Ontem a minha irmã magra (é, tenho uma) me gritou para ver o HORROR o que estava passando na TV, fui ao quarto dela e me deparei com o Além do Peso. Ela chocada me contava o que o cara disse para uma das meninas: “Bailarina com 160kgs! Vc é uma piada”.
A Bailarina em questão é a Thais Carla… Sobre ela saber dançar, ou ser uma piada, eu peço que vocês apertem o play deste vídeo.
Ao assistir eu vejo um show de segurança, competência e habilidade para dançar, nem de longe uma piada.
Mas pelo que pude ver (aqui) a Record considera válido humilhar os participantes do programa Além do Peso, acreditam que com esse choque (humilhação) eles vão manter o foco em emagrecer para mudarem suas vidas.
E quem precisa emagrecer para mudar a própria vida? Ninguém!
Muita gente acredita que a felicidade está em perder 10/15/50 kgs, se vocês analisarem as hastags de fotos de mulheres (seja gorda, ou magra) é comum ver associações a perda de peso, comemorações por perder 3kg e desespero por engordar 1kg.
Ninguém é proibido de emagrecer, cada um sabe bem a dor e a delícia de ser quem é, mas estou na torcida de uma Lei (contém ironia) que impeça as pessoas a julgarem a felicidade e a saúde alheia, pelos números de uma balança.
A sociedade tenta nos fazer acreditar que no fim de um emagrecimento a vida vai mudar totalmente, só que isso é utopia.
A insatisfação corporal de cada pessoa, se transforma em lucros para indústrias de emagrecimento e beleza, é preciso que se desconstrua essa idéia de que perder peso é garantia de uma vida perfeita. Afinal, felicidade não se mede em balança!
A vida é muito curta para vivermos em função de peso, todo mundo tem direito de emagrecer se essa for a sua vontade, mas não façam isso por mais ninguém, que não seja vocês mesmos.