O que é “gordice”? Antes de explicar a problemática do termo, a gente tem que entender o significado dele e porque ele é usado.
Bom, “gordice”, segundo o dicionário informal, significa ” o “ato do gordo”, para fazer gordice, não é necessário ser gordo de fato, apenas pensar como um: agir com ansiedade, gula, ser repetitivo… e outras formas de se comportar de forma escrota e incômoda, ou seja, é atribuir a característica física de uma pessoa gorda, que não é só sua gordura, às características psicológicas e comportamentais (mesmo de pessoas que não tem o mesmo tipo físico!!), colocando-a em um pacote de ações genéricas que não necessariamente demonstram sua totalidade.
Em resumo: desumanização.
Usa-se esse termo, geralmente, para associar à comida. “vou fazer uma gordice”, disse a menina magra que comeu um sanduíche bem suculento ao invés de aspargos no almoço.
Qual a problemática desse uso?
Bom, se mesmo com o significado acima, ainda não deu para entender qual o problema de falar gordice, é bem simples: você está atribuindo atitudes incômodas, generalizando um ser humano por causa de uma de suas características físicas. Resumindo, você está desumanizando uma pessoa, tornando-a uma coisa, um ser que, devido aquela característica, só faz o que lhe foi preconceituosamente determinado e que seria esperado dele.
Fez-se isso com negros, ao adotar a ideia de que todo negro é ladrão.
Fez-se isso com homossexuais, ao adotar a ideia de que todo homossexual é afeminado, ou é doente, ou transtornado.
Fez-se isso com mulheres, ao aplicar-lhe a ideia de que toda mulher é sentimental, submissa, louca, ou só tem seu corpo como atributo.
Você desestrutura uma pessoa, transformando-na apenas em um adjetivo: gorda. E então, afirma toda sua identidade, vivência e personalidade nesse adjetivo, reforçando estereótipos e violência, transformando o gordo em algo negativo e que deve ser punido e culpabilizado.
“Mas esse termo não é só usado pra pessoas gordas”, não, não é. Mas continua atribuindo uma característica do corpo gordo – que é o próprio fato dele ser gordo – como algo negativo, nojento, indisciplinado, preguiçoso e inútil. E é isso que faz com que as pessoas que possuem esse tal corpo tenham essas atitudes atribuídas e se sintam mal.
“Ah, mas eu só uso esse termo pra falar de comidas”, continua sendo preconceituoso. Não é apenas a comida que vai fazer seu corpo se tornar gordo, existem outros fatores que podem fazer uma pessoa engordar: biotipo, problemas hormonais, sedentarismo, depressão, gravidez, invalidez etc. Quando você associa gordo a comida, além de você fazer um uso generalizante de um grupo de pessoas que já é marginalizado, você desconsidera o fato de que muitas pessoas gordas podem ter, inclusive, distúrbios alimentares e que isso pode ser extremamente ofensivo.
Mesmo gordas, algumas pessoas convivem com transtornos alimentares (bulimia e anorexia) e essas associações só fazem esses problemas piorarem (e não só pra pessoas gordas, pessoas magras bulímicas e anoréxicas veem esse termo e associam que vão engordar ao comer e decidem não fazê-lo mais por um transtorno psicológico). ou seja, você está contribuindo para que várias pessoas que possuem Transtornos Alimentares e depressão fiquem ainda piores, só fazer uma piada. Isso realmente vale a pena?
Então eu devo parar de falar imediatamente e fazer com que as pessoas ao meu redor parem também? Sei lá, tipo: se você prefere continuar fazendo outras pessoas se sentirem mal, pode continuar. Você que decide!
Sou magra e posso avisar as pessoas do meu facebook ou espaço social que gordice é um termo horrível? Sim, por favor!
Texto por Cater Pillar
* Frequentemente teremos aqui termos problematizados, dicas são bem aceitas. <3