Olá Pessoal!
Meu nome é Mônica! Sou farmacêutica, gordinha,blogueira, casada, mãe de um pimpolho de 1 aninho e sempre fui completamente apaixonada pelo maravilhoso mundo dos cosméticos, perfumes, maquiagem e afins! Meu amor pelos cosméticos me levou a fazer vários cursos sobre o assunto como o de cosmetologia, formulações cosméticas, doenças dermatológicas, entre outros.
Durante 3 anos trabalhei em farmácia de manipulação e quando fui desligada da empresa, após o nascimento do meu filho (hoje com 1 ano), decidi me dedicar ainda mais à minha paixão cosmética e me especializar na área de maquiagem, que eu considero uma verdadeira arte.
Eu já tinha feito vários cursos de auto-maquiagem, mas senti a necessidade de fazer um curso mais completo, então comecei a fazer cursos de maquiadora profissional.
Quando a Kalli me convidou para escrever uma coluna com dicas de cuidados com a pele, cosméticos e maquiagem, fiquei mega feliz e me senti honrada!
Espero que vocês gostem e participem enviando suas dúvidas, críticas e sugestões!
Eu fiquei um tempão pensando no tema do meu artigo de hoje e cheguei à conclusão de que o ideal seria nós aprendermos a cuidar bem dos nossos produtos de beleza, antes de partimos para as dicas sobre utilização. Então, vamos lá!
Você sabe cuidar bem dos seus cosméticos?
Estes cuidados são necessários porque mudanças bruscas de temperatura, especialmente o calor excessivo e luminosidade, podem desestabilizar as formulações, provocando por exemplo, a separação de fases de um creme, ou induzindo pequenas reações químicas entre os componentes da fórmula fazendo com que o produto perca parte de suas características originais.
A umidade, além de favorecer o crescimento de microorganismos, especialmente fungos, também promove mudanças em alguns produtos mais secos, como sombras e pós, que muitas vezes acabam até perdendo sua função.
2 – Evite a contaminação do seu produto e o ajude a durar mais tempo.
Evite introduzir os dedos nos potes de cremes ou molhá-los diretamente no frasco, no caso de perfumes. Dê preferência ao uso de espátulas ou válvulas spray.
Em nossos dedos existem partículas de óleo, poeira, células mortas, microorganismos… Cada vez que colocamos a mão suja dentro do produto, o estamos contaminando, dando margem ao crescimento de microorganismos ou a adulterações da fómula como mudança do cheiro, alteração na coloração e perda de suas propriedades.
3 – Prazo de validade
O prazo de validade de cosméticos é estabelecido através de estudos de estabilidade das formulações e seguindo normas e leis pré estabelecidas pela ANVISA.
Este prazo indica durante quanto tempo aquela determinada formulação conseguiu manter suas propriedades e características em condições normais de umidade, temperatura e pressão.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre usar ou não usar produtos cosméticos fora da validade, então vamos a algumas dicas.
O ideal é sempre usarmos produtos dentro do prazo de validade para termos a garantia do fabricante no caso de qualquer problema que ocorra em decorrência do uso do produto.
Se o produto for de grau 2, que são aqueles produtos que podem de alguma forma interferir na saúde, como por exemplo produtos de tratamento facial ou corporal (anti-sinais, anti-celulite, anti-acne, etc…), fotoprotetores e produtos infantis,entre outros, o prazo de validade deve ser obedecido sempre!
Meninas e meninos (meninos sim senhor! Quem disse que homem não pode gostar de se cuidar?), tomando esses cuidados vocês vão tirar muito melhor proveito dos produtos de vocês!
Um beijo carinhoso e até domingo que vem!