Hey pessoas… tudo bem? Então quem vem sempre aqui no blog já me conhece, e sabe que sempre falo de Bullying, e devem até pensar “mas ela só fala disso…”.
Hoje venho com um discurso um pouco diferente, não me lembro bem se foi no blog ou no face que já contei como começou meu interesse pelo tema e que sofro de Bullying na faculdade. Então vou relembrar rapidinho haha
Desde os 12 anos sou gorda, em todo ensino fundamental e médio nunca sofri Bullying, ao entrar na faculdade de Pedagogia, me deparei com a situação, e me tornei alvo de duas colegas de sala, não sei o que as motivou a me “eleger” como alvo, mas depois de ler muitos livros sobre o tema e ter um certo embasamento, posso dizer que foi pela minha condição física e por eu ser tímida, sempre calada e na minha, era um alvo fácil.
O Bullying que ocorre comigo é na forma indireta, são apelidinhos, risadinhas, deboches, coisas que ao longo do tempo reclamei com a coordenação do curso e não obtive soluções. Tudo isso foi me abalando, e eu que antes era uma aluna exemplar, 1º e 2º período, fui deixando de ir as aulas para evitar o sofrimento… meu rendimento sempre mantive alto, mesmo não frequentando muito as aulas, e isso também incomodava, e eu ouvia comentários do tipo “injusto ela ter nota maior, ela nem vem na aula” uma criancisse total. Com tudo isso fui ficando deprimida, e não sentia vontade de ir na aula, no 5º Período, para fugir da minha realidade da sala, me matriculei em outra faculdade, assim ocupava minha mente e pensava menos nisso… o tempo foi passando e eu levando.
Hoje faltam poucos meses para me formar, e logo esse “inferno” acaba, o que não esperava é que faltando tão pouco a situação iria piorar. Hoje fomos tirar as fotos para os convites, e como todas, eu também estava animada, até o momento em que notei que não havia uma beca para mim… eu tinha ficado com uma beca de amostra para ver o tamanho, e a beca da foto tem uma capa… ao perceber que não havia, minha primeira reação foi stress, e comecei a chorar… resolvi que iria embora, e amigas de sala e a coordenação me convenceram a ficar… a solução foi tirar a foto individual com uma beca emprestada (que so fechava em cima) e na foto em grupo ficar atras… e lógico de brinde em todas as fotos vem a cara de choro, mas não pela emoção do momento, e sim por ser mais uma vez vítima de preconceito.
O que achei curioso é que: Como o Fundo de Formatura pode esquecer a beca de uma aluna? Foi algo armado? Pois as duas bullies são do Fundo de Formatura… bem suspeito né…
Ao indagar sobre o porque de minha beca não ter vindo, recebi de uma das bullies a seguinte resposta em tom irônico “você assinou a folha que anotava a numeração da beca?” NÃO, EU NÃO ASSINEI E VOCÊ SABIA ¬¬, no dia de experimentar as becas e assinar esse papel nenhuma me servia e levei para casa a 3G para que minhas irmãs me ajudassem a ver se o tamanho estava bom, no outro dia cheguei na sala e avisei a ela “Fulana, minha beca vai ser a 3G mesmo tá.” Quando disse que avisei para ela mesma, ela me indagou “avisou o moço da beca?” NÃO, NÃO AVISEI POIS VOCÊ NÃO PASSOU O TELEFONE DELE ¬¬.
Com toda essa ironia e o histórico dos fatos que ocorria em sala, é impossível eu não imaginar que tudo foi armado para que eu passasse por mais essa situação. Realmente só queria saber o que as levam a fazer isso?
Fica aqui o desabafo de uma agredida pelo Bullying.
PS: Na minha cidade não existe nenhuma empresa que trabalha com Becas, então eu não tinha mesmo opção para a situação. E estudo na única faculdade da cidade, caso tivesse outra opção eu já teria saído.
Post escrito por Lara Fonseca, que também pode atender como minha irmã.
A Lara tem 23 anos, graduanda em Pedagogia e Matemática, pesquisadora sobre Bullying.
Acompanha o movimento plus mas bem de longe.