Precisamos começar lá do início…não adianta passar etapas.
Desde pequeno a gente escuta todo mundo dizer: ai que bonitinha, tão gordinha…que fofa. E isso de certa forma vai entrando em nossas mentes como algo bom…lá na infância. Ser fofinho, gordinho enquanto criança é sinal de saúde. O fato começa a incomodar na adolescência. O tal do espelho não deixa a tal da aceitação chegar perto, os amigos nos mostram que ser bonito é ser magro…e ai aqueles comentários que antes soavam como elogios viram: credo, como você está gorda, obesa, enorme.
Humm…cadê o elogio, cadê o sentimento de amor ai? Não tem baby, ser gorda para muitos é ser feia, horrorosa e nada digna de andar na rua.
Espera ai…não pode ser assim. E não deve ser assim. Vai na frente no espelho. Se olha em todos os ângulos. Até em ângulos pouco digamos normais…O que falta? Não falta nada. Se falta, é amor…carinho e aceitação por esse ser humano. Ninguém vai fazer isso por você.
A adolescência é um período conturbado. Precisamos dar conta de todos os sentimentos no mesmo dia…. E principalmente olhar para o nosso corpo e aceitar. Ser magra ou gorda não vai dizer que tipo de pessoas você vai se tornar. Mas o teu caráter e suas atitudes perante a vida sim.
Hoje muito se fala em Plus Size…definições se criam todos os dias para deixar “menos” feio para a sociedade o que realmente somos. Feio para eles, sociedade hipócrita que acredita fielmente que ser aceito tem a ver com o físico.
Uma vez li uma frase que nunca mais esqueci: Não tenho vergonha de ser gorda…teria vergonha de ser burra…e graças a Deus isso eu não sou.
E um dia passeando em sites vi uma modelo supeeeeeeeeeeeeeer famosa dizendo: que me perdoem as gordas, ser linda e poderosa é ser magra. Sinceramente, apesar de não ser fã dela…naquele momento meu conceito em relação a ela caiu. Não por que ela disse isso. Mas sim por demonstrar que mesmo com o mundo aos seus pés…a inteligência e a sensibilidade não eram de fato uma qualidade.
Cada um tem sua opinião. E devemos respeitar todas. Mas isso não quer dizer que vamos nos enfiar em um quarto e esquecer do mundo.
O primeiro passo é esse. AMOR PRÓPRIO.
Então se você que está lendo é adolescente ou mãe…ajude na aceitação, mostre que mesmo fora dos padrões tem muita beleza e inteligência guardada ai. Adolescente…não tenha medo de se mostrar…quem se mostra tem coragem e que tem coragem sempre vence. E sabe né…sempre tem alguém de olho.
Acessa ai essa música linda da Cristina Aguilera…e não esquece nunca: Não importa o que eles dizem, você é linda…você é unica.
Vale para os meninos também.
Bezô da Luiza
Quer falar comigo?? Manda e-mail baby: luizalevysexologa@gmail.com