fbpx
27.05.13

Muda o destino da gordinha, Walcyr!

A Paula Bastos fez uma carta aberta para o autor Walcyr Carrasco  de Amor à Vida, nesta cara ela mostra todo o preconceito que gera mais uma personagem gordinha caricata.

Transcrevo para vocês o que ela postou no Grandes Mulheres, assino embaixo das palavras dela e acredito que unidos podemos ver a mudança acontecer.

Caro Walcyr Carrasco,

Oi! Sou Paula Bastos, tenho 30 anos, sou jornalista e blogueira. Resolvi te escrever pra tentar fazer barulho porque parto do princípio que o “não” eu já tenho, mas como sou brasileira, tenho aquela mania de não desistir tão facilmente. Sabe, gosto de novela e gosto das tramas que você desenvolve. Assim como grande parte do público, já estou impressionada com o desenrolar rápido e astuto de Amor à Vida e acho que a produção é promissora. Ah, claro, não poderia deixar de agradecer e mencionar que ela também ganhou meu coração porque você me proporcionou a oportunidade de morrer de felicidade sempre que Juliano Cazarré aparece na tela da minha TV – obrigada!! –, mas estou aqui para falar de outra coisa.

Sei que hoje em dia muita coisa está ficando chata por causa do “politicamente correto”, mas queria “trocar uma ideia” com você sobre a personagem de Fabiana Karla. Talvez nada do que eu vá falar agora faça parte do seu universo, mas faz parte do meu, de um trabalho que tenho feito há mais de quatro anos e de um percentual bem grande de mulheres que assiste à sua novela. Infelizmente a nossa sociedade é extremamente preconceituosa. Diariamente pessoas são discriminadas por classe social, religião, sexualidade, time de futebol, raça, por serem gordas e etc. Walcyr, ser gorda em um país onde as pessoas só valorizam as mulheres magras ou as bem gostosonas não é nada fácil, mas tenho certeza que você sabe de tudo isso porque está ai estampado na sociedade pra qualquer um ver.

Sabe, no capítulo de sábado da novela (dia 25/05), eu chorei. De raiva. Fabiana Karla é a amiga gorda encalhada que dirige um fusquinha velho e sonha com o príncipe encantado. O pior de tudo é que esse é o destino mais óbvio que uma personagem gorda pode ter porque, até hoje, não vi uma única gorda na TV que transmitisse qualquer coisa realmente boa…são sempre papeis cômicos e caricatos de um estereótipo discriminado. As personagens gordas são sempre as empregadas engraçadas ou, então, as amigas fofas de uma magra poderosa da novela. Embora Fabiana tenha esse tino pro humor, que tal explorar o talento dela saindo um pouco do óbvio? A gente sabe que ela tem muita capacidade pra isso!

Walcyr, sei que personagens são sempre meio caricatos e que novela é ficção, mas quantos milhares de brasileiros assistem às novelas diariamente? Quanta gente é influenciada pela ficção? Por que não usar o poder que você tem para ajudar a desmistificar um preconceito que está tão enraizado em nossa sociedade? Por que Fabiana Karla não pode ser uma gorda bem sucedida que se ama, se valoriza, tem sucesso profissional e amoroso, assim como acontece com várias gordas por aí? Você tem noção do quanto essa representação estaria ajudando a MILHARES de brasileiras que, diariamente se olham no espelho e se sentem um lixo por não se encaixarem em um padrão de beleza pré-estabelecido?

Faço esse trabalho de tentar levar informação e ajuda para mulheres com sobrepeso há mais de quatro anos e vou te dizer: já passei madrugadas respondendo e-mails e chorando com os desabafos que recebo de gente, inclusive, que tem vontade ou já tentou se matar por não se sentir aceita. A TV é o veículo de massa que mais atinge as pessoas e sabemos que infelizmente nem todo mundo em nosso País tem acesso a uma educação de qualidade e, logo, muita gente é influenciada pela ficção, não sabendo separar o limite do caricato para a realidade.

Sei que você faz o seu trabalho com maestria e tenho certeza que você poderia mudar o destino dessa personagem de Fabiana Karla. Não precisa fazer algo estrondoso com ela porque não estamos pedindo que a transforme na Mulher Maravilha, mas ela poderia se tornar uma mulher que se descobriu forte, linda, capaz e cheia de autoestima, que tem tanta capacidade de conquistar um homem ou o sucesso profissional quanto qualquer outra personagem magra e bem sucedida da novela.

Sou gorda e vou te dizer em nome de todas as gordas do Brasil: a gente não precisa de mais uma representação discriminatória e preconceituosa. Não queremos sair na rua e ficarmos sendo comparadas com a coitada da novela; não precisamos que os homens recebam o reforço de que mulher que realmente vale a pena é a magra bonitona porque também temos conteúdo, também somos bem sucedidas e também temos a nossa beleza. Temos tanta capacidade de satisfazer um homem e de fazê-lo feliz quanto qualquer Panicat, temos inteligência para ocupar cargos altos, temos simpatia, temos carisma, temos beleza e temos o que qualquer homem ou mulher no mundo tem: a gordura não nos torna incapazes, não tira nossa inteligência, não nos torna lentas, feias, preguiçosas ou qualquer outra característica que a sociedade tenha tentado relacionar e você TEM o poder de desmistificar isso usando uma personagem SUA para mostrar o contrário, ajudando milhares de pessoas.

Em nome de toda uma parcela da população que tem lutado para conquistar mais respeito te peço: Walcyr, muda o destino da Pérsefone Fortino. Faça dela uma mulher forte, não forte de robusta, mas mostre ao Brasil a força que essa personagem pode ter dando a volta por cima e se tornando um exemplo. Não precisamos desse caricato de coitada sonhadora encalhada que já está mais do que disseminado: seja diferente dos outros autores, inove e retrate essa mudança. Você tem o poder em suas mãos e você pode fazer isso, basta querer. Eu estarei aqui, com outras milhares de mulheres, torcendo e fazendo pensamento positivo para que você repense o destino da personagem e nos ajude nessa batalha diária contra o preconceito!

Obrigada,

Paula Bastosfabianakarla

Nós mulheres Gordinhas, Gordas, Obesas já somos estereotipadas o tempo todo e esta personagem só aumenta a gordofobia nas redes sociais e também na vida real, já passou da hora de termos uma mulher acima do peso sem papéis que contribuam para o preconceito.  Vale lembrar que a mídia “aceita” o homem gordo de uma forma bem menos cruel, o lindo do Thiago Abravanel na última novela não fez nenhuma papel de friendzone ou de comediante, mas se tratando de uma mulher e gorda na Globo parece que o destino não poder ser “normal”.

19 Comentários // Deixe o seu!

  • adorei, uma crítica bem feita e que merece ser levada em consideração
    beijos

  • Sumara says:

    Adoreiiii…estamos cansadas de sermos tratadas como lixo…Chegou a nossa vez….

  • Priscilla Oliveira says:

    Realmente não nos representou, um beijo, adoreiiiiiiii

  • Alessandra says:

    Adorei! Crítica dotada de inteligência e realidade!
    Parabéns!!! Tomara que o Walcyr Carrasco leve em consideração!

  • lucimara says:

    FALOU E DISSE TUDO:ADOREI SEU COMENTARIO,JA SENTI NA PELA O PRECONCEITO DAS PESSOAS COM A GENTE QUE É GORDA,PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO A ARRUMAR UM EMPREGO.BJSS

  • Adorei! Vou lincar tua postagem com o twitter dele. Quem sabe ele lê e escuta o que estamos falando. =)

  • Danielle V. Santos says:

    parabéns, apoio totalment, gordinha é muito mais q so depressão, walcyr da um destino digna d uma mulher grandiosa ……

  • Durvalina Marques Estima says:

    Estamos cansadas de sermos tratadas como lixo…Chegou a nossa vez….

  • Alexsandra says:

    Adoreiiiiiiii.
    Nós devemos nos ver mais como uma Fluvia Alessandra, bem sucedida, bonita … tudo de bom, do que com caricaturas da gordinha simpática, atrapalhada …

  • Glauce Regina says:

    Faço de suas palavras as minhas Paula…

    Concordo plenamente, chega de acharem que somente pq nossas curvas não seguem os padrões da moda, não temos o direito a felicidade, amor e a prosperidade profissional… somos MUITO mais do que esses hipócritas mostram na TV!!!

    n_n

  • Kalli Fonseca says:

    Parece que a cada dia ela vem sendo ainda mais ridicularizada :/
    Lamentável vermos esses “preconceitos” nos dias de hoje.

    Agradeço a todas vcs que leram o texto com <3

    bjmm

  • Carolina says:

    Sou gorda, sempre tive problemas com meu corpo e só perdi a vingirdade aos 20 e poucos anos. Se tem uma coisa pela qual nunca me senti mal, é por não ser a “gordinha bobinha” que se sujeitava a tudo pelas pessoas.

    Essa novela consegue me fazer me sentir um lixo.

  • Carolina says:

    Não basta ser gorda e virgem.

    A amiga tem que falar “É VIRGEM” em todo episódio.
    Ela tem que acrescentar que é “ENCUBADA” em todo episódio.
    Tem que ser piegas.
    Tem que não perceber a rejeição alheia.
    Tem que ter o trejeito de encolher os bracinhos romanticamente feito um tiranossauro.
    Tem que deixar claro que se sujeita a tudo por homem.

    Porque é isso que gordos são, né, Walcyr?

    Ridículos, dignos de pena, constrangedores – enfim, humor barato.

    No fim, o babaca que a rejeitou descobrirá como ela é legal e ficará com ela… só depois de ser ferrado por alguma moça bonita e (por ser bonita) livre pra fazer o que quer, enquanto a gordinha nunca faria isso porque não pode rejeitar ninguém.

  • Angelica says:

    Gente o Walcyr respondeu..eu confio nele pois é sensível ……http://revistaepoca.globo.com/vida/walcyr-carrasco/noticia/2013/06/ser-gorda-e-dai.html

  • Andrea says:

    Totalmente preconceituoso esse personagem. Não gostei desde a primeira vez que eu vi a novela. Hoje então, que o cara tomou um porre pra fazer a “caridade” de transar com ela, foi deprimente, cena horrorosa. A cara de nojo que os homens da novela olham pra ela é terrível. A mulher do bar ainda concordou que o tal médico tinha que tomar um porre pra encarar a gordinha. Muito infeliz esse personagem.

  • Mais um personagem pra ridicularizar as gordinhas.As cenas são deprimentes.A personagem é deprimente.As situações que ela vive são deprimentes.E esse autor levantou a bandeira contra o preconceito.Triste ver a Fabiana pagando mico num papel tão ridículo.Triste ver que mais uma vez,as pessoas gordas são motivo de piada.Não duvido que o autor vá mudar o rumo da personagem,triste por que se não fossem os protestos,muitas outras cenas humilhantes seriam levadas ao ar.
    Cópia barata de Greys Anatomy.

  • marcela says:

    Eu já fui gorda e emagreci porque gordura faz mal a saúde. Não entendo como alguém pode defender que ser gordo é bom. Não é, nunca foi!
    Mas quanto o esteriotipo, concordo! É ridículo! Só não acho correto levantar bandeira de que ser gordo é bom.

    • Kalli Fonseca says:

      Respeito sua opção em emagrecer por “saúde” ou não, mas eu continuarei acreditando que posso ser feliz sendo gorda e motivando as pessoas a se amarem como são 🙂

  • Adriana says:

    Ridículo essa personagem da Fabiana Karla. Eu hein, onde já se viu gorda não ter vida sexual?
    Eles estão colocando na cabeça das pessoas que pra se ter uma vida sexual, afetiva e próspera ,é preciso ser magra! Onde já se viu isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *