Olá…
Meu nome é Eduardo Santos, mas pode me chamar de Edu. Fui convidado por Kalli para falar sobre o meu projeto de conclusão de curso (Design).
Pra começar, vou fazer um breve resumo de como cheguei até aqui.
Desde que eu me entendo por gente, admiro uma mulher gordinha. Acho bonito… e queria que todo mundo achasse também. Pra mim a verdade é essa. É como se os caras tivessem com os olhos vendados pela sociedade. Posso estar exagerando, mas, enfim… essa é uma discussão filosófica, e eu quero falar de moda.
A mais ou menos uns dois anos atrás iniciei um projeto com intenção de criar e produzir peças de vestuário GG e divulgar em um desfile aqui em Caruaru (cidade onde moro). Um dos melhores lugares de Pernambuco pra se trabalhar com moda é com certeza Caruaru e cidades vizinhas como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Então… estava no lugar certo. Mas infelizmente não era a hora certa.
Eu ainda não conhecia muito sobre moda, ninguém da faculdade estava disposto a me ajudar, e o tempo era curto pra finalizar sozinho. Por mais que me esforçasse… não consegui.
Não fiquei frustrado, e sim determinado. O meu objetivo agora era estudar e depender de mim mesmo. A partir daí… fui me matriculando em todas as cadeiras de moda da faculdade até me formar. Além de trabalhar na área, com criações de estampas (padronagens) de tecido.
Finalmente, agora estava no lugar certo e na hora certa. Consegui, com este projeto, atingir o objetivo acadêmico, com nota 10. E também, indicação a uma premiação. [Não esperava tanto.]
Academicamente falando, o objetivo foi aplicar os princípios de percepção visual em uma proposta de coleção primavera/verão – 2010/2011, direcionado ao público plus size feminino. Simplificando… é alongar ou estreitar a silhueta (a forma/contorno) do corpo, e dependendo do objetivo, desviar a atenção de partes do corpo que não agradam ou atrair a atenção para as regiões favoritas do corpo. Trata-se de um estudo das formas, descobrir como usar as formas existentes em favor das gordinhas.
Segui a tendência Cyber Surf, que reúne características do sportwear com características futuristas e tecnológicas, baseado nas roupas de mergulhadores. Com tecidos mais escuros e com estilo urbano. A principal característica são as silhuetas ajustadas ao corpo, vestidos justos e bermudas de ciclistas. Como também a presença de zippers aparentes e de recortes que acentuam e valorizam as curvas do corpo, assim como os contrastes e blocos de cores.
O tema da coleção foi denominado “Transforme-se”, partindo do princípio que objetivo do trabalho é modificar o corpo da mulher, mesmo que de forma perceptiva. Aliando também a estética dos personagens do desenho animado e filme Trasformers, que são automóveis que se transformam constantemente em robôs. Modificando sua estética ao mudar de forma, ao transformar-se.
Veja a coleção:
http://www.flickr.com/photos/edullsentos/sets/72157624430928506/
O estudo é longo e não dá pra explicar tudo agora. Mas em breve, posso descrever cada vantagem que cada vestido oferece, e outras questões que fui percebendo mesmo depois de terminado o projeto.
Até porque não parei por aí, estou pesquisando mais e logo logo sairá outra coleção.
Abraço… e até a próxima 🙂