Um grupo de alunos da Universidade Estadual Paulista organizou uma “competição”, batizada de “Rodeio das Gordas”, cujo objetivo era agarrar suas colegas e tentar simular um rodeio.
A agressão ocorreu no InterUnesp 2010, realizado em Araraquara, de 10 a 13 de outubro.
Roberto Negrini, estudante do campus de Assis, um dos organizadores do “rodeio das gordas” e criador da comunidade do Orkut sobre o tema, diz que a prática era “só uma brincadeira”.
Segundo ele, mais de 50 rapazes de diversos campi participavam. Conta que, primeiro, o jovem se aproximava da menina, jogando conversa fora. Em seguida, começava a agressão.
“O rodeio consistia em pegar as garotas mais gordas que circulavam nas festas e agarrá-las como fazem os peões nas arenas”, relata Mayara Curcio, 20 anos, aluna do quarto ano de psicologia, que participa do grupo de 60 estudantes que se mobilizaram contra o bullying.
As vítimas não querem falar sobre o assunto. “Uma das meninas está tão abalada que não teve condições de voltar à faculdade. Teme ficar conhecida como ‘a gorda do rodeio'”, afirma a advogada Fernanda Nigro.
Negrini afirmou que o objetivo não era ofender ninguém. Magras também eram agarradas, ele diz. Negrini disse que se arrependeu do que fez. Conta também que propôs ao Diretório Acadêmico uma “autopunição”.
Matéria retirada daqui.