fbpx
17.05.10

APAE Cubatão – Vamos Ajudar

Acabei de assistir a mais uma prova da ineficiência dos governos brasileiros.

A APAE de Cubatão, uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que atende mais de 150 pessoas com deficiências múltiplas, desde paralisia cerebral, autismo até síndrome de down, parou de receber a verba da prefeitura, a qual tinha direito, por suspeita, isso mesmo, suspeita de irregularidades na sua prestação de contas.

A prefeitura desamparou a unidade, retirando além da verba, os ônibus que faziam o transporte desses alunos especiais até a casa-escola, onde os mesmos eram amparados, acolhidos, tratados e integrados à sociedade.

Dos 75 alunos esperados para as aulas de hoje, somente 14 apareceram, devido a dificuldade de locomoção que muitos enfrentam dentro de suas limitações e por que muitas vezes estão em cadeiras de rodas.

Detalhe: a prefeitura também não oferece transporte público eficiente para deficientes físicos. ( Um contra senso? Será?)

A prefeitura alega estar atendendo essas pessoas em um outro local, que estaria igualmente preparado, também veicularam imagens (Jornal A Tribuna 1ª Edição- 27/04/2010) de uma nova casa que está sendo construída para dar continuidade ao programa que os alunos especiais vinham recebendo.

Gostaria de poder olhar a prestação de contas dessa obra em particular e pedir para que a mesma fosse avaliada por uma junta composta por pessoas da sociedade, para que essas pessoas tranquilizassem o meu coração e me dissessem que nessa obra, somente nessa obra, não há irregularidades na prestação de suas contas, nem favoritismo em suas licitações, nem super faturamento dos materiais utilizados. Eu realmente queria o que nunca poderei ter: um retrato transparente de uma obra de governo.

Mas o que realmente me espanta nessa situação é a falta de preparo dos órgãos envolvidos, que parecem ou finge desconhecer as dificuldades de adaptação que as pessoas com as doenças descritas acima enfrentam perante qualquer mudança de rotina em suas vidas. Não é como trocar alunos do ensino fundamental de uma escola para outra. Essa troca de ambiente não deveria estar sendo realizada dessa maneira, calçada sobre tamanho descaso e falta de preparo por parte das pessoas competentes (que de competentes parecem não ter nada!)

Além do desamparo que essa troca de ambientes está gerando para os alunos especiais e seus familiares, há também a questão da insegurança, que com certeza afetará negativamente o desenvolvimento dessas pessoas especiais.

Foi com esse total descaso que a prefeitura lidou com esse assunto. Sem delicadeza, sem humanidade, sem comunicação e sem organização.

Se há dúvidas quanto à prestação de contas da APAE Cubatão (informação essa negada pelo advogado da mesma no programa Ação e Reação da TV Santa Cecília, 24/04/2010) que essas sejam resolvidas administrativamente, sem que as pessoas que se beneficiam do programa sejam prejudicadas, troca-se o tesoureiro (a) continua-se a bem feitoria. Certo? Pra mim é tão simples e muitas vezes apenas uma questão de fé, boa índole e organização.

Vislumbro interesses escusos e pouco nobres por parte dos governantes nesse caso.

Pra que uma nova obra, uma nova casa para atender essas pessoas, se o espaço já existe e já se trabalha de maneira eficiente?

Seria eu injusta em pensar assim e ter essas idéias? Ou já estou condicionada a pensar assim, tamanho o número de vezes que me vejo presa dentro desses mesmos pensamentos?

Enfim, a boa notícia é que a APAE Cubatão não irá desamparar seus alunos e pretende continuar realizando seu trabalho a despeito de tudo isso, mesmo parecendo que tudo isso é uma mera fantasia mirabolante criada pela cabeça doente das autoridades.

A APAE Cubatão, juntamente com o apoio da Petrobrás, iniciou um projeto de cunho ambiental, o Reação Sustentável, onde a reciclagem do óleo de cozinha resulta na fabricação de sabão para limpeza.

Em breve a APAE Cubatão estará comercializando esse sabão para empresas e pessoas físicas.

Além disso, a APAE Cubatão também aceita doações em dinheiro que podem ser depositadas na conta corrente da entidade.

São pessoas como as que fazem parte da equipe de trabalho da APAE Cubatão que merecem o meu respeito e toda a minha admiração. São por essas pessoas que escrevo e é por elas que pretendo fazer com que muitas pessoas leiam essa mensagem. O trabalho dessas pessoas não pode ser em vão e não pode deixar de existir por que foi decidido por alguém, de dentro de um escritório qualquer, que a verba não seria mais repassada.

Eu escrevo também para os meus irmãos que não tiveram a sorte que eu tive em nascer com minha saúde mental equilibrada. De poder ter a voz ouvida pela sociedade, nem que pra isso muitas vezes eu tenha que gritar, mas eu, ao contrário deles, tenho o poder de impor os meus direitos e exigir que a justiça seja feita, sempre! E se eles não podem lutar com essa força, eu luto por eles, porque de algum outro jeito eles me fazem acreditar na beleza da vida e na existência única e plena de cada ser que cruza o nosso caminho, porque simplesmente existe e sempre existirá uma razão.

Por isso, vamos fazer a diferença e nadar contra corrente, somos várias andorinhas… Dá pra gente fazer um verão… (apesar de ser outono!)

Que tal ajudar? Se você não pode dar dinheiro e nem comprar sabão, você pode espalhar essa mensagem para os seus amigos e pedir para eles repassarem para os amigos deles, espalhe isso na sua empresa, quem sabe seu chefe não resolve comprar sabão pra ajudar?

Faça alguma coisa! Alguma parte sempre vai lhe caber!

APAE Cubatão

Rua Marechal Deodoro, 245

Vila Elisabete

Cubatão- SP CEP: 11550-010

Telefone: 013. 3361. 5521

Projeto Reação Sustentável

Doação de Óleo/ Compra de Sabão para Limpeza

Falar com Gena Paula Castro

Doações

Banco Nossa Caixa

Agência 0258-5

C/c.: 04.001.144-4

APAE Cubatão

CNPJ: 03976035/0001-59

Fale com a APAE Cubatão

e.mail: comunicao@apaecubatao.org.br

Texto: Karina Williams

karina.williams@gmail.com

Proprietária da Grife de Pijamas Plus Size Ana Joana

2 Comentários // Deixe o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *