Olá pessoal! Vamos continuar nossa conversa da semana passada sobre como preparar a pele para a maquiagem.
Não viu a 1ª parte? Então passa aqui.
Uma coisa que sempre gera dúvidas é em relação aos corretivos e as bases.
Corretivos:
Há 2 tipos básicos de corretivos: os “camuflados” e os do tom da pele.
Ambos os tipos podem se apresentar como: em pó, cremoso, em bastão ou líquido.
Os camuflados: geralmente são usados por profissionais da área, pois exigem uma certa noção de teoria das cores. Os mais comuns são os rosados (para disfarçar manchas esverdeadas, como por exemplo, olheiras), os esverdeados (para cobrir manchas e marcas de espinhas), os amarelados (para disfarçar pelos e outras manchas escuras).
Há marcas nacionais que possuem esse tipo de corretivo, mas a procura é pequena, e o preço é mais elevado do que um corretivo cor de pele.
Você precisa disso? Talvez, se você tiver marcas muito fortes. Por exemplo, há pessoas que mesmo dormido bem, tem aquelas olheiras fundas, “roxas” como se diz normalmente – mas se você olhar bem, verá que são esverdeadas. Para esse tipo de marca, um corretivo cor de pele só vai evidenciar ainda mais o problema.
Os tons de pele: há uma grande discordância entre os “gurus” de maquiagem. Uns falam que deve ser um tom abaixo da cor da pele, outros falam, no próprio tom. Eu, especificamente, prefiro usar no mesmo tom para cobrir imperfeições. Um tom abaixo, para servir de iluminador, e 2 tons acima, para disfarçar e criar sombra (por exemplo, para fazer o nariz ou a lateral do rosto parecer mais fino). Quando for comprar o seu, teste sempre na pele do rosto, com iluminação direta.
Lembre-se que o corretivo tem textura densa e deve ser pontual, ou seja, não deve ser usado no rosto inteiro.
Base:
Serve para uniformizar a pele, não cobrindo totalmente as imperfeições por possuir certa transparência. Lembre-se sempre de testar o tom na própria pele do rosto, que não deve ter tom diferente do produto. Nunca teste na mão, no braço, etc. Cuidado também na hora de comprar on line.
Possui uma duração pequena a média de fixação, e deve ser usada com cuidado para não “pesar” e depois de um tempo “escorrer”
Para pele oleosa e jovem use produtos mais secos, como pós. Peles mais secas, ou mais maduras, necessitam de maquiagens cremosas e líquidas, de preferência oil free. Elas permanecem na face sem ressecar a pele, o que evita que o produto evidencie rugas e linhas de expressão, dando um efeito mais natural.
Há várias formas de apresentação no mercado nacional:
Base Bastão: espalhe com pincel, esponja ou dedos
Líquida: espalhe com pincel, esponja ou dedos
Cremosa: espalhe com esponja. Tem uma cobertura mais pesada que os outros tipos.
Mineral: espalhe com pincel. É indicado para pessoas com alergia a componentes das bases comuns, e também , dizem, pode diminuir um pouco a oleosidade da pele. Infelizmente, esse tipo de produto no Brasil ainda é muito caro, mas é possível comprar dos Estados Unidos que eles entregam aqui.
Obs: A esponja própria pra ser usada é a esponja designer, também conhecida como queijinho
As alternativas a base convencional são o pancake, que é indicado para maquiagens que devem durar por períodos maiores – geralmente usada por maquiadores para noivas, formandas, debutantes (eu adoro, particularmente) e o duocake, que é a mistura da base com o pancake, ou seja tem uma cremosidade média entre a base e o pancake, e pode durar por um período médio a longo. Não deve ser usado por pessoas de pele oleosa.
Pó:
Existem dois tipos de pó: o compacto, que é mais indicado para esconder imperfeições, e o solto, que funciona bem para tirar o brilho da pele sem deixar o look carregado, pois adere melhor ao pincel e é mais fácil de tirar os excessos.
Certo? Esse foi um apanhado geral.
Agora, como usar todas essas informações?
>> Se você está sem muito tempo pro make, não tem imperfeições muito evidentes (olheira, espinhas) vá de pó compacto.
>> Se você tem pele mais madura ou ressecada, opte por base cremosa + pó solto (corretivos nesse tipo de pele também devem ser cremosos)
>> Se você tem pele com poucas imperfeições, vá de corretivo cor da pele + base/pancake + pó solto
>> Se você tem pele com imperfeições marcadas (olheira profunda, marcas de espinhas, etc), vá de corretivo camuflado + corretivo cor da pele + base/pancake + pó solto.
Semana que vem, eu venho com uma dica de make, mostrando o passo a passo.
Beijos
@alikamelik