fbpx
25.09.12

[“Oba! Moda!”] E vejo flores em você…

Antes de mais nada, um pouquinho de história: a estampa floral surgiu no século XIV, nas regiões de Gênova e Florença, Itália. No século XVIII surgiram desenhos da flora exótica, eram flores enormes, mas logo no final do mesmo século, as pessoas voltaram a dar preferência por flores simples. Durante o séc. XIX, as padronagens continuaram a ser populares, mas alguns florais em algodão acetinado desenvolveram-se durante o período Art Déco (1925-1939). No Brasil, em 1826 em Andaraí Pequeno é estabelecida uma estamparia a qual usando algodão importado da Índia, produzia estampas em chita, e hoje representa o tecido brasileiro, com muitas flores e estampas alegres.

Mas estamos no século XXI e, com a chegada do verão, a moda de estampas florais promete fazer a cabeça da mulherada. Coloridas e muito delicadas, as flores são as mais variadas e estão entre as favoritas dos estilistas. Em coleções internacionais foram vistos flores, em look total, mais clássicos ou mais estilizados. Também aplicações e relevos – o atualíssimo 3D – como se fossem flores verdadeiras coladas às peças de roupa. Grifes como Louis Vuitton, Chanel e Blumarine apostaram na idéia.
O melhor de tudo, gente: pode ser maxi ou mini floral, e esse tipo de estampa é pra ser usado no dia-a-dia! Somos afortunadas em viver num país tropical, então podemos usar e abusar de blusas, shorts, vestidos, saias, lingeries, moda fitness e moda praia ilustradas e bem coloridas. Vestidos de festa estampados em tecidos finos também estão sendo super aceitos e já vale como o “algo a mais” para uma ocasião mais glamourosa. A tecnologia de hoje permite que até sandálias e acessórios como bolsas e cintos sejam estampados, vamos aproveitar!

 

Mas, bom senso na hora de compor o look é sempre válido. Sempre alterne a parte de baixo ou a de cima com peças lisas ou listradas, caso faça composê com a padronagem sugerida. Também é legal utilizar sapatos e bolsas mais simples, principalmente no caso de uma peça florida muito chamativa.

Para nós, plus size, sugiro produções com ares românticos e delicados. Podendo ser em cores fortes (pink, laranja, preto) ou adocicadas (tons pastéis), já foi o tempo que mulheres acima do peso não poderiam fazer uso de estampas, pois – dizia a lenda – que aumenta o volume do corpitcho. Tsc, tsc… bobagens, amiga. Tudo depende da modelagem. Acho uma graça, poético e jovem, além de valorizar a silhueta. Afinal, somos a favor de vestir tudo que for bonito, que faça nos sentir bem e reluzindo de alegria. E ponto final!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acima, algumas fotos de vestidos estampados plus size que desenvolvi para Curve a Porter – grife de São Paulo.

Vocês gostam de usar essa tendência?

 

Bjo, bjim, bjão.

 

 

 

Anne Lee é estilista, apaixonada por estilos urbanos e tendências de moda, colunista aqui na sessão ‘Oba! Moda!’ e direciona o mundo fashion à todas as belezas sem tamanho.

 

 

7 Comentários // Deixe o seu!

  • FERNANDA says:

    ADOREI O POST FANTÁSTICO JUNTOU DUAS COISAS QUE AMO VESTIDOS COM ESTAMPAS MAIS DELICADAS AMEI!!

  • Através de Maria Teresa Marçal é que estamos por aqui, vi, li e gostei , agora com mais essa referencia dela iremos sempre estar na área.
    Abraço

  • A-M-O vestidos floridos! Mesmo quando não era moda, usava os meus de temporadas passadas. Os croquis são lindos, e os vestidos das fotos são maravilhosos! Gostaria especialmente dos dois primeiros para o verão. Me sentiria uma DEUSA! huahauhuahuauah

    • Anne Lee says:

      Deise,obrigada pelas palavras!! Vestidos floridos sempre vão estar em alta, é quase que uma regra da estação.
      Se quiser conhecer mais modelos da coleção Curve a Porter, clique aqui http://www.facebook.com/media/set/?set=a.3473160341185.146750.1036446649&type=3 e´o álbum da coleção toda, tem lisos, listrados, floridos, poás, animal print… pra todos os gostos, ok!! Estão à venda, entre em contato com a Marcela Liz, ela poderá te dar maiores informações pra vc se sentir uma DEUSA! Bjos, linda!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *