Candidatas a um cargo de professora da rede estadual paulista afirmam que foram impedidas de assumir o trabalho por serem obesas, informa a reportagem de Talita Bedinellipublicada na edição desta quarta-feira da Folha (íntegradisponível para assinantes do jornal e do UOL).
Cinco docentes de três cidades diferentes da Grande SP disseram à Folha que seus exames clínicos não tinham alteração e, mesmo assim, foram consideradas “inaptas” pelo Departamento de Perícias Médicas de SP.
Paula Giolito/Folhapress |
Lidia prestou concurso para professores e, apesar de ter boa qualificacao, não foi considerada apta por estar obesa |
Elas foram aprovadas em uma prova, participaram de um curso de formação e passaram em uma segunda prova. No começo deste ano, foram submetidas à perícia.
Na semana passada, ouviram dos diretores de escolas onde dariam aula que foram reprovadas no exame.
Elas afirmam que ainda não tiveram acesso ao laudo e que não foram informadas oficialmente do motivo da reprovação. Entraram com recurso e com um pedido de vistas do resultado.
Duas dizem que ouviram dos médicos, no dia da consulta, que provavelmente não seriam aprovadas pela perícia em razão do peso.
OUTRO LADO
A Secretaria de Gestão Pública, que responde pelo Departamento de Perícias Médicas de São Paulo, disse que o estatuto dos funcionários públicos determina que um dos requisitos para o ingresso no serviço público é que o candidato goze de boa saúde, “comprovada em inspeção realizada em órgão médico oficial, no Estado de SP”.
O órgão não respondeu, entretanto, se a obesidade foi o fator que tornou inaptas para o cargo as cinco professoras citadas pela Folha, por motivos de “sigilo médico”.
Retirada daqui após indicação da Sonia nos comentários de outro post.
O Que eu penso disso? Um baita absurdo serem vetados por nao pesarem o que a sociedade hipócrita impõem mais o que mais me admira que 5[duvido que sejam só 5 prejudicadas] tiveram coragem de falar sabe quantas pessoas passam por isso e se calam?
Enquanto os obesos não brigarem por o que é seu a sociedade vai continuar querendo nos tirar nossas oportunidades.
Vamos nos impor e quando coisas assim ocorrer a mídia tem que veicular assim ao menos constrangemos também quem nos constrange.
Preconceito é Crime, a gente deve e merece respeito não se esqueçam disso jamais.