Na quinta 13/09 a cidade de Nova York aprovou a primeira proibição dos Estados Unidos aos refrigerantes de tamanho grande.
Se trata da mais recente e polêmica medida para combater a obesidade e suas complicações letais em um país que está mais gordo do que nunca. A lei entra em vigor em março de 2.013, mas os americanos tem se organizado para não deixar isso acontecer.
Os opositores, que acreditam que a medida fere a liberdade pessoal e chamaram o prefeito Michael Bloomberg de “babá”, prometeram continuar com a oposição, possivelmente entrando na Justiça para barrar ou derrubar a medida antes que ela entre em vigor, em março de 2013.
“É triste que o conselho queira limitar nossas escolhas. Somos inteligentes o bastante para tomar nossas decisões sobre o que comer e beber”, disse em um comunicado Liz Berman, comerciante e presidente da organização New Yorkers for Beverage Choices.
A medida restringe a venda de refrigerantes maiores de 16onças [470ml +ou-] em locais públicos, com exceção de mercados e lojas de conveniências. Essa medida não atinge aos refrigerantes Diets, o combate é aos quilos adquiridos com o açúcar do refrigerante tradicional.
Vi sobre essa notícia aqui.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa medida “arbitrária” , eu não passo um dia sequer sem tomar refrigerantes embora eu só tome os com adoçantes me sentiria muito mal em saber de uma medida dessa por aqui.
Além disso eu realmente não acredito que isso possa de fato controlar o peso das pessoas. [Afinal de contas em casa eles vão continuar tomando o de costume por poder comprar em mercados, e ainda podem comprar 2 refrigerantes ao invés de somente um.]
Qual a relação de vocês com refrigerantes? Tomam os Diets/Zero e Light?