fbpx
14.02.14

O lado sombrio da Obesidade

Gordinha Nua

Eu estava em um teste quando entrou uma atriz cheinha, extremamente bonita. Quando ela foi embora não precisei ser um mosquito para escutar o que diziam dela, a pergunta no ar era – Se é tão linda, por que não emagrece?

Já respondi essa pergunta tantas vezes sobre mim que cansei, mas resolvi fazer uma lista para explicar às pessoas. A primeira coisa a dizer é que não existe gordo no mundo que não tenha noção de que está gordo, todos sabem. E a obesidade é o que podemos ver em um corpo, mas não sabemos o que existe por detrás, sendo assim não se metam na vida alheia, não digam nada a um gordo sobre dietas e emagrecimento.

Durante uma época frequentei os Vigilantes do Peso e no meu grupo tinha uma psicóloga que fazia um trabalho de mestrado e nos pediu ajuda, erámos um grupo de oito mulheres, depois das reuniões nos Vigilantes íamos para a casa dela que era do lado e conversávamos sobre o peso durante uma hora.

Até esse ponto eu era igual a milhões de pessoas, achava que as pessoas só ficavam gordas porque comiam muito e eram sedentárias, mas nesse grupo conheci casos de pessoas que tinham problemas muito sérios de saúde, compulsão por comida e medo de serem magras, já que em algum momento de sua vida tinham sido vítimas de algum tipo de abuso sexual. É muito comum que isso aconteça e o corpo se protege,  mas isso não é mencionado pela mídia, só dizem que gordas são gordas porque comem muito, ninguém diz que pode ser fruto de um trauma e um maneira de se proteger.

Uma guru americana, Louise Hay no seu livro ”Você pode curar sua vida ” levantou a hipótese de que gordura em excesso era uma maneira de pessoas sensíveis se protegerem.

Depois que li sobre o assunto me vi obrigada a pensar no meu caso e na minha dificuldade em emagrecer e cheguei a conclusão que pelo fato de ter crescido em um ambiente violento  muitos medos ficaram em mim e a gordura me dava a sensação de proteção, durante anos escutei que  ”mulheres atraentes eram sempre estupradas”, então conhecendo o mundo e sabendo que as pessoas não viam  gordas como mulheres atraentes  engordei para me proteger.

Tive que lidar e ainda lido com muitos fantasmas, por isso sou cada vez mais intolerante quando vejo alguém criticar uma pessoa gorda, eu fico pensando que essa pessoa que detonou não sabe nada da outra, não sabe nada dos motivos alheios.

E não digo que toda a gordinha tenha um trauma, não é isso, é apenas que cada uma é cheinha por razões que conhece e não são da alçada de ninguém, mesmo que seja apenas genética, isso não importa as outros.

Ninguém sabe o que está atrás do peso dos outros, então não digam nada. Na ignorância e no preconceito é melhor ficar quieto,  cada um sabe dos seus motivos e suas razões para ser como é, e respeitar o outro é a única coisa decente para fazer neste mundo. Na dor alheia não se mexe.

Iara
Iara De DuPont
http://sindromemm.blogspot.com.br/

9 Comentários // Deixe o seu!

  • Adorei o texto!
    Eu sempre digo isso para as pessoas, ninguém sabe da vida do outro, dos motivos, algumas pessoas tem problemas de saúde sérios e se sentem humilhadas por pessoas que nem sabem quem ela é.
    As pessoas precisam tomar cuidado com o que falar, porque um tapa dói, mas a dor passa. Uma palavra, dóis, remói e nunca sai da lembrança, você pode até superar, mas sempre vai se lembrar do que ouviu.

  • Sabe, as vezes quando penso sobre esse assunto fico me perguntando… qual o meu trauma?
    Sinceramente? Ainda não sei… só sei que sinto falta de ser cuidada…minha psicologa diz que esse é o meu trauma… eu?ãi tenhi certesa.
    Mas realmente é muito ruim ser rotulada de preguiçosa, quando você faz um esforço enorme paara mudar e perder peso…
    Adorei seu cantinho e estou te seguindo.
    xoxoxo

  • E, nem todos gordinho e a sim ,mas tem muito a. Ver eu sou gordinha por opção

  • Maria Cristina da Silva says:

    Eu gostei muito do texto,eu convivo muito com essa situação tento viver mais tem hora que fica dificíl principalmente quando o comentario vem de parentes ai fica pior ainda pois não sou muito de ficar comentando fíco calada remuendo,os piores são aqueles que te humilha que te deixa bem la embaixo, são esses que eu ouvia por ser cheinha

  • Olá. Belo texto. Gostaria de saber mais sobre a imagem que ilustra o post. Trata-se de uma pintura ou foto tratada? Saberia dizer o nome do autor?

    Obrigado e Parabéns!

  • Olá:
    Em primeiro lugar parabenizo por essa foto linda dessa Modelo!
    Que bom esse artigo que li acima: Bem já fui descriminado e zombado tab. por eu ter 1:82 e ser magrelo Há naos atrás, tá vendo ???….Então ,que que esta Sociedade que para todos se igualhem nos seu padrões de estética Corporais, que ditam como perfeito p/ ser bem aceitos como estar bem? e eles dizem o que querem impõem o que não querem e as pessoa deste nosso Mundo Moderno, Consumista , e o sistema descarta o qu acha que não estar nos conceitos padronizado e alienado de beleza. Levando Vaidade exacerbada , levando Humilhação, aos que eles acham ser os patinhos feios… Levando, egoismo, competição na mídia a ter exaltação através do corpo definido imposto p/ fama. esquecendo os valõres éticos, do boa educação e principio e culturais etc.
    O que ser belo pra mim verdadeiro é algo de uma essência pessoal interna bem borilada , que aquele admirador se sente comovido com que o admirado transmite externamente!

  • Meu trauma foi justamente de fazer dietas, de ficar horas em esteira de academia quando na verdade odeio, tenho trauma dos efeitos colaterais dos remédios que tomava para emagrecer, mas tenho orgulho de ter me aceitado como sou! Sem neura e uma sensação de liberdade sem igual. Um xeru

    http://www.blogtopodendo.com.br/

  • Janaina Cordeiro da Silva says:

    ADOREI O TEXTO…AMO ESSA PÁGINA…ESTÁ ME AJUDANDO MUITO…BJS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *