fbpx
04.07.12

[Mix da Chris] “Sou NEGRA, sou GORDA e ESTOU AQUI!!!”

Em apoio à Pérola Negra, do grupo Fat Brasil, resolvi falar hoje não de makes e afins, mas da questão que começou a ser discutida ontem no blog.
Por que não encontramos negras e negros no mundo plus size?
Percebo que quando os encontramos em comerciais ou novelas, ou qualquer outra exposição, são sempre alguém que faz uma participação pra lá de discreta, do tipo: olha só, estou cumprindo a cota.
Acho que este espaço poderia sim lançar a campanha “Sou NEGRA, sou GORDA e ESTOU AQUI!!!!!!!”
Já que aprendemos a nos aceitar como gordas, agora queremos mais: queremos nos reconhecer na mídia de uma forma geral.
Queremos aparecer em um lugar e não ser notada pela cor da pele.
Muito se diz que o Brasil não é um país racista. Pode até não ter os conflitos raciais que vemos acontecer em outros países, mas se você faz faculdade, conta pra mim quantos negros tem na sua sala de aula.
Se você foi ao teatro ontem, ou ao cinema, ou a uma loja bacana, conta pra mim quantos negros estavam perto de você.
E a gente se pergunta: onde estão?
Em algum canto, esperando terem vez, voz e lugar!
Nós negras e negros gordos estamos ganhando cada vez mais cultura e educação. Já encontramos nossa raça representada na justiça, na política, nas artes…E este crescimento de oportunidades só tende a melhorar devido à política de cotas que ao contrário do que se pensa, não discrimina mais, ou mostra o negro como coitadinho, e sim, divide as chances, divide as vagas antes tão bem guardadas por uma pequena parcela que podia pagar! As cotas estão aí para que tratando os desiguais de forma desigual, a igualdade tão sonhada chegue cada vez mais perto de nós. Não se trata de querermos ver os brancos do lado de fora, queremos andar juntos com eles, em harmonia! Afinal o sol nasceu para todos!
Acredito muito no movimento plus size, mas também sei que ele não divide o bolo com todos. Tentam criar um círculo fechado e velado, que é pior do que se assumissem sua prepotência. Mas se tentam se fechar, é porque sentem-se ameaçados por tanta gente boa e competente que está surgindo por aí, não é????
Então é chegada a hora de aparecermos e crescermos, propondo, exigindo, questionando, cobrando das empresas alguém que nos represente! Eu já comecei e estou aqui para dizer:

“Sou NEGRA, sou GORDA e ESTOU AQUI!!!!!!!”
Se você apoia, divulgue esta frase, tão bem pensada pela leitora Cynthia de Souza.
Bjks, e prometo voltar a falar de make no próximo post.

26 Comentários // Deixe o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *