fbpx
26.05.10

Desabafo da Leitora – Aprendendo a me Aceitar como SOU

Hoje o desabafo é da Ana, ontem conversando com ela no MsNGroup sugeri que ela escrevesse sobre o que estava acontecendo com ela.

Trago para vocês a história de mais uma Gordinha que está se esforçando para ser feliz e está conseguindo.

Eu sempre fui gorda. E não, não vou deixar de ser gorda!. Mesmo que um dia eu emagreça, vou continuar sendo obesa, mesmo que eu pese 50 quilos, ainda serei obesa…no caso obesa “não praticante”.
Tenho 24 anos e ainda lembro que desde que SEMPRE fui forçada a emagrecer, os “adultos” que me rodeavam quando eu tinha oito ou nove anos achavam que seria um grande incentivo para isso se fizessem eu me sentir a pior da humanidade por estar acima do peso. Eu nunca tive a chance de me achar bonita sem ser ridicularizada, com direito a risadas e depreciação dos meus pais e as pessoas que me rodeavam.
Hoje eu olho as minhas fotos de quando eu era pequena e eu era sim, muito linda!.

Quando fiz 14 anos a minha mãe me disse que o maior sonho da vida dela era que eu fosse magra. Perdi 20 kilos e fui “magra” por 7 meses, não era suficiente eu vestir 42, ela chegou um dia em casa com uma calça 38!. Claro, engordei novamente. Foi assim a minha vida toda, quando eu engordava ficava com vergonha de sair de casa e quando emagrecia me sentia vitoriosa. Hoje cheguei a conclusão de que eu já sou vitoriosa por ter sobrevivido a isso.
Consegui o emprego dos meus sonhos (mentira, o emprego dos meus sonhos é trabalhar pouco e ganhar muito ao ponto de ser milionária em um ano, mas é o que todos querem..rs), tenho curso de maquiagem e um amigo que trabalha em uma perfumaria, uma moça estava precisando de representante de várias marcas de perfume e make, ele me indicou e ela me contratou pelo telefone mesmo. Cheguei a vender 5 mil reais em um dia!. Até o dia que ela foi visitar a loja e me viu, na época(final do ano passado) eu pesava 92 kg e tenho 1.60. Fiquei mais uma semana e fui dispensada. Mesmo vendendo mais que todos os vendedores, eu não era “digna” de representar uma Lancôme da vida.

Querem ver a situação ficar mais complicada?. Então lá vai, sou gay. O que eu canso de ouvir? Você é gay pq é gorda e acha que nenhum homem vai te achar bonita. OI?!! Gente, EU não gosto de homem, não importa se ELES vão ou não me achar bonita!.
Seria uma resposta aceitável se eu não fosse gorda… ¬¬. Querem ver complicar mais? Gosto de meninas masculinas, eu gosto de meninas masculinas da mesma forma que todo mundo tem uma preferência,alto, baixo, gordo, magro, loiro,ruivo…enfim. Mas sempre acham que é pq sou gorda e não consigo um homem, juro que pensam isso..e claro, um insulto! As namoradas que eu tive são mais exigentes que muito homem por ai e tem muito mais mulher bonita no mundo do que homens..rsrsrsrs tá, sou suspeita pra dizer.

O meu pai segue a mesma linha, se um dia ele me encontrar assaltada, atropelada e hospitalizada a primeira coisa que ele vai dizer é: Vc tem que emagrecer, onde vc acha que vai chegar desse jeito?. Eles não amadureceram até hoje, ou realmente ter uma filha gorda deve ser pior que uma filha drogada. A verdade é que EU sou mãe da minha mãe, mesmo tendo uma filha com 33 anos, o preparo é zero. A primeira e única vez que eu reclamei pra minha mãe que as crianças da escola estavam implicando e me excluindo por eu ser gorda, ela começou a chorar MUITO e disse: Tá vendo o que vc fez?.
Quando o ponteiro da balança da ginecologista apontou 110kg no mês passado, foi a pior época..fiquei trancada em casa por 4 semanas, chorando e me sentindo a pior das piores e principalmente COM MUITA RAIVA. Ainda não sei ao certo raiva de que ou de quem. Foi quando na terceira semana sem conseguir dormir e só esperando morrer mesmo, pq nada no mundo tinha graça mais…a minha mãe me perguntou o que eu tinha. A resposta foi: vc me disse a vida toda que eu sou quase nada, que só valho se estiver magra; ferrou a minha cabeça e me ridicularizou a vida toda..pronto, vc conseguiu me convencer. Satisfeita?. Disse isso, peguei a única roupa que estava me servindo e fui comer pizza com uma amiga. Ponto pra mim..consegui sair de casa e ainda estou melhorando dessa deprê. Comecei a ler nessa mesma semana milhares de blogs de pessoas que tinham feito a cirurgia bariátrica, marquei para ir a um médico especializado. De repente achei o blog Manual básico da gordinha, li todo em um dia…cheguei a esse blog, depois outro e outro e gente, só ai eu vi que existe vida além da balança!!. Existem pessoas que passaram pelas mesmas coisas que eu e até pior e estão ai, vivendo, sendo felizes e BONITAS. E que sim, eu tenho um valor incalculável!!

Existem pessoas maravilhosas como vocês que tiveram a coragem de expor a vida, os problemas, frustrações e felicidade de uma causa tão ignorada e tão vitima de preconceito, vocês nem imaginam o bem que fazem, mesmo de longe para pessoas que nunca viram na vida.

14 Comentários // Deixe o seu!

  • >Oie…
    Eu tb sou gordinha e minha mãe nunca aceitou que fosse assim… Houve épocas que mesmo com 70 kg( tenho 1,72) ela me achava ENORME, efazia um drama. Vivia a base de remédio tarja preta e dieta… Hoje com 113 kg ainda não me aceito, mas respeito meu tempo. Faço reeducação alimentar, pq meu peso estava afetando a minha saúde e quero poder engravidar de novo. Ja perdi 12 kg e quero perder mais, mas como disse nossa amiga aí.. Nunca deixarei de ser gordinha.. Minha alma é assim. Tenho que me aceitar e me respeitar… e os outros que se danem…
    beijos

  • Karina Williams says:

    >Querida! Concordo com vc quando diz que vc é vitoriosa por ter passado por tudo isso e estar seguindo a sua vida.
    Erga a cabeça mesmo e peite todo mundo que ousar te desrespeitar. Só valorize, quem te der valor, sendo essa pessoa quem for em sua vida: PAI, MÃE, AMIGOS E NAMORADAS. Ás vezes a distância e o desprezo são a melhor saída! Alivia a alma e deixa vc seguir seu curso em paz!
    Quanto a ser lésbica, isso é só mais uma característica sua meu anjo, assim como seus olhos devem ser lindos, suas coxas grossas, seu sorrisso contagiante e etc!
    Se quiser conversar, pode me procurar! Temos muitas coisas em comum, passamos por muitas coisas parecidas e eu estou ótima, feliz e realizada, assim como você se verá um dia!
    Beijos AMORE e fique pra sempre BEM!

  • futura gostosona says:

    >Eu sempre fiz o estilo "gostosa" kkkkk
    Fui engordar após perder um bebê, a dois anos atras.Hoje, dos meus 60 kg (em 1,60,mas era MUITO bem distribuídos) eu fui aos 107 kg.
    Minha mãe, que sempre queria me ver magra(oi?eu tava superbem, até mando foto!kkkkk)agora surtou de vez. Eu não posso olhar – OLHAR – para uma confeitaria que ela começa com sermão …aff
    imagina se digo que quero comer um pudim? Ela acha q é o troço todo!!!
    Mas apesar de tudo, estou melhor. Meu marido cuida muito de mim, ele sabe o quanto a minha cabeça anda abalada, tanto com o bebê quanto com o peso.Eu achei q ele ia pedir o divorcio qdo engordei, mas sabem o que ele fez? TATUOU MEU NOME. mesmo com 47 kg a mais do que qdo nos casamos, ele me ama.Então, existem certos comentários q devem ser ignorados …preste atenção apenas nas pessoas q te erguem, pois, apesar de eu ter certeza de que sua mãe só pensa no seu bem, ela fala sem pensar nas consequências. Esses são comentários destrutivos, pare para ouvir somente os construtivos^^
    E, vamos combinar, né? Conquistar uma mulher, mesmo que tenha uma aparência masculinizada, é SEMPRE mais difícil.Mulheres são mais exigentes.
    Então, considere-se uma vitoriosa!!!

    Beijocas!!!

  • Papu Morgado says:

    >Muito bom o depoimento, porque muitas pessoas passam por isso e acham que ser maltratado pela família, aquele lugar no qual deveríamos ser amado incondicionalmente, é algo normal. Ser maltratado NAO é normal em circunstância NENHUMA. Eu não tive este problema tão grande na família, mas tive um namorado que me detonou por muito tempo e demorei mto tempo para superar e entender que se ele não gostava de mim como eu era, se queria um outro corpo o problema não era meu. Os pais as vezes descontam suas frustrações nos filhos e as vezes ter um filho gordo é visto como um fracasso. O que eles não percebem é que ao tentar "ajudar" em geral atrapalham, e muito. Parabéns pela coragem Ana, você é uma vitoriosa sim! bjos

  • Amanda G. says:

    >Ana, muito linda essa sua força de vontade pra se aceitar e ser feliz! Parabéns, continue assim SEMPRE!
    Lendo depoimentos como o seu, e alguns outros, eu vejo o quanto sou sortuda e o quanto quero criar meus futuros filhos num mundo diferente.
    Até os 8/9 anos eu era magrinha e pequenina, vestia roupas de 6/7 anos ou ate menos. Quando fiz 10 anos, comecei a esticar e a engordar. Hoje tenho 1,83m de altura e pouco mais de 100kg. Durante meus 24 anos de vida, meus pais JAMAIS me trataram pior por eu estar fora do peso "ideal". Claro que algumas vezes conversavam comigo, para que eu moderasse a comida e fizesse algum exercicio, mas era uma questão de saude e nao de estética.
    Por ter essa base forte dentro de casa, sendo muito amada e aceita do jeito que sou, o que as pessoas falavam nao me incomodava. Em alguns momentos da minha vida fiquei chateada por não poder pegar emprestadas as roupas das amigas, ou por não poder vestir exatamente o que estava na moda, mas nunca me deprimi ou martirizei por isso.

    Torço MUITO pra que esse mundo mude!
    Pra que quando eu tiver filhos, eles possam ser o que são sem medo, sem vergonha e sem pudores.
    E torço pra que vc, Ana, busque cada dia mais e realmente encontre a sua aceitação pessoal. Pq é só assim que podemos encontrar a felicidade que tanto sonhamos.
    Tenha força querida! E ignore criticas que não te acrescentem nada, não vale a pena chorar por causa de pessoas idiotas.

    Seja feliz!
    Te desejo do fundo do coração!

    Bjuuus!
    Amanda.

  • Anonymous says:

    >Amada…
    Saiba que o valor das pessoas estao em seus corações, atitudes, pensamentos e nunca no tamanho de sua cintura ou peso. Saiba que tambem sou gordinha e quer saber??? Nçao vou deixar nunca de comer porque eu AMOOOOOO… Me acho linda e perfeita. As pessoas ao meu redor me amam pela alegria e felicidade que eu transmito. Olhe para dentro de voce e saiba o quao maravilhosa voce é!!!!!!!!!! Tenho certeza que voce chega lá!!!!!!!!!!!

  • Daia Dias says:

    >Mais pior que viver com o préconceito, é viver com dois, o fato de ser gorda e gay.

    Minha familia tbm enxe a minha cabeça e tal's, também diziam que eu não iria arrumas namorado.

    Hoje eu não ligo mais e vou até me casar.
    Eu não saiu de casa, e pessoas dizem que não saiu pq me sinto gorda, NÃO, não saiu pq amo ficar em casa, vou a show's que me interessa.
    Pensei em fazer a cirurgia tbm, para eles pararem de me enxer, mas NÃO, vou emagrecer? Sim, alguns quilinhos, pois estou com 141 e isso esta me encomodando, mas ficarei magra? Não, meu namorado disse que 80 quilos esta bom.

    E dai se vc é gorda?? E dai se vc gosta de meninas?É assim em todas as familias de gordinhas, pode acreditar. Dói? É chato ouvir? Mas é igual o vitrio( acho que é esse o nome da doença que tenho no olho), umas manchinhas pretas que tenho no olho, um dia vc se acostuma e até esquece. Eu nem ligo mais para o que dizem, o pior é que eles sabem, pq falam: __ Vc não esta nem ai né?
    Mas continuam, então quando vc se sentir magoada, se tranque em casa, mas entre nos blog's e desabafa conversa com pessoas que te entende.
    E nunca, mas nunca fique com depre, por pessoas que não te entende…

    Crie um blog ……..
    E vamos ser felizzzzz

    Bjusss

  • >Ana, eu tenho 47 anos e o que eu queria mesmo era sentar e ter uma conversa MUITO SÉRIA com a sua mãe…garanto que ela ia sair bem "chacoalhada" da conversa. Mas se vc quiser uma mãe substituta, estamos aqui para te ouvir e te dar força!! Fui uma criança de peso "normal", mas comecei a engordar depois de ter sido abusada sexualmente aos 7 anos por um primo de 17. Durante a adolescencia meu peso variava conforme o meu humor, mas cheguei à vida adulta com peso "OK" (mas nunca fui magra). Depois de casada e tres filhos, o peso degringolou de novo, e só agora aos 47, com um diagnóstico de DM tipo 2 é que estou aprendendo a me re-educar (embore adore cozinhar – e comer). Força aí, gaorta, vc pode tudo o que quiser!!

  • >É muito triste ver com tanta frequencia tantos casos de crianças sofrendo pressão descabida dentro do próprio lar, desde a mais tenra infância por motivos torpes. Pais que investem eprojetam nos seus próprios filhos uma vida de “sucessos”, fantasias, riquezas, conquistas e sonhos que jamais tiveram e jamais conseguirão ter em suas próprias vidas são mais comuns do que banana na feira. Beleza abundante para arrumar um bom casamento e um bom emprego é requisito básico. Até mesmo por razões bem egoístas. Um filho rico e bem sucedido costuma ser sinônimo de uma velhice tranquila e confortável para os pais.

    “Vamos lá filhão! Faz o que eu digo, mas não faz o que eu fiz quando eu tinha a sua idade. Você precisa ser um VEN-CE-DOR!” Eu considero o desabafo da leitora Ana a ponta de um enorme iceberg em nível mundial, que ninguém enxerga claramente.

    Concordo com todos os comentários e também acho muito lindo essa sua força de vontade e coragem para superar tudo e ser feliz. Lutando contra todas as adversidades o tempo todo. Muita força para você e votos sinceros de muitas felicidades em sua vida.

    TS

  • >Certa vez, ao ver uma reportagem sobre bulimia, minha mãe me deu a sugestão: "Filha, pq vc num tenta fazer isso? Vomita depois de comer pra ver se vc emagrece"

    Parece piada de mau gosto, mas é a mais pura verdade…

    Essas mães… tcs tcs tcs

  • Anjo Pimenta says:

    >FIQUEI EMOCIONADA COM O SEU DEPOIMENTO!!!
    NUNCA PASSEI POR PRESSÕES PSICOLÓGICAS POR SER GORDA EM CASA, GRAÇAS À DEUS…MAS SEI QUE ISSO EXISTE E MUITO POR AÍ…EU SOU PLUS SIZE DESDE O COMEÇO DA ADOLESCÊNCIA, E HJ TENHO UMA FILHA LINDA, QUE TBM É GORDINHA…`A BASE NA EDUCAÇÃO, CONSTRÓI O SER HUMANO… NÃO CULPO A IGNORÂNCIA DE SEUS PAIS, POIS PROVAVELMENTE ELES FORAM EDUCADOS DESSA MANEIRA, ELES DEVEM ACREDITAR DE VERDADE QUE OQ ELES EXIGEM DE VC É O CERTO, E QUE VAI TE FAZER BEM… MAS DÓI MUITO RECEBER ESSE TIPO DE TRATAMENTO DAS PRIMEIRAS PESSOAS QUE DEVERIAM NOS FAZER SENTIR IMPORTANTES E AMADOS… NUNCA PASSEI POR ESSA PRESSÃO PSICOLÓGICA POR SER GORDA, MAS SOFRI OUTROS TIPOS DE VIOLENCIA DE MINHA MÃE, TANTO PSICOLÓGICAS COMO FÍSICAS… E SEI BEM COMO DÓI SER DESACREDITADA POR PESSOAS QUE AMAMOS TANTO (MESMO AS VEZES TENDO VONTADE DE ODIAR, SEM MUITO SUCESSO) E QUANDO TIVE MINHA FILHA, QUEASE SEGUI O MESMO ERRO DE MINHA MÃE, USANDO VIOLÊNCIA COMO FORMA DE EDUCAR… MAS GRAÇAS À DEUS, CONSEGUI CAIR NA REAL À TEMPO E AGORA TENHO UMA BOA RELAÇÃO COM AS DUAS, MINHA MÃE E MINHA FILHA… ACHO QUE ESSA ESTÓRIA DE QUE MAUS TRATOS NA EDUCAÇÃO DE BASE É HEREDITÁRIO, E USAR ISSO COMO JUSTIFICATIVA, É INACEITÁVEL… POIS SE O CARA PASSOU POR ESSE TIPO DE SITUAÇÃO E TEM LEMBRANÇAS RUINS (PQ NINGUÉM GOSTA DE LEVAR SURRAS, SER RIDICULARIZADO E XINGADO)COMO PODE DAR CONTINUIDADE A ESSE CICLO VICIOSO…É SÓ SEGUIR O SEGUINTE RACIOCÍNIO: EU PASSEI POR ISSO, NÃO GOSTEI, ENTÃO NÃO VOU FAZER MEUS FILHOS PASSAREM PELO MESMO CONSTRANGIMENTO, POIS QUERO QUE ELES TENHA LEMBRANÇAS FELIZES DA SUA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA, NA SUA FASE ADULTA… SÓ O PSICOLÓGICO DO SER HUMANO NÃO FUNCIONA DE MANEIRA TÃO PRÁTICA, E INFELIZMENTE, VAMOS OUVIR ESTÓRIAS COMO AS SUAS E AS MINHAS, POR MUITAS GERAÇÕES AINDA…
    MEUS PARABÉNS PELA FORÇA E CONTINUE NA LUTA, POIS VOCÊ VAI VENCER… UM PASSO DE CADA VEZ!
    BEIJINHOS MEUS
    ANJO PIMENTA…
    PS* GOSTARIA DE CONVIDÁ-LA PARA CONHECER MEU BLOG. http://ggrandemulher.blogspot.com/

  • Lilás Neon says:

    >Querida, como quase todo mundo que comenta aqui, também sou gordinha. Hoje nem tanto, pq estou fazendo dieta por causa da minha saúde, mas me acho linda do jeito que sou. Mas nem sempre fui assim. Tive um namorado que me fez sentir a última das mulheres porque eu engordei enquanto estava com ele. Namorei por 5 anos com ele, e achava que eu tinha que ficar com ele pq ninguém mais ia me querer, ou seja, achava que ele tava me fazendo um favor. (É mole????) Quando me libertei disso, fiquei um tempo traumatizada, mas depois comecei a me descobrir uma mulher atraente,sensual, mesmo estando gordinha. O X da questão é saber usar roupas e ter atitudes que me valorizem. Não deixo ninguém me colocar para baixo. E vc, também não pode deixar. Ninguém vai te amar e respeitar se você não fizer isso por você. Nunca se esqueça… Você é a pessoa mais importante que existe, independente do que as outras pessoas te dizem. Azar de quem não pensa isso. Está perdendo uma grande oportunidade de estar perto vc. Isso deve ser seu mantra, mas não somente da boca para fora… Deve estar incutido em seu coração. Um beijo grande…

  • A Gordinha says:

    >Kalli,
    Esse depoimento tem a ver com muitas gordinhas…
    Depois de tantos comentários eu só queria dizer à Ana que ela escreve muito bem e que talvez a mãe dela, mesmo sem o menor "jeito" e sem a menor "delicadeza", no fim, queria o bem dela… algumas mães são assim… demonstram o amor de uma maneira estranha, uma maneira que as vezes nos confunde e machuca ainda mais…O melhor de tudo é que ela vai superar a deprê e ser muito feliz!

  • Claudia says:

    Eu sempre fui gorda. Em 2 ou 3 momentos consegui emagrecer para, 6 meses depois voltar a engordar. Tenho 38 anos e já passei dos 100kg. Em casa ouço piadinhas do meu pai e meu irmão, ouço que eu sempre recuso ajuda dos meus pais. Minha mãe marca consultas médicas para mim, sem me avisar, tipo endocrino, nutricionista, cardiologista, e diz que faz o papel dela de mãe. Não me lembro quando foi a última vez que ouvi um elogio qualquer dos meus pais sobre minha aparência. E sempre foi assim. Sempre me fizeram sentir um lixo. Dessa última vez que engordei novamente, decidi que nada tiraria minha auto estima. Está sendo tão difícil… Não sei como lidar com meus pais, fico tão triste com isso, e olha que tenho 38 anos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *