Na data de hoje quero parabenizar todos os professores que passaram pela minha vida, mas quero principalmente parabenizar minhas leitoras que exercem essa profissão com tanto amor. <3
Mas o principal intuito do meu post é compartilhar a publicação feita pela da professora Ana Carolina Marcondelli, que lançou a campanha #NuncasoubeoIMC para juntos lutarem pela sua vaga no Estado, ela e outros professores foram impedidos de tomar posse de seu cargo devido o Estado classificar a obesidade como inaptidão. Abaixo transcrevo suas palavras.
“Dentro de casa eu tenho os melhores professores da minha vida: meus pais, que me educaram e me ensinaram o principal: a ter caráter.
Cresci APRENDENDO com excelentes professores, tanto na escola quanto no cursinho e faculdade.
Diante do convívio com tantos que amavam o que faziam, me senti contagiada e quis também propagar o conhecimento, e foi aí que eu também me tornei professora. Acabei caindo no melhor lugar pra se aprender a ser uma: escola pública. Local onde a verdade é nua e crua, onde o desinteresse e burocracia imperam. Há quem diga que lá é só lugar de bandido, o que eu discordei durante estes três anos de trabalho. Lá é lugar de gente, lugar de pessoas que querem aprender e infelizmente lugar das que não sabem o que fazer lá.
Vivemos em um sistema massacrante, num governo que não acredita em nossa classe e só a desvaloriza. Tanto é que hoje, para mim, é parcialmente uma data comemorativa. Fico pensando: “Feliz dia dos Professores!!!” ou “Feliz dia dos Professores????”. Se por um lado eu estou dentro de sala de aula, como CONTRATADA pelo Estado (e impossibilitada de dar aulas no ano que vem porque meu contrato se encerra este ano), por que ainda estou IMPEDIDA de assumir meu cargo como efetiva? Há quase um ano prestei um concurso para efetivar, para levar pra frente o meu ideal de que todos merecem um ensino de qualidade, por mais que seja extremamente difícil e por um motivo RIDÍCULO fui colocada de lado. Sou obesa, sou doente, segundo o Estado, por isso não posso dar aulas. Paradoxo, não? Mas esta é a realidade.
Diante disso, não fiquei e nem ficarei calada. Ainda dentro de sala de aula eu faço aquilo que acho mais correto: ensino meus alunos a PENSAR, mostro a realidade para eles, mostro o quão horrível está a educação, saúde e segurança. NÃO TENHO medo de fazê-los enxergar o mundo ao redor deles. Só assim há uma chance de, quando se tornarem eleitores, votarem em quem realmente leva nosso Estado/ País a sério.
Entretanto, não sou tão infeliz dentro da minha profissão. Este ano fui agraciada com um emprego em uma Faculdade daqui da minha cidade e, se não fosse por isso, não sei o que teria sido de mim. Foi lá que eu redescobri o que é ser valorizado, o que é ter respeito, o que é ser questionada. Todas as vezes que entro em sala de aula, sinto que realmente estou no lugar certo, me sinto PROFESSORA!
As adversidades são grandes, a injustiça maior ainda, mas, inicio meu dia de hoje pensando que independente de onde eu esteja – na escola pública ou particular – NUNCA deixarei de ser a que faz de um tudo para que seus alunos entendam a matéria, mas principalmente, aprendam a PENSAR!
Feliz dia dos Professores àqueles que merecem essa profissão digna e honrada, mas principalmente àqueles que entraram em meu caminho durante a minha vida e me tornaram, junto com meus pais, a pessoa que sou hoje!”
Para ela e todos os professores que hoje estão nesta situação, eu desejo parabéns dobrado, é difícil ter de lidar com o preconceito que te impede de ocupar um lugar que é seu.
A todos vocês professores gordos impedidos pelo Estado de assumir seus cargos, eu desejo força nessa luta e nunca desistam do que é seu de direito.
Mais uma vez reitero que podem contar comigo no que precisarem de divulgar. <3