fbpx
05.08.15

Dia Nacional da Saúde com pitadas de Gordofobia!

Hoje foi comemorado o Dia Nacional da Saúde, várias empresas quiseram ser cool e postaram imagens de corpos atléticos e fazendo referência que aquele é o padrão de uma pessoa saudável, teve corpo sem cabeça, mas o tanquinho aparente. Já sabemos que isso não é bem assim a relação entre corpo e saúde.
Todos os corpos podem ser saudáveis em qualquer tamanho e existem médicos, nutricionistas e estudos que compravam que é sim possível ter saúde em corpos gordos.

Dia Nacional da Saúde com pitadas de Gordofobia!
Outro dia a Cida (@avidadacida), postou um texto lacrador sobre essa mania das pessoas em julgarem a saúde alheia no Gordativismo, e em homenagem a essa data super importante onde muitos aproveitaram para propagar mais um pouco de gordofobia, eu compartilho com vocês aqui no blog, na esperança que muitas pessoas possam ler e entender de vez.

A falácia do Papo saudável – Cida Neves

(se você comer e dormir bem, se exercitar sempre e beber água você vai morrer do mesmo jeito)

Já estou há um tempo montando esse texto porque com ele quero deixar o mais claro possível as falhas no discurso gordura x saúde e como através da análise desses “furos” nos discursos conseguimos identificar algumas pessoas que até acham realmente que querem emagrecer por causa da saúde mas querem apenas ser magras e não estão dando mínima para a saúde delas e nem para a de ninguém.
Para isso utilizarei exemplos práticos não para acusar ninguém, apenas para ajudar a desconstruir comportamentos gordofóbicos.

Digamos que uma pessoa (magra ou gorda) diz que não é gordofobica e que se preocupa genuinamente com a sua saúde e a própria saúde, mas ao observar essa pessoa você ouve as seguintes frases:

– Que inveja da fulana de tal, ela come tudo e não engorda!

– Você viu a fulana, ela teve uma dengue (virose, doença, depressão) e emagreceu muito! Está linda! Pelo menos a doença serviu para alguma coisa!

– O sonho de toda mulher não é um homem que a ama e sim comer tudo que quiser sem engordar!

– Fulana foi naquele médico que passa fórmula e emagreceu muito! Ela não sente vontade de comer nada! Já pedi o nome pra ela e vou também!

– Você viu como fulana (conhecida, artista ou qq pessoa) emagreceu? Ela tá LINDA, ÓTIMA!!

Ou comentários parecidos com esses. Ela não está preocupada com a saúde. Ela não quer saber. Ela só quer ser magra e sinceramente, se for a escolha dela e ela respeitar a escolha dos outros sem impor os hábitos dela goela abaixo de ninguém, beleza pura.

Agora essa pessoa está se enganando quando diz que:

. está preocupada com a própria saúde e só por isso ela quer emagrecer, ela pode até se preocupar com a saúde, beleza, mas se isso não resultar em emagrecimento ela vai dizer que não está funcionando.
. está preocupada com a sua saúde por isso está te “dando um toque” para que você “coma melhor” (na maioria das vezes sem nem conhecer seus hábitos alimentares)
. está preocupada com você “estar deprimida” só porque você engordou.

Para concluir, eu gostaria apenas de deixar uma reflexão:

Não seria melhor cuidar da dia própria vida e correr atrás dos objetivos sem querer se justificar e arrastar todo mundo com você?

Não seria melhor respeitar a escolha do outro como única e pessoal, mesmo que você nunca fizesse essa escolha para você?

Não seria melhor viver e deixar viver?

beda

1 comentário // Deixe o seu!

  • Eu sou uma gorda que ouve todas essas frases como indiretas. E não quero emagrecer. Confesso que depois que passei a me amar como sou, a evitar gente com comentários assim, até emagreci. Acho que foi um “detox de gente chata”.

    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *