26.10.17

Peso Bruto – Corpo Gordo em Movimento

Já mostrei aqui no blog algumas gordas dançarinas que arrasam muito, mas isso é aquela pauta que eu não canso de mostrar. Eu acho muito maravilhoso ver o corpo gordo em movimento, vejo de forma muito positiva quando mulheres gordas conseguem destaque com a dança.
Hoje quero apresentar para vocês um pouquinho sobre a Jussara Belchior e seu espetáculo Peso Bruto, soube sobre o espetáculo através do Estadão e fiquei apaixonada, já fui em busca de achar mais sobre seu trabalho.

Jussara é dançarina da Cena 11 (renomada companhia de dança do Brasil), mesmo possuindo medidas incomuns  (100 kgs e 1,55 de altura) para o mundo da dança.


Depois de anos de trabalho com a companhia, Jussara se desafiou a criar um solo para discutir a sua própria condição de bailarina gorda. Para ela, dançar está sempre associado a habitar um lugar onde os gordos não são permitidos: a cena. A questão do corpo gordo na dança é parte constitutiva da sua trajetória: “Eu sempre fui gorda, isso fez parte da minha prática, porque, claro, fez parte da minha vida”. Peso Bruto surge da urgência em dar ênfase a essa preocupação, que é política, mas, sobretudo, artística.


“Vontade de desistir ou de fazer outra coisa, por causa do meu corpo, eu não tive”, conta Jussara, que enfatiza que outra profissão nunca foi uma opção. Começou a dançar aos seis anos, e nunca mais parou. Aos 22 anos, se tornou profissional. Por ter começado no balé e no jazz, e participar de festivais competitivos em São Paulo, a necessidade de emagrecer para continuar a dançar foi uma constante durante a sua vida. “Na verdade, eu dancei como uma pessoa magra quase a minha vida inteira, principalmente pelo tipo de técnica que eu praticava. Tinham exercícios e ideários imagéticos pensados para outros tipos de corpos, sobretudo pelo modo como o peso ficava aparente na movimentação. De certa forma, eu quase não conseguia pensar de outra maneira. Eu estava, ali, fazendo como os magros sendo gorda”.

Busquei no youtube sobre o PESO BRUTO e encontrei um teaser bem maravilhoso, apertem o play. *_*

Jussara Belchior mostra através da sua arte o controle sobre o próprio corpo, controle esse que nós gordos somos sempre julgados por não ter.

Eu desejo muito que este espetáculo rode por muitas outras cidades do país, mostrando que podemos ser/fazer tudo o que quisermos.

Quem for ou estiver em de SP  e puder não deixem de comparecer, nós precisamos ser público em projetos maravilhosos como este.

 

Serviço: PESO BRUTO – Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, telefone: 2168-1776.
6ª e sáb às 20h/dom às 19h.
Grátis. Até 29/10.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *