Já faz muitos anos que estou envolvida no movimento hoje denominado plus size, sempre li reclamações sobe as malditas catracas de ônibus municipais, sempre me diziam que isso era uma das piores partes da obesidade o constrangimento e talz.
Eu sempre me choquei, pois, muitos destes depoimentos vinham de pessoas bem menos gordas que eu. Eu pensava assim: É na cidade dela os ônibus possuem catracas menores.
Em minha cidade eu não ando e ônibus já tem muitos anos, por ser pequena eu raramente me desloco para algo distante que necessite de transporte, então nunca tive este problema lá.
Estou passando uns dias em Juiz de Fora, usando ônibus diariamente e comecei a notar que algumas catracas são menores que outras, até que em um dia da semana passada, eu vivenciei a experiência de ficar presa na catraca.
Vou resumir a cena para vocês: Estava eu linda, alta e gorda passando pela catraca como todos os dias, até que senti que aquela danada não ia girar e eu estava agarrada, em um momento sem pensar eu ao invés de forçar ela para frente voltei o corpo e sai dela, deixando ela meio girada.
O trocador mais despreparado para a situação que eu, não sugeriu permanecer na frente, eu queria que minha irmã passasse antes e ele disse que não podia, nessa hora a gente que não está preparado para a situação vai em frente e tenta mais uma vez, por eu ser toda fofa acho que comprimiu as banhas e deu certo eu passei naquela catraca do mal.
Ontem levantei este assunto na fanpage (clica aqui) e vi vários depoimentos de gente que assim como eu já passou aperto.
O post tem como intenção, passar para vocês algo rotineiro na vida de pessoas obesas, algo bem desconfortável e que precisamos aprender a sair melhor dessas situações, e não fazer como eu que me apertei e fui, em tempo de ficar literalmente presa.
Depois do ocorrido, eu não vou aceitar trocador me mandando passar, irei na frente e ele vai ter de aceitar sem mimimi, mas já aprendi ao menos aqui em Juiz de Fora qual ônibus evitar para não passar por isso novamente.
Escolher o ônibus, ou exigir ficar na frente é a minha resolução imediatista, mas vou buscar informações e descobrir se já existem projetos de Leis que determinam um tamanho mínimo para as catracas. Se alguém souber de algo nesse sentido, deixe nos comentários, por favor.
Vamos juntos tentar melhorar esta situação? Toda e qualquer idéia será bem vinda.