fbpx
25.07.20

Dia Internacional da Mulher Negra

Hoje dia 25/07 é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Sei que em um primeiro momento vocês podem ler isso e pensar: ” Mas somos todas mulheres, precisa de um dia específico?” Sim precisa , acredite!

Nós mulheres feministas brancas, muitas vezes não damos o devido valor e destaque as mulheres negras, ter uma data assim nos faz lembrar o quanto para elas a caminhada ainda é muito mais difícil. Mesmo os negros sendo a maior parte da nossa população, ainda é muito raro encontrarmos mulheres negras em locais de destaque em nossa sociedade, e sabe por que isso acontece?

Porque enquanto mulheres brancas lutavam pelo direito de ter um trabalho fora de casa, sempre tinha uma mulher negra cuidando e zelando pela família da branca.

As lutas de nossas irmãs negras ainda estão muito distantes das nossas, cabe a nós também o dever de ajudá-las a sair dos subempregos que muitas se encontram.

Mas quero além de convidar vocês para olharem para as mulheres negras com mais amor e oportunidades, a também exaltarem uma mulher NEGRA e GORDA, que vem lutando contra muitas opressões e vem vencendo a cada dia em um ambiente que muitos disseram não ser pra ela.

Mel Soares, tem 37 anos e é uma mulher negra com enorme destaque entre as influenciadoras de moda plus size e empresária do nicho, ela recentemente postou um IGTV muito sincero contando sobre nunca ter sequer estudado sobre racismo (clica aqui), acreditem que até mesmo conhecer mais sobre racismo é um privilégio que muitos negros ainda não tiveram.

Eu que acompanho o trabalho da MEL desde que ela iniciou, sempre a admirei por seus looks maravilhosos e diquinhas de beleza, para mim cada vitória dela é também uma vitória minha, sei bem o quanto o mercado é excludente para mulheres de manequins maiores e para negras e ela mesmo tendo ambas as características conseguiu se consolidar lindamente neste meio.

Mel é uma mulher negra super inspiradora, que tem muito a dizer a todas nós, se alguém aqui ainda não a conhece eu indico muito que passe a acompanhar.

Eu tenho a felicidade de conhecer muitas outras negras maravilhosas, mas através da figura da Mel eu quero exaltar todas as Negras e Gordas que lutam com duas opressões todos os dias e seguem sendo maravilhosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *