De um lado, a supertopmodel Kate Moss, 35 anos, 1m70cm, 49 quilos, do outro, a atriz iniciante Rafaela Ferreira, 20 anos,1m65cm, 75 quilos. O que ambas têm a ver? Na última edição de Zero Hora dominical, Kate e Rafaela estiveram em páginas distintas e com enfoques acerca da questão estética.
Sinceramente, sentir-se magra é um conceito bem relativo.
Por outro lado, incomoda a maneira como a gordura é tratada com coitadismo frenético. Na matéria da garota atriz, a introdução já resume o que se encontra no conteúdo da entrevista: “Faceira: Ela não tem problema com a balança nem em arranjar namorado’’. Caso Rafaela tivesse dito que se sentir gorda é um dos lemas de sua vida, talvez fosse mal interpretada e ouviria críticas de especialistas que a alertariam sobre os riscos de desencadear diabetes, problemas cardíacos e até infertilidade. Não, ela apelou para o lado amoroso para cativar afetos. O fato de não entrar numa calça 38 não a impede de arranjar um namorado. Ok, mas qual a mensagem que recebemos disso tudo? Estamos tentando sobreviver ao ataque das celebridades instantâneas, ao tratamento de imagem generalizado de revistas a páginas do Orkut, à massificação das pernas, peitos e bundas, aos anúncios desenfreados de chás, ervas, máquinas e terapias de clínicas garantindo menos centimetragem, menos estrias e menos celulite, como se tudo fosse natural. E quando Kate Moss diz que se sente bem sendo magra é alvo de todos os impropérios?
Hoje, para ser magra naturalmente é preciso ter um arsenal de desculpas. Ninguém aceita um magro por natureza. Todos são vítimas de anorexia. Porque somos perversos na maneira de alcançar a magreza desejada. É preciso ter sacrifício, esforço, gasto financeiro para se gabar aos conhecidos a cada elogio por quilo perdido.
A indústria precisa de corpos perfeitos, como se o Photoshop não resolvesse. E as garotas que não se encaixam nos padrões precisam acreditar que conseguirão um bom par, mesmo sabendo que só isso não as tornará felizes. E depois de tudo, me dou conta de que sou mais alta que a Kate Moss e peso menos que a Rafaela. Sou um pouco das duas numa só balança.