fbpx
18.06.10

Mercado de Trabalho para pessoas Obesas?

Conversando com uma leitora ela me relatou que está desempregada e acredita ser por culpa da sua obesidade, pesquisando sobre casos achei um texto que explica muito bem como funciona a cabeça dos contratantes, vou reproduzir abaixo.

OBESIDADE E TRABALHO

De acordo com dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, 11 milhões de brasileiros com 20 anos ou mais são obesos. Os dados abertos mostram que 9% da população masculina e 13% das mulheres pertencem aos números. Se considerarmos também a população que está acima do peso ideal, o total salta para quase 40 milhões de pessoas.
Ao confrontar esses dados com a situação nas empresas, chega-se a uma triste conclusão: não é fácil para o obeso conseguir emprego.
Todos sabemos que o preconceito contra o obeso existe. É um fator que complica a vida e estreita seu horizonte profissional. Fui conversar com a diretora de uma empresa multinacional e ela apontou as razões implícitas na dificuldade de contratação de pessoas obesas.
Ela mencionou as dificuldades dos obesos para ocuparem vagas que exigem uma exposição maior da imagem corporal. Não se trata das empresas fazerem questão de ‘pessoas bonitas’, mas porque a estética física parece estar ligada à idéia de saúde e de uma boa relação das pessoas com o próprio corpo.
Além disso, os obesos têm dificuldade em acompanhar a agilidade motora dos magros em cargos que exigem isso. Profissionais obesos têm maiores índices de comorbidade, de faltas ao trabalho relacionadas a problemas de saúde e maiores índices de licenças médicas.
Com um mundo jogando contra, é compreensível o surgimento de associações de obesos, como a Associação Americana para da Aceitação dos Gordos, que busca defender os direitos do cidadão obeso norteamericano. Eles reclamam de aumento nas recusas das seguradoras de saúde, além do risco de pagarem mais caro por passagens aéreas.
É importante que a sociedade compreenda que a obesidade é uma doença crônica, ainda sem cura, mas que está longe de ser uma fraqueza de caráter ou um desleixo com a vida pessoal. Ressalte-se que obesidade tem tratamento. E um acompanhamento psicológico pode ser um agente coadjuvante de excelente utilidade para se acelerar o alcance de resultados.

ABRAHAM SHAPIRO
http://profissaoatitude.blogspot.com/

Vocês já passaram por isso ?
Acham que isso realmente pode influenciar na hora de uma contratação ?

6 Comentários // Deixe o seu!

  • >Olá…Sem duvida nenhuma, o obeso passa por isso e o pior que muitas vezes o candidato a vaga é 100x mais qualificado que um candidato magro, e mesmo assim é excluido por não entrar nos "padrões" da empresa. Isso deve ser mais descutido para que assim como existe cota em empresas para negros e deficientes fisicos, também possa existir para obesos, e o obeso que passar por discriminação em entrevista de emprego, porfavor denuncie pois só assim vamos conseguir o respeito que merecemos e que é nosso por direito. Perdoem meu protesto!

    Beijos.

  • >Fá,

    Eu nunca passei por isso diretamente, inicialmente eu trabalhava com familia e depois passei em concurso, mais eu desenvolvo um trabalho secundario que é em um campo de MAGROS e acho que me saio muito bem logico que tem quem nao entende uma GORDA envolvida em baladas.

    Acho que muitas vezes precisamos não temer e ir em frente pq acho que muita gente nao consegue um emprego por receio de ser rejeitadatambém.

    Sei que existe sim esse preconceito e sou da mesma opinião as pessoas precisam começar a denunciar e processar essas empresas pq ai sim as coisas vao começar a mudar.

    E claro que a gente perdoa o DESABAFO o blog é para isso 😀

  • Focadissimas says:

    >eu estou passando isto na pele , sem contar q na minha cidade parece q o preconceito e muito maior ontem mesmo fui a uma entrevista e a pisicologa perguntou quantos anos estou acima do peso c um tom q nao gostei nada como se isso me fizesse incapaz de trabalhar la e o pior q a vaga e p telemarketing atender telefone ja fui a mais de 40 entrevistas todas sempre com o mesmo papo tem algumas q pedem peso e altura no cadastro ….e revoltante

  • drika!!! says:

    >Olha , eu particularmente, ja fui em varias entrevistas, diretamente não sofri preconceito,mas entendo bem,como é isso, mas estou trabalhando penei, como diz a Kalli é so ter coragem e não ter medo, so num lugar, repeti tres vezes na 4 vez eu passei até brinco com a minha mãe que ele cansou de ver minha cara , e essa coisa de pedir peso para telemarketing não existe trabalho num callcenter cheio de gordos e la não pede no exame medico que fiz passei em tdo graças á Deus, é so não desiste que consegue sim!!!

  • Edson Luís Barreto Freitas says:

    Olá Kali! Meu nome é Edson tenho 37 anos, já faz um ano que estou desempregado, sou obeso e sim já passei por isso, já ouvi de um entrevistador a célebre frase: ” Gordo desse jeito tu não vai arranjar serviço em lugar nenhum ” . As pessoas julgam quem é obeso, mas não sabem o que sofremos.

    • Marroni says:

      Edson…julgar é mais facil do que ajudar…eu vivo uma luta constante com emagrecer…eu quando criança era um palito vivia do vento como dizia minha mae…aos nove anos deidade virei um bujao de gas…aos 11 ja tinha corpo de menina de 15anos …e vivo enfeito sanfona desde entao hj tenho 46 anos….e so ouço que a solução so fazendo cirurgia bariatrica…passei minha infancia sendo chamada de gordinha e nunca gostei e hoje vi que isso me causou danos mentasi e quanto tive um corpo consideravelmente lindo…nao consegui nunca enxergar ,,,sempre enxerguei ele com 500 kilos…e hoj estou desempregada com 46 anos pesando 137 kilos….e sofro com o preconceito ..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *