18.03.14

#NuncaSoubeOIMC uma luta contra a Gordofobia!

No Facebook está lindo de ver, famílias inteiras lutando contra a Gordofobia sendo em sua maioria pessoas que não convivem com ela, como é o nosso caso. O movimento #NuncaSoubeOIMC foi criado em apoio às dezenas professores de São Paulo estão sofrendo ao serem impedidas de tomarem posse em cargos públicos devido ao cálculo de IMC.

Hoje elas participaram de uma nova perícia e a situação não foi muito agradável, mas é a Ana Carolina que vai contar  um pouquinho para vocês  de como vem se sentindo com tudo isso.

#Nuncasoubeoimc

“Olá pessoal! Meu nome é Ana Carolina Buzzo Marcondelli, 30 anos, bióloga e professora de ciências. Assim como a Bruna, também fui barrada no concurso para professor do Estado de São Paulo porque eu apresento IMC acima de 40. Tenho 1,65m e 117Kg, meu IMC é 43. Hoje passei por perícia novamente, junto com a Bruna. Passamos por 3 médicos, sendo que um deles apenas mediu e pesou. Os outros dois viram meus exames, exames complementares do cardiologista e laudo de TODOS meus médicos, inclusive meu pediatra. Além destes laudos, levei declaração de nutricionista e educador físico, o que demonstrava que apesar de obesa, eu me preocupo com minha saúde e sou bastante ativa.

O resultado final sai em 5 dias, então não tenho um resultado concreto desta perícia, mas sei que 2 médicos me consideraram não apta (o outro eu não consegui ver o parecer). Apesar de apresentar tudo o que citei acima, continuei sendo apenas um índice que não mede nada! O que tenho de concreto é apenas o que passei hoje lá. Se antes eu me sentia humilhada, hoje eu me senti o pior dos seres humanos!!! O que parecia é que eu estava lá mendigando por um cargo, que na realidade é meu por mérito: passei no concurso!! Me senti tratada como um pedaço de carne, uma coisa insignificante. Foi aguardando a papelada do último médico que eu pensei na resposta que a Bruna deu para outro blogueiro de como ela se sentia como mulher diante disso. E a única resposta que consegui pensar, não foi nenhuma!! Neste momento, eu não consigo me sentir alguma coisa. A única coisa que passa pela minha cabeça é indignação e revolta. Se antes eu não estava calada, hoje ficarei menos ainda!!! Chega de passarmos por tanta humilhação!! Por que que nós gordinhos temos que ficar calados diante de tudo??

JAMAIS!!!! Diante disso, um amigo, magrinho, se revoltou com a minha situação e criou o #nuncasoubeoimc. Muitas pessoas estão se solidarizando, tirando fotos com as plaquinhas, a intenção é espalhar este #, criando um mega viral, mostrando que para ser professor, é preciso apenas estar munido de conhecimento!!

Chega de injustiça! Chega de humilhação!! Obrigada a quem está colaborando!
Beijos!!!

 Ana Carolina Marcondelli”

Convido todos vocês a compartilharem este post, quanto mais gente souber desta situação,  mais chances eles vão ter de assumir suas vagas. Vamos juntos participar ativamente do combate a Gordofobia usando a tag #NuncaSoubeOIMC e curtindo a fanpage #NuncaSoubeOIMC.

1 comentário // Deixe o seu!

  • Andressa says:

    Isso aí está errado! Até porque IMC não quer dizer nada, se fosse um atleta? Sim, existem fisioculturistas com IMC que já é considerado obeso, e a pessoa não vai passar por conta do IMC? Porque se passar…ai meu filho, o preconceito está na cara!
    Aliás, IMC é a coisa mais ultrapassada diga-se de passagem, o que torna esse concurso não muito digno…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *