fbpx
17.01.19

5 Desejos para a Moda e Mercado Plus Size em 2019

No início do ano passado eu fiz um post (clica aqui), falando sobre os “meus” desejos (que são nossos) para a moda e mercado plus size no ano que se iniciava, infelizmente muito do que eu desejava naquele dia ainda não se concretizou e é por isso que hoje tem um novo post.
Para este ano eu resolvi focar melhor, vou colocar nessa listinha só o que considero URGENTE, vamos juntos torcer para que eles possam virar realidade e a gente não precise pedir novamente.

As marcas plus size necessitam vestir pessoas 60+

Esse é um ponto que precisa melhorar URGENTEMENTE, hoje gordos maiores simplesmente não encontram o que vestir, mesmo se eles puderem pagar um preço mais alto. As marcas até tem como fazerem sob medida em muitos os casos, mas se a pessoa não se programar ela dificilmente vai conseguir comprar qualquer peça, isso é desde a blusinha básica até as calcinhas e cuecas. O mercado plus size só funciona de forma legal até o manequim 56 no máximo, fora isso é necessário um super garimpo para conseguir se vestir.

Sei que ninguém tem obrigação de fabricar até o infinito, mas a grande maioria das marcas estão por aí se dizendo INCLUSIVAS, mas seguem excluindo um montão de pessoas. É muito frustrante para qualquer pessoa não encontrar uma roupa na esquina de casa sempre que precisa, mas para as pessoas que vestem acima de 60 nem mesmo na internet é fácil e precisa muitas vezes comprar sob medida para poder conseguir algo.

Peço mais uma vez aos empreendedores que se esforcem mais nessa questão, se planejem para aumentar ao menos um tamanho de suas grades, tem muita gente querendo e precisando comprar de vocês e não conseguem.

  Diversidade de biótipos nas fotos e campanhas

Moda e mercado plus size
Este ano o blog faz 10 anos, mesmo antes do blog existir eu já questionava esse ponto da representatividade, posso dizer que sim nesse tempo muita coisa já melhorou. Mas ainda hoje é normal a gente ver marcas que só usam em suas fotos modelos quase magras e quase sempre brancas, o que eu aconselho é sempre exaltarmos e privilegiarmos as marcas que usam modelos diversas em suas fotos.

Quando eu falo disso, não estou clamando apenas por modelos com o corpo próximo ao meu nas campanhas, eu quero mesmo é ver diversidade de corpos e acho que já passou da hora das marcas focarem de verdade nisso. É preciso contemplar corpos maiores, corpos de todas as raças, corpos tatuados, corpos com deficiências …Aí sim teremos a Diversidade de verdade.

Preços mais populares

Eu entendo perfeitamente que cada marca tenha um estilo e forma de trabalhar, e algumas marcas são mesmo mais caras e vão continuar sendo e está tudo bem (inclusive no mercado “padrão” existem várias marcas assim também).

Mas o que acontece no plus size é que ainda somos um mercado novo, podemos contar nos dedos as marcas que realmente são focadas em preços populares, é preciso que surjam mais marcas assim para que ocorra a democratização da moda plus size.

Hoje infelizmente ainda existem muitas gordas que não conseguem comprar quase nunca uma blusinha, devido aos preços de mercado, por isso é preciso que o mercado amplie e possamos dar opções de compra também para quem vive com poucos recursos.

Moda para os Gordos


A moda masculina plus size é algo lastimável demais! Hoje em dia mais do que nunca eu acompanho e consumo este nicho, em comparação ao que encontro para mim, eu não consigo  encontrar quase nada para o boy. Falta muita coisa ainda  para os homens gordo no mercado e encontrar uma simples bermuda de moleton pode ser uma missão impossível.

Embora na teoria existam marcas plus size masculina a maioria trabalha com tamanhos comuns de encontrar até em marca padrão masculino que é 52/54, quase nunca atendendo aos gordos maiores, precisamos de mais marcas investindo no plus size masculino e também que elas pensem em vestir bem além do GG.

Atendimento Online

Muitas marcas de moda plus size realizam suas vendas exclusivamente pelo Instagram ou WhatsApp, e mesmo as que possuem lojas virtuais sempre estão disponibilizando essas outras ferramentas para venda.

Não tenho dúvidas da praticidade do WhasApp e o quanto ele pode ser fundamental para venda nos dias de hoje, o grande problema é que MUITAS marcas disponibilizam a ferramenta e não dão o retorno devido ao cliente, eu mesma coleciono algumas frustrações neste sentido de perguntar algo e ficar simplesmente sem resposta.

Se para comprar já é complicado, o pós venda costuma ser uma coisa bem triste, é muito comum ver reclamações sobre dificuldade na hora da troca e a falta de envio de rastreios, o que é algo simples e não deveria deixar o cliente na insatisfação.

Sabemos que a maioria das marcas trabalham com poucos (ou nenhum) funcionário, por isso muitas vezes o acúmulo de funções acaba afetando essa parte, só que é o atendimento ao cliente que gera vendas e é muito importante que as marcas foquem melhor nesta parte. Não ignorem nunca seus clientes, um cliente insatisfeito é a pior propaganda, mas um cliente gordo insatisfeito é uma pessoa que possivelmente vai parar de comprar online e é online que nós gordos temos as melhores opções.

Sei que tem muitas outras coisas que precisam melhorar e sei também que esses pontos que considero urgentes podem nem ser importantes para muita gente, por isso convido vocês a comentarem aqui com a opinião de vocês sobre a moda e mercado plus size, acredito que quanto mais os empreendedores conhecerem nossos desejos, mais melhorias vão acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *