Sempre abri espaço aqui no blog para reclamarmos a falta de mulheres negras na moda plus size, quando o Africa Plus Size fashion Week Brasil surgiu eu fiquei muito feliz em ver que existiam gordas e negras dispostas a se inserirem no mercado plus size. Lembro que na época tentei fazer uma matéria aqui para o blog, mas não consegui contato, mas ontem quando recebi esse release eu fiquei imensamente feliz com a conquista delas. <3
É muito gratificante ver mulheres negras se destacando no mercado plus size, e ver mulheres gordas sendo destaque em evento Afro. Isso é ocupar todos os ambientes possíveis, para o meio plus size elas levam o debate do racismo, já no meio Afro elas levantam o empoderamento da mulher gorda.
Já quero ser amiga delas, que mesmo vivenciando duas grandes opressões estão resistindo e divando por onde passam.
Africa Plus Size fashion Week Brasil realiza desfile para celebrar o Dia da Mulher Negra
No mês de julho comemora- se o Dia internacional da Mulher Afro- Latina e Caribenha e para celebrar essa data o Africa Plus Size fashion week Barsil fará desfile no Mercado Afro, evento focado em cultura afro pop. Com proposta de mostrar as tendências de moda afro plus size, a apresentação vai além, pois trabalha a auto-estima e auto-afirmação da mulher negra e gorda na sociedade.
Através da seleção do casting, o coletivo de moda traz à passarela o seu primeiro debate: a diversidade. Ao todo são 15 modelos, cada uma com sua particularidade, seja no tamanho do corpo ou na tonalidade da sua pele, derrubando de vez o mito de que toda negra tem o mesmo tom de pele e toda mulher gorda tem o corpo igual.
O projeto busca entre outras causas, incluir a mulher negra e criar um protagonismo dentro do universo plus size, que ainda é muito pouco. Os desfiles apresentarão acessórios étnicos e moda afro urbano , todos mostrados em apresentações performáticas, com a temática Formation e ancestralidade. Luciane Barros, diretora do APSFWB, fala sobre participação em eventos como esse que celebram a nossa existência e ancestralidade. “O que buscamos não só nestes eventos em si, mas em todas as apresentações que fazemos é reforçar nosso protagonismo enquanto mulheres negras e gordas. A gente busca ganhar visibilidade através da valorização da nossa estética. Visto que já somos mais da metade da população brasileira, esse trabalho precisa ser feito com certa urgência.”
Sob a curadoria da Loo Nascimento, o evento que acontece dia 23 e terá além do desfile, uma programação extensa que leva diversas marcas com referências étnicas, seja em seus produtos, criadores ou público a quem se destina estarão presentes no evento. Vai rolar moda, design, gastronomia, oficinas, bate-papo, bebidinhas, música e dança.
MERCADO AFRO
Onde: Avenida paulista, 735 – Club Homs
Quando: 23 de Julho
Que horas: 16h
Quanto: Entrada Franca