baby!! E ainda por cima o comercial é feito com um HOMEM gordinho! Acho que eles também merecem o mérito, não?
    Da próxima vez, preste mais atenção no que você escreve, ok?

    Abs.

  • Adri Amorim says:

    >Gosto muito do Ariel justamente por não deixar o "pózinho" nas roupas, mas essa propaganda foi totalmente infeliz.
    Pq usar um saradão e um gordinho?
    Pq não não usar 2 saradões? O recado dado não seria exatamente o mesmo? Ou será que o resultado só funciona com gordinhos ou será que só os gordinhos podem "se dar mal"?
    Propaganda totalmente infeliz! Deveria ser retirada do ar imediatamente! Puro preconceito!
    se quer dar o recado, entãoque mostrasse apenas as roupas, como fazem as demais marcas de sabão em pó!
    Queria ver se fosse o saradão tomando banho com o sabão em pó o qual seria repercursão do comercial…

  • Anonymous says:

    >Muito infeliz esta propaganda. Pior é quem aprovou isso, já chega de comerciais assim, estamos ou não no futuro? Criatividade não deve ser colocada, tendo como base 'coisas' como estas.

    Fabi

  • Anonymous says:

    >Pior do que essa propaganda da Ariel, foi uma antiga propaganda do Bis (vamos combinar? quem come mais chocolate? pessoas magras que não tendência a ter uns kgs mais rsrs e gordinhos, né?) onde um gordo era tachado de ridiculo ao lado de outro bombado… entrando no mar… eu nao me lembro direito…
    agora me diz? quem foi o asno q criou essa propaganda? afinal a maioria dos consumidores de chocolate são os gordinhos, né gente?!

  • Anonymous says:

    >Humpff! WTF? Quatro dias já se passaram e nenhum pedido formal de desculpas por parte da empresa na mesma proporção. Se eles se acham inatingíveis por consumidoras indignadas esquecem que somos nós que sustentamos a empresa e pagamos os seus salários. O Titanic era considerado inatingível e afundou rapidinho…

  • Anonymous says:

    >Pq gordinhos/gordinhas colocam essa palavra no diminutivo? Acham que assim vão diminuir as gorduras?

  • >Por essas e outras Ariel vai estar sempre longe de listas de TOP of Mind. E é bem feito!

    Sabe qndo o humorísta tem que fazer graça ridicularizando o outro em vez de contar uma piada boa e realmente engraçada? Então, incompetência pura.

  • >Eu sou Homem e magro, e achei essa propaganda totalmente preconceituosa… infelizmente as pessoas sempre querem tirar vantagem sobre qualquer coisa, até mesmo nas características físicas dos outros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *