fbpx
10.01.10

Gordinha só se estiver pelada?

O site americano Jezebel levantou uma boa questão:

por que as gordinhas só ganham destaque quando aparecem peladas? Podem reparar: todo editorial de moda ou campanha publicitária que se propõe a exaltar as medidas abundantes (muito mais comuns entre nós do que as exíguas dimensões das modelos) expõe as mulheres sem roupa. Ou, no mínimo, de calcinha e sutiã.

Será que essas iniciativas realmente contribuem para mudar os padrões de beleza ou só estão reforçando estereótipos? Até hoje, a imagem das mulheres mais cheinhas, que correspondia ao ideal de beleza de séculos passados, cheias de volúpia, continua em nossas mentes.

A última publicação a apostar na fórmula manjada foi a “V Magazine”, referência no mundo da moda.

A edição traz um ensaio fotografado pelo estilista da Chanel Karl Lagerfeld. A estrela sob as lentes? A figura da noite Miss Dirty Martiny, em poses pra lá de sexy e em um figurino, pra dizer o mínimo, nada elegante fotos . Além disso, a edição que foi chamada de “size issue” (edição de peso) traz um editorial de modelos GG em poses fatais.

Mostrar meninas cheias de curvas, exibindo um modelito elegante, como aqueles ostentados nos desfiles de Paris e Milão apenas por modelos magérrimas, talvez nos fizesse repensar de maneira mais profunda nossos padrões de beleza. Seria mais eficaz do que apostar na “transgressão” das cheinhas sem roupa.

Por que as gordinhas – na verdade, todas nós mais ou menos rechonchudas em nossas formas – também não podemos ser lembradas como elegantes e poderosas em vez de cheias de amor para dar?

(matéria retirada do Mulher7x7, após indicação do leitor Antonio Donizeti)

Eu por exemplo fico tão empolgada em ver modelos com corpos mais próximo ao meu em revistas, que nunca nem cogito comentar negativamente.

Mais quando temos a oportunidade de ler um texto destes acabamos refletindo.

E sim, estamos sendo expostas demais, mais infelizmente mesmo sendo expostas precisamos agradecer porque estamos ao menos tendo espaço não é mesmo?
Sinceramente não sei, porque se pensarmos bem essas publicações, acabam nos levando para uma linha que eu ao menos sempre fugi.
Não é porque somos gordinhas que somos artigos sexuais vocês concordam?

Ai muita gente vai ler esse texto e pensar essa menina tá reclamando mais outro dia ela tava exaltando?

Se tem algo que eu não aceito é incoerência e sim achei tudo lindo, mais é lamentável que só tenhamos esse espaço, espero que chegue logo a vez de termos meninas gordinhas em todas as matérias e não sejamos tratadas como diferentes, porque seria muito mais digno estarmos de igual para igual em uma revista do que estarmos despidas com cara sexy.

2 Comentários // Deixe o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *