19.10.12

"Projeto Verão"

Por Cezar Vicente Jr. e Ana Carolina Costa,
nutricionistas para o Genta.

O “Projeto Verão” (ou “Projeto Verão Sem Canga”) é um termo frequentemente utilizado na mídia e também por muitas pessoas, especialmente na internet. Ele se refere a uma série de práticas para modificação do peso e do corpo com o objetivo de alcançar um “corpo perfeito” para o verão – época onde os brasileiros costumam ir mais à praia e, logo, expõem mais seus corpos.

Existem muitas edições desta “campanha”, e geralmente ela é anual. Começamos a ouvir com mais frequência este termo logo no final do inverno e início da primavera. Com isso, observamos também um aumento na procura por academias de ginásticas, por dietas, por suplementos / alimentos / fórmulas emagrecedoras e até mesmo por profissionais tidos como emagrecedores ou modeladores de corpos. Infelizmente, os nutricionistas fazem parte deste ultimo grupo no imaginário popular (que não é tão imaginário assim…).
Para fugir desse clichê, resolvemos lançar uma versão alternativa:
“Projeto Verão Sem Neuras”.
O “Projeto Verão Sem Neuras” também é uma campanha para o verão, só que com algumas diferenças. Esse projeto tem por objetivo deixar o seu verão mais divertido e mais cool!
A única regra é deixar de lado todos aqueles papos e regras chatos do que não comer para engordar, ou o que comer para ganhar mais massa muscular, ou que produto usar pra ficar mais definido/a, ou qual exercício funciona mais…
Criamos 10 dicas do “Projeto Verão Sem Neuras” (PVSN). Cada uma destas dicas foi inspirada em uma dica do Projeto Verão (PV), por isso resolvemos colocá-las logo abaixo para que possamos ver a diferença:

1) PV: “Planeje agora mesmo sua rotina de exercícios e dieta rumo ao emagrecimento para curtir o verão.”

PVSN: Planeje agora mesmo aquela viagem que você tanto quer! Afinal deixar para última hora pode fazer com que a viagem saia bem mais cara. Trace um roteiro em que possa aproveitar ao máximo o lugar de acordo com o que você mais gosta, seja aventura, sofisticação, cultura, praias… Com essas dicas você irá curtir o verão de verdade.

2) PV: “Para vencer a guerra contra os quilinhos extras, vale investir nos iogurtes probióticos. Eles aumentam o nível de bactérias amigas no intestino, reduzindo o risco de obesidade.”

PVSN: Para vencer a guerra contra o tédio, vale investir em passeios diferentes a céu aberto no fim de semana. Eles aumentam o nível de amigos em sua vida e reduzem o risco de infelicidade!

3) PV: “Sem dor, sem recompensa (No pain, No gain).”

PVSN: A nossa vida já tem sofrimentos demais que nós não escolhemos, então pra quê escolher sofrer ainda mais? Você pode escolher ter um verão bacana! Chame aquela turma de amigos pra fazer um passeio divertido juntos, por exemplo, andar com aquelas bicicletas duplas, triplas ou quádruplas. Aí podemos criar uma nova frase: “com amigos, com sorrisos“.

4) PV: “Se você estiver definindo seus músculos vai poder tirar a camisa com orgulho.”

PVSN: Se você já tiver definido suas músicas para colocar no seu MP3 ou IPod, vai poder escutar e dançar aquelas músicas que não se ouvem mais nas rádios, com o orgulho de relembrar boas sensações que elas te trazem.

5) PV: “Queime todas as calorias que comeu no almoço na aula de academia de hoje. Não deixe para amanhã.”

PVSN: Queime todas aquelas revistas de dieta, exercícios e suplementos que você comprou pra ler e ficar neurótica(o) com o corpo e com a comida hoje, amanhã, depois e o verão inteiro. Se preocupe em queimar neuras, pois seu corpo está habilitado para lidar com as calorias, mas não com neuras. Então faça sua parte, não deixe para amanhã.

6) PV: “Se esforce bastante pra dar adeus àquela pança e conseguir a tão sonhada barriga chapada.”

PVSN: Se esforce bastante pra dar adeus àquelas pessoas chatas que só sabem ficar falando sobre peso, corpo, dieta, músculos, exercícios, shakes, fórmulas e suplementos. Um bom jeito é conseguir uma viagem legal pra conhecer alguma das chapadas do Brasil (Diamantina, dos Guimarães, dos Veadeiros…).

7) PV: “Substitua o seu jantar por aquele shake que vai fazer você diminuir 5kg em 1 mês.”

PVSN: Substitua seu shake por skate, patins ou bicicleta. Eles certamente vão tornar seus passeios 5 vezes mais divertidos em apenas em 1 mês, ou até menos.

8 ) PV: “Se exagerar na comida no final de semana, intensifique a rotina de exercícios e corra atrás do prejuízo.”

PVSN: Se exagerar na praia a ponto de enjoar, intensifique a procura por outras opções de passeios para o verão. Só não vale deixar a época passar ou cair na rotina. O importante é não ficar no prejuízo, sem tem aproveitado.

9) PV: “Em nome do emagrecimento, se você for chamada(o) para comer uma pizza, opte por sabores leves. Mas lembre-se: coma só dois pedaços!”

PVSN: Em nome e respeito à você, se for chamado para comer pizza vá e opte pelos sabores que combinam mais com você e com o momento, e lembre-se, nenhuma revista, dieta ou programa de TV pode dizer o quanto você deve comer.

10) PV: “Valorize suas conquistas: comemore cada quilo perdido!”

PVSN: Valorize o que te faz bem! Não perca da memória todos os momentos bons que você passou no verão. Fotografe e registre os melhores momentos. Guarde com muito carinho!

Entenda: você precisa de um verão perfeito e não de um corpo perfeito.
Acredite: ter o corpo perfeito não é garantia de felicidade nem no verão, nem na primavera, nem no inverno, e nem no outono.
Divulgue essa idéia: #ProjetoVerãoSemNeuras!
*Nota: Se nunca ouviu falar ou ainda tem dúvidas sobre a popularidade do “Projeto Verão”, entre, por exemplo, no Twitter (www.twitter.com) e pesquise por #ProjetoVerão ou #ProjetoVerão2012. Tenho certeza que os resultados irão surpreender muitos de vocês.

Acompanho faz quase um ano o trabalho da Ana Carolina, e achei ótima e incrível terem adaptado o famoso, quase sempre frustrante e angustiante “Projeto Verão”.
Esse texto é grande, mas vale muitooo a leitura e a reflexão.
Eu achei oa cara do @LoveYourBodyBR mas acredito que mais gente precisa ler, optei por postar aqui  que o alcance é maior.
Quem anima a iniciar hoje mesmo o #ProjetoVerãoSemNeuras?

Update: Postei esse texto originalmente em novembro de 2.011, mas mediantes ao comercial da Marisa resolvi respostar, vamos todos iniciar um #ProjetoVerãoSemNeuras?

17 Comentários // Deixe o seu!

  • Gostei muito Kalli.
    Na maioria das vezes as pessoas focam no físico, e esquecem que a felicidade a gente pode encontrar em coisas bem mais simples e prazerosas. Afinal, o que importa é a gente se sentir bem. Seja vestindo 38 ou 46

    • Kalli Fonseca says:

      Verinha,

      Sem dúvida o manequim não define e nem pode definir a felicidade de ninguém.
      O prazer e a felicidade vai muito além disso.

      Bjmmm

  • Projeto Verão:
    Comprar biquínis e maios lindos nro 50 para me sentir poderosa e abalar na praia e piscina.
    Aprender receitas novas de Drinques.
    Não comprar mais na Marisa, pelo menos até retratação.
    Atualizar a biblioteca.
    Curtir muito minha filhote e marido.

    • Kalli Fonseca says:

      Clarissa,

      Seu verão vai ser fantástico pelo visto 🙂
      E olha acho que a Marisa não vai se retratar :/ mas temos outras lojas e vamos sambar na cara de marca preconceituosa para sempre 😀

      Bjmmm

  • Eu iniciei já… o projeto Lia sem neuras…. depois conto os resultados…
    Bjo imenso!!!!

    • Kalli Fonseca says:

      Uhuuu se vc já é diva antes de iniciar o projeto, certeza que vai ficar ainda mais agora vivendo o Lia sem Neuras.

      Beijosss

  • Com certeza, seguindo esses passos, nós temos muito mais chances reais de chegar ao objetivo que é conquistar o corpo dos seus sonhos. parabéns pela matéria!

    • Kalli Fonseca says:

      Laura,

      Obrigada, os autores são mesmo fantásticos e entendem do que estão falando por isso o texto se torna tão util.

      Bjmmm

  • adoreiii!
    será que posso publicar as regras lá no meu blog Violoncela?

    beijão!

  • Show!!!

  • Poxa vida o texto é sensacional… e o q as lojas Marisa fizeram foi um grande tiro no pé. Espero de coração que eles se retratem.

  • Vintage says:

    Ta certo, vcs beldades de tamanho maior tem que usar biquini ou maio, mas tem que ir a praia, piscina, tudo isso tbm

  • Débora Avelina Felipe says:

    Olha, adorei o texto…

    E mais, preciso dizer que a perca de peso deve obrigatoriamente estar relacionada à questão de vida saudável. Se o peso estiver sobrecarregando a coluna, articulações, ou vc tá com o colesterol ou diabetes nas alturas além da pressão muito alta, ok, tente emagrecer. Se for saudável, se tiver feliz, se puder fazer tudo o que deseja, ou a maioria por que nem as/os magrelas/os não conseguem fazer tudo o que querem, se ame, se abrace, se goste e vá curtir. Isso é que é vida!

    Beijo a todos, pessoal!

  • Débora Avelina Felipe says:

    Também quero postar o texto no meu face, tudo bem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *