31.03.15

Faculdade a Distância? Eu faço e indico!

Mesmo com o mundo estando totalmente digital ainda existem receio e preconceito, em relação ao fato de quem se forma em uma graduação através de um curso a distância.
Ontem enquanto eu realizava um trabalho de Matemática Financeira, questionei na fanpage se gostariam de saber mais sobre essa modalidade e a minha experiência, como eu tenho as leitoras mais fofas do mundo foram todas receptivas e por isso estou trazendo o tema para o blog.
Como muitos sabem eu moro super no interior, para fazer uma faculdade na cidade mais próxima leva-se 7/8hs diárias ao contrário das comuns 4hs que todo mundo gasta, mas além do tempo vai uma grana grande e por esses motivos e também pelo fato de que eu custei, a saber, o que eu queria ser quando crescer haha, ter todo este desgaste sem saber se era o curso “ideal” nunca me animou a encarar, vale lembrar que vim de Escola Pública e passar na Federal não estava no meu raio de alcance. E os gastos de custear uma faculdade particular e o translado estavam bem fora da minha realidade.

faculdade-a-distancia
Muita gente desinformada acha que cursos a distância são mais fracos ou simplesmente para dar diplomas sem capacitar, mas felizmente esta não é a realidade. Para se graduar a distancia é preciso muitaaa persistência e foco, assim como é para trabalhar em casa, não é por estar no meu computador que posso ficar o tempo todo lendo notícias de famosos, tem hora que é preciso estudar, assim como, tem hora que é preciso focar apenas no trabalho.
Em 2010 eu inicie a licenciatura em História através da UFV, era uma matéria que eu amava, mas ao chegar na graduação eu vi que não amava tanto hahaha. Além disso, a faculdade era muito relapsa as reinvindicações dos alunos e ainda cortou aulas presenciais, depois de tentar de todas as formas e chegar a fazer contato com a Ouvidoria e nada conseguir melhorar, eu que não sou uma árvore dei tchau a esta “oportunidade” no quarto período, exatamente em outubro de 2012.

logocead-01
Já em novembro de 2012 prestei um novo vestibular, desta vez eu iniciei o bacharelado em Administração Pública através da UFJF e aí sim eu me senti totalmente incluída na faculdade, sem distinção de alunos presenciais ou a distância, com material de apoio e toda uma equipe focada em nos fazer abrir os horizontes e nos formarmos profissionais capacitados.
Embora afastada atualmente, eu sou funcionária pública e o curso engloba a realidade do cotidiano do serviço público e toda a parte gerencial que pode ser usada em todos os setores, inclusive na nossa vida pessoal. Eu sempre desconfiei que eu tivesse uma tendência para a Administração, e meu único arrependimento é não ter começado antes.
Sei que possivelmente a maioria de vocês já tenham graduação, ou já estejam cursando, mas o meu post é dedicado principalmente a todos que ainda não tiveram a oportunidade de se graduar, seja por qual motivo for, minha dica é que você fiquem atentos aos vestibulares a distância das faculdades federais onde é possível conseguir se graduar sem pagar nenhuma mensalidade, mas ainda existe diversas instituições privadas que oferecem uma infinidade de cursos com mensalidade acessíveis.
Não percam mais tempo esperando o momento perfeito para estudar, aproveite as facilidades da Educação a Distancia e transforme o momento atual no perfeito. Você vai ter vontade de desistir, vai querer quebrar o computador haha, mas não desista! É possível conseguir uma boa graduação, que vai te abrir portas e mudar muito sua visão de mundo.
Sei que ter faculdade não é sinônimo de bom emprego, mas sem ela fica ainda mais difícil e é por isso que aconselho todos vocês a buscarem uma graduação. Seja qual for a idade de vocês e as dificuldades, vocês só precisam querer.
O post já ficou mega extenso e vou parando por aqui. Quem tiver qualquer dúvida, pode deixar nos comentários que vamos conversando. Ah, e quem já teve experiência com EAD e quiser contar também para a gente será ótimo ver outras opiniões. <3

1 comentário // Deixe o seu!

  • Fátima says:

    Me graduei numa faculdade à distancia e confesso que achei o curso um pouco fraco. Porem, na mesma epoca em que terminei o curso conheci uma colega no trabalho que tinha feito o mesmo curso que eu numa badalada faculdade de BH e várias matérias que eu tinha visto, ela nem sequer teve contato. A faculdade dela se aprofundou em algumas áreas, porém ignorou outras por completo. Assim passei a ver meu curso com outros olhos. Agora faço MBA a distancia e não me arrependo da escolha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *