Vocês já conhecem e Déborah Rønsholt? Ela é uma linda carioca que viu sua carreira como modelo plus size despontar no exterior, como a fofa está de férias no Brasil e eu a pedi que ela mesma nos contasse um pouquinho da sua trajetória.
A carreira de modelo plus size começou, para mim, meio que por acaso – em 2011, através de uma seleção de um blog, da qual participei muito mais por influência das amigas e, para minha surpresa, fui uma das escolhidas. A partir daí, participei de algumas outras seleções, recebi muitos nãos, mas nunca desisti! Porém, após apenas alguns meses de tão recente experiência, resolvi parar.
Muitos pensaram que o motivo foi porque o mercado plus size carioca, naquela época, estava um pouco devagar, ou pelos nãos recebidos, pelas tentativas em vão… Mas na verdade, aceitei um pedido de casamento e me mudei para a Europa, mais precisamente para a Dinamarca, terra dos vikings, onde moro até hoje… Mas, o que há de ser, será! Novamente por influência de uma grande amiga, decidi resgatar após anos a carreira ainda tão curta. E em Junho de 2013, me tornei modelo plus size internacional!
Em exatos 6 meses fiz desfiles, eventos e me tornei modelo oficial de algumas marcas, tanto brasileiras como dinamarquesas! Tive o prazer inenarrável de viajar a trabalho para Paris e fotografar para uma marca de grande sucesso nos EUA. Tudo o que aconteceu foi como um presente para mim! E me faz lembrar de cada não recebido… Cada recusa me fez ainda mais forte! Hoje, sou extremamente valorizada pelo meu trabalho.
O meio plus size europeu é altamente reconhecido. Existem lojas exclusivamente voltadas para esse nicho, com roupas maravilhosas e de qualidade ímpar! A padronização é algo que também me surpreendeu positivamente! Eu visto manequim 46 e, em qualquer loja que eu vá, seja na Dinamarca, Alemanha, Suécia ou França, encontro peças no exato número que visto! Acredito que o mercado europeu entendeu que vivemos a diversidade e, com isso, todo e qualquer tipo de corpo é, com razão, valorizado! Estou de férias no Brasil e já tenho trabalhos marcados para quando voltar.
Tento representar o nosso país da melhor maneira que posso e sempre sou citada como “a modelo brasileira Déborah Rønsholt”, o que me dá muito orgulho! Ser modelo plus size, para mim, é muito mais do que um trabalho.
É uma forma de inspirar outras mulheres a se amarem, a descobrir de fato que o maior amor de todos é o amor próprio! Somos todas lindas independente da balança, afinal beleza não tem tamanho!
Lendo o relato da Déborah, percebo que ainda estamos muito longe de encontrar na nossa moda plus size a variedade e qualidade que merecemos, mas eu tenho esperanças que este dia vai chegar.
Enquanto a nossa moda não alcança os padrões internacionais, vou pedir para ela nos atualize com as novidades diretamente da Europa, vocês também gostariam de ler as novidades europeias aqui no Beleza sem Tamanho?
Nesta galeria tem fotos de vários trabalhos, cliquem nelas para ver maior.