fbpx
15.12.13

Sem respeito não tem diálogo

PETAEsse mês saiu uma campanha da PETA, uma ONG direcionada a denunciar os maus tratos que os animais sofrem em laboratórios, circos, zoológicos e fazendas. Pelo tamanho e alcance da ONG eles têm as melhores equipes de publicidade trabalhando, mas elas são compostas de pessoas, ou seja, seres que falham e podem cometer erros terríveis, como esse último de fazer uma propaganda comparando uma mulher a uma baleia, no outdoor está escrito: `Salve as baleias, perca a banha, seja vegetariano ´. Questão velha, a academia Runner fez a mesma coisa, em um algum momento comparou mulheres gordas a baleias e magras a sereias.

Não sei a origem da comparação, mas sempre escutei desde criança isso, que eu era gorda como uma baleia.

Muita gente ficou indignada e se perguntando como era possível uma ONG de direitos dos animais ofender as mulheres gordas?

Imagino que existem milhões de teorias que poderiam explicar, eu só tenho uma, é um velho mito e uma  frase que circula pela vida `só é gordo quem quer ´, sendo assim as pessoas acreditam que podem detonar todo mundo que está acima do peso.

Neste mundo fica claro a importância da lei do esforço, para o resto do mundo gordos não se esforçam, são fracos e sem força de vontade. Sendo assim qual o problema de fazer piadas com o peso deles?

Parece existir uma divisão bem clara no mundo e na propaganda , magros e malhados são pessoas de confiança, exemplo de determinação e disciplina, gordos são o contrário, são molengas e preguiçosos, por isso as pessoas se sentem livres para tirar sarro.

Eu tenho mais de trinta anos e posso garantir, nunca me perguntaram sobre minha saúde antes de me indicar uma dieta ou tratamento, nem se ofereceram para pagar meus exames, todos que se aproximaram de mim já chegaram com essa certeza, eu era gorda porque tinha me  `largado ´.

Nessa linha de pensamento os publicitários se sentem livres para detonar os gordos, finalmente eles estão assim porque querem, caso mudassem de ideia seriam magros.

Conheço a seriedade do trabalho da PETA e lamento esse erro tão grotesco, ofensivo e absurdo, eles mostraram ignorância e foram  infelizes e isso não tem perdão,  mas lamento mais ainda saber que a ideia que eles tiveram é comum na cabeça das pessoas, gordos podem ser ridicularizados porque eles se `largaram ´.

Não adianta defender uma causa agredindo a quem não tem nada a ver com isso, a PETA escorregou e esqueceu que respeito é uma coisa que todos merecem, desde os animais até os seres humanos. Sem respeito não tem diálogo, não importa que tão nobre seja a causa.

 

Iara
Iara De DuPont
http://sindromemm.blogspot.com.br/

2 Comentários // Deixe o seu!

  • O preconceito é sempre o mesmo, só muda de posição. O que as pessoas precisam aprender é respeitar independente da causa ser a sua ou não. O que se vê é muita gente defendendo algo e sentindo livre para desmerecer os outros. Triste, muito triste.

    • Kalli Fonseca says:

      Concordo e é assustador ver pessoas que buscam um mundo melhor, agindo de forma preconceituosa. :/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *