fbpx
17.04.14

Quer falar sobre o meu Corpo Gordo? Vai ficar falando sozinha…

 

Corpo Gordo

Não sei quantos posts ainda vai levar, mas eu continuo insistindo, o peso da das pessoas é problema delas.

Meu sonho desde pequena era ser invisível, isso significava ”magra”, porque na minha cabeça queria dizer que as pessoas deixariam de me atormentar com meu peso.

E há alguns anos comecei uma reeducação alimentar, tento descer uns quilos por saúde, mas depois de anos essa dieta é apenas visível para quem me vê todos os dias, como uma vizinha, uma senhora de idade.

Ela me encontrou no elevador e disse:

-Você emagreceu….mas também tem tempo para ir caminhar no parque.

Não sou nenhum anjo, meu tempo é igual ao de todos, meu relógio não tem 28 horas por dia. E qualquer um pode se dar um tempo se isso envolve a saúde. Mas eu não respondi, fingi que não escutei, deixei falando sozinha porque meses atrás encontrei a mesma vizinha no elevador e ela disse:

-Você é jovem, não pode se largar. Eu estou tentando uma dieta, de beber suco de laranja com berinjela, por que você não experimenta?

Então é assim, se estou gorda me manda beber suco, se eu emagreço um pouco diz que é porque ”tenho tempo para caminhar no parque” como se isso fosse tão simples e não envolvesse nenhum esforço. Mesmo caminhando tenho que reduzir minha alimentação e muitas vezes superar minha preguiça para depois de um dia cheio sair para caminhar um pouco.

A minha questão é a mesma há décadas, não quero conselhos nem elogios, quero apenas que me deixem em paz e entendam que meu peso não é do interesse de ninguém, não é fofoca de novela e se eu não me meto com a vida alheia também espero que façam a mesma coisa comigo.

Uma amiga me disse  ”é que gordos incomodam, porque são preguiçosos, por isso as pessoa se irritam com eles”.

Hoje eu dou risada dessa frase. Só os gordos são preguiçosos? O ser humano é, então as pessoas se irritam com os gordos à toa, porque  não é verdade que eles são preguiçosos, caso contrário o resto da humanidade seria um exemplo de disciplina e não é,  o número de pessoas que se drogam, bebem ou tem comportamento compulsivo supera o número de gordos no mundo, então achar que gordos são preguiçosos é uma visão distorcida.

Continuo sonhando em ser invisível, entrar no elevador sem que me dirijam a palavra me parece lucro. Meus dias de doçura se acabaram e minha tolerância não existe mais. Quem vier falar do meu peso vai ficar como minha vizinha, falando sozinha, porque as minhas orelhas se cansaram de tanta tortura, são anos escutando bobagens dos outros em relação a um assunto que não é da conta deles. Chega.

Iara
Iara De DuPont
http://sindromemm.blogspot.com.br/

4 Comentários // Deixe o seu!

  • Dayanna says:

    Nossa e quantas vezes eu já tive que ouvir: “nossa seu rosto é tão lindo, porque não emagrece?” “nossa porque saiu da academia? Tava ficando com o corpo tão bonito!” Não me esqueço também de uma certa aula na oitava série que uma turma tirou parar falar do meu sobrepeso, as risadas, e piadas e até a professora rindo, (e olha que eu hoje, sei que na época eu nem era considerada obesa, apenas acima do peso) não contendo as lágrimas eles perceberam e pararam, e o que foi feito por isso? NADA, fui para casa aos prantos, pensando que a culpa era todo minha, querendo sumir, e ficar “invisível” também, algum tempo depois percebi que eu era tão linda como qualquer outra mulher, e agora trabalhando e estudando na cidade vizinha, não sobra mais tempo para tentar academia nem reeducações alimentares por conta da minha ansiedade, mas nem por isso, namoro, sou feliz, assim, com meus 1,80 e 107kg. Sonhando com o dia em que as pessoas vão parar de julgar o meu peso, e procurar compreender o porque disso.

  • as pessoas, e, sinto dizer, na maioria das vezes, mulheres, têm a necessidade de se afirmar diminuindo o outro, especialmente em questões físicas. daí a vizinha te manda emagrecer pra se afirmar e menospreza seu emagrecimento pelo mesmo motivo [com inveja também, porque, se vc emagrece, ela talvez se torne a ‘mais gorda].

    entre meus amigos, nunca vi NINGUÉM falar sobre peso de outro se não fosse por preocupação genuína e isso acho válido. às vezes a pessoa quer tentar algo, mas não tem motivação, daí um amigo te dá um empurrão, ou então conversa sobre e te ajuda a acertar as ideias. porém, quão invasivo é uma pessoa que nem te conhece vir falar sobre o que você deve ou não fazer?

    não acho aconselhável generalizar, mas entendo bem o que você diz. tenho uma amiga meeeeega magra, muito mesmo, e ela sofre igual, pessoas estranhas falam com ela insinuando que ela é doente, mas jamais com intenções positivas, é algo mais puxado pra inveja. muito doentio. e, de novo, infelizmente tende a ser mulher criticando mulher, o que é triste.

    e, por fim, e você já disse isso várias vezes aqui no blog, gordo é discriminado porque as pessoas não entendem como alguém pode ser feliz e se aceitar sendo ‘feio’ – gordura é, hoje, sinônimo de feio. fora que acham que todo gordo é doente. de novo, especialmente as mulheres.

    enfim, estou divagando… mas fiquei aflita constatando o tanto que as pessoas podem ser invasivas e, na maioria das vezes, para o mal.

  • Realmente, é terrível essa mania de se intrometer na vida alheia, eu não faço isso com os outros e sempre espero que não façam comigo, mas quando as pessoas não seguem o mesmo preceito que eu sigo, eu sempre ando com papéis promocionais ou qualquer encarte e entrego para a pessoa intrometida, e se mesmo assim ela quiser falar algo, eu arremato falando, que pessoas que estão ocupadas não tem tempo para ficar falando da vida alheia. 😉

    Tem muitas que não se tocam, mas é meu modo de dizer: “Eu não vou na sua casa dizer se sua dieta/decoração/roupa/higiene pessoal tem que mudar, assim como eu não a convidei para fazer tal comentário sobre mim”.

    Nunca tive problemas com pessoas próximas, pq com exceção de alguns deles, eu realmente respeito a opinião. Mas daqueles que mal me conhecem, eu não dou nem abertura para falar, ‘fecho a cara’ e olho para o teto. E se ainda não entenderem, é ignorar, ainda é a arte que mais irrita o intrometido é ser ignorado. 😉

  • Denise says:

    Tenho sobrepeso e Tireoidite de Hashimoto. Descobri a doença a pouco mais de três anos. Faço controle, tomo o hormônio para a reposição da tireoide, me alimento de três em três horas conforme orientação médica, faço caminhada. Não consigo emagrecer, mas também não engordo mais, venho mantendo o peso. Sou casada a 19 anos. No inicio do meu casamento pesava apenas 45kg, hoje estou com 60Kg, mas isso nunca foi motivo para não me sentir valorizada e amada pelo meu marido. me amo e aceito do jeito que sou, e se quiserem ficar comigo, devem me aceitar como sou. Nem melhor e nem pior que ninguém, apenas uma mulher que ama e que é muito amada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *