fbpx
12.04.15

Mercado Plus Size e sua Gordofobia!

Vivemos em um mundo onde esbarramos sempre na gordofobia, nem sempre em ofensas diretas, muitas vezes em dicas de como mudar seu corpo ou simplesmente por ter de fazer uma longa viagem sem caber direito na cadeira. Tudo isso é gordofobia, é o mundo nos lembrando que não é apropriado para o nosso corpo ou pior que é preciso nos adaptarmos para “caber “nele.

Mercado Plus Size e sua Gordofobia

O mercado plus size no Brasil surgiu por volta de 2008, e ao contrário do que tínhamos antes que era representado pelas fat models, o plus size já chegou impondo limites nas medidas.

Eu acompanhei todo este processo e por sempre acreditar que a Beleza é Sem Tamanho, me chocava quando delimitavam os castings em tantos kgs ou centímetros. Eu nunca me conformei com essa situação, sempre uso o blog ou minhas redes sociais para dar destaque a ações de valorização da mulher de manequim maior, pois sei que a cada dia está mais raro.

Hoje acordei e tinha inbox de uma amiga, ela me avisava sobre um post da Aline Zattar, que linko abaixo para vocês.

Saco cheio! De saco cheio mesmo… Chateada… Algumas diversas empresas tem feito orçamento comigo… Vem falar isso…

Posted by Aline Zattar on Sábado, 11 de abril de 2015

 

 

É surreal que um mercado que se alimenta de mulheres gordas, nos negue representatividade mesmo que parcial. A Aline é linda e mesmo totalmente sem barriga ainda é uma das poucos modelos da atualidade que são roliças. Mas como ela relata no seu facebook, já existe marcas querendo que ela modifique seu corpo com procedimentos cirúrgicos para ficar “menor”. Não é inacreditável?
Já excluíram pessoas com barriga, agora querem que venham de pernas finas … Sério! Eu não consigo entender a lógica disso.
Sabemos o quanto a representatividade ajuda na autoestima das mulheres e o quanto mulheres com autoestima legal acabam consumindo mais moda.
Então por qual motivo o Mercado Plus Size prefere ser mais para agir com Gordofobia e nos excluir? Isso é além de preconceituoso uma falta de estratégia de conseguir ver o que as consumidoras realmente querem.
Enquanto isso eu vou sonhando aqui com o dia que toda empresa plus size, não tenha vergonha de ter uma gorda em suas fotos, e tenha sim orgulho de ter uma modelo que se parece com suas clientes.
Para o Mercado Plus Size eu desejo: Dias melhores e dias sem Gordofobia onde ela jamais poderia existir. <3

3 Comentários // Deixe o seu!

  • Ketlin says:

    Tipo todo veem com fotos de modelos plus-size, mas pode ver que nenhuma é o que a maioria das gordinhas são na realidade, todas modelos são “quase magras” , roupas só até o numero 46/48 acho que sites, e roupas e etc, tinha q focar realmente em gordinhas……pra mim quem veste um manequim 46 não é pus-size…. saio nas ruas e rara as vezes que acho um roupa 50/52 e quando acha são aquelas coisas feias, porque a realidade é que as pessoas parecem que tem mer** na cabeça só porque somos gordinhas não quer dizer que precisamos usar roupas q parecem capa de bujão…
    #sóacho

  • Chega ser incompatível a ideia, visto que, o mercado consumidor tem solicitado cada dia mais uma variação maior de tamanhos e modelos. Se eles querem vender para este público, logicamente que se faz necessária a demonstração e aprovação dos produtos por eles!

  • Regina Vasconcelos says:

    Visto 48 meu sonho é ser modelo gostaria de participar desse concurso e de desfile em passarela me acho bonita e me amo sei que sou gostosa muitos dizem que sou bonita tenho cabelos com caixinhos olhos castanhos claros 168 de altura 96 de peso manequim 48adoro sorrir adoro fazer amigos e sou de bem com a vida sou igual a gata só caio de pé pronta pra recomeçar sou atriz de teatro mais não sou famosa porinquanto danço sou coleografa e canto adoro dançar bom essa sou eu bela Regina beijo à todos no coração se quiser me dar uma chance vou adorar Deus é pai muito obrigado Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *