Quem é gordo provavelmente já passou por alguma situação de preconceito em consultórios médicos, constantemente vejo relatos de pessoas que foram no médico por qualquer motivo banal e foram obrigadas a ouvir que precisavam emagrecer pela sua saúde. Infelizmente a Gordofobia e os Médicos possuem uma relação muito íntima.
No início da semana uma mulher Gorda que vou tratar como Mana, veio me relatar um episódio em que ela foi muito mal tratada no médico e vou reproduzir o que ela me contou.
“Fui há umas duas semanas no ginecologista, e o Doutor me olhou torto, me tratou super mal, disse que não tinha estrutura para atender alguém do meu peso, pois. a cadeira ginecológica dele só suportava até 100 kg. De cara ele já acabou com a minha autoestima.
Eu falei com ele que estava em processo de bariátrica, que o peso foi em consequência da minha rotina de trabalho ( tenho uma rotina agitada com dois empregos, chegando em casa normalmente depois das 22h e por consequência como em horário errado e vou dormir tarde e etc.) .
Mas nada adiantou, ele parecia estar vendo um monstro, não importava ali o que falasse. Insisti e contei a ele que estava com um sangramento e que minha menstruação costumava ser irregular, justamente por conta do peso, passava muito tempo sem menstruar e quando vinha passava longos períodos menstruada, mas queria checar se estava tudo bem, era mesmo uma prevenção da minha parte um cuidado com meu corpo e minha saúde.
Porém, ele não se conteve em recusar me atender.
Ele enumero uma série de doenças que poderiam estar ocasionando o sangramento, como câncer de útero, mioma, endometriose etc..
Sai da consulta arrasada e preocupada, acabei indo em um pronto-socorro, onde consegui que fosse feto todos os exames e eu pude saber que estava tudo bem, que meu sangramento era apenas hormonal.
Como estou no processo para a bariátrica, tenho visitado muitos médicos e nunca fui tratada assim antes, mesmo com peso elevado eu sou ativa e não estou paralisada em uma cama, mesmo se eu estivesse ele poderia ter me tratado daquela forma.
Infelizmente este imbecil se sentiu no de dizer todas essas coisas para mim… Eu tenho certeza que não sou a única gorda a passar por isso, deve estar cheio de médico bruto tratando outras mulheres como nós, como se fossem um saco de lixo, com asco mesmo, pois foi isso que percebi nele.”
Mana é de Manaus tem 27 anos e uma carreira de sucesso, uma autoestima legal (acompanha o blog desde o início) e vive com um sorrisão nas fotos, mas isso não a impede de vivenciar a Gordofobia dos Médicos. Médicos que tinham como dever amparar pacientes! Optam por humilhar e generalizar como doente, todo e qualquer gordo que os procura. Infelizmente ele não é o único.
Por comportamentos assim como o deste Doutor, muitas pessoas gordas acabam por evitar médicos ao máximo, afinal ninguém curte ser humilhado, só que evitar não é a melhor solução.
Assim, como qualquer pessoa devemos fazer exames periódicos e manter a saúde em dia, sei que é difícil, mas o melhor nesses casos é tentar responder aos médicos e não voltar para casa “entalada” com o preconceito dele.
Não se culpem por serem gordos, os culpem por não saberem lidar com a diversidade e preferirem generalizar doenças, ao invés de investigar a causa real.
Sei que a Mana, não foi a única a passar por isso e os comentários estão abertos para vocês contarem seus “causos”. Quem sabe um dia a classe médica tenha vergonha de atitudes como essa, e comecem a nos respeitar como merecemos.