29.11.15

A Força e a Beleza da mulher Negra!

Na semana passada me deparei com um ensaio MARAVILHOSO em meu feed do Facebook, fui vendo as fotos e me encantando com a beleza da moça e todo o cenário das fotos, a forma delicada de se retratar a beleza da mulher negra, mas uma coisa me encantou ainda mais. Todos os envolvidos na realização dele são da minha cidade (e cidade a 10kms). <3
Como todo mundo sabe, eu moro no interiorrrrrr de MG, onde pouca coisa muito legal acontece haha, e é por isso que eu estou totalmente apaixonada em ver algo tão legal feito na Cidade Garbosa. *_*
Como sabemos bem a origem da mulher negra no Brasil é bem trágica, foram muitos anos de escravidão e ainda precisamos lutar dia a dia para que a IGUALDADE seja realmente efetiva. Mas ver uma mulher tão linda como a Cíntia Santos posando como viveu muitas mulheres do passado foi algo muito maravilhoso. Nessas fotos eu vejo a Força e a Beleza da mulher Negras, temos nela a visão que mesmo em meio aos sofrimentos de uma vida de escrava, elas conseguiam ser maravilhosas e até sorrir.
O ensaio foi idealizado pelo fotógrafo Murilo Borges em 2013,  faz parte do seu TCC, foi realizado fotos com  10 modelos negras, a ideia era não modelos profissionais, e através das cores e composição mostrar a beleza da mulher negra. (Para assistir ao vídeo de apresentação do trabalho é só clicar aqui.)

Sei que ficou fantástico e hoje quando eu soube que essas fotos são de 2013, fiquei frustrada, eu queria ter conhecido elas antes e mostrado a todo mundo que acompanha o blog. Mas antes tarde do que nunca, né? Confiram as fotos que fizeram o meu coração sorrir na última semana.

A Força e a Beleza da mulher NegraA Força e a Beleza da mulher Negra12232777_1510116609316191_8491853861284001452_oA Força e a Beleza da mulher Negra

12244819_1510117389316113_441399960459314517_oA Força e a Beleza da mulher Negra

Créditos
Modelo: Cíntia Santos
Produção e Styling: Cristiano e Murilo Borges
Maquiagem: Cíntia Santos
Fotografia: Murilo Borges
Agradecimentos: Joselia Gomes pelo apoio e estímulo e aos  proprietários da Fazenda Araci e cederam o espaço para as fotos.

Conversei com a Cíntia e transcrevo o que esse ensaio significou para ela: “Senti-me valorizada, percebi que existem outras formas de mostrar a beleza, mostrando a minha origem, minha raça. Por um momento me senti poderosa acima de todas as barreiras. O resultado foi surpreendente, e quando as pessoas começaram a me elogiar ai vi que valeu a pena mesmo, são imagens que jamais esquecerei, vou guardar para o resto da vida, e vou me orgulhar cada vez que tiver um elogio, pois levanta a autoestima.”

Descobri hoje que o ensaio dela é apenas uma parte de um trabalho lindo que ressalta a “A Força e a Beleza da mulher Negra”, não tenho dúvidas que cada um deles tenha ficado maravilhoso, estou muito contente em saber que a mulher negra da minha cidade e região foi tão bem valorizada neste trabalho.

A Cíntia assim como eu, e como a maioria de vocês que acompanham o blog, lida com o fato de estar fora do tamanho ideal aceito. Ou seja, ela convive com dois preconceitos diariamente e nada disso tirou a beleza dela.

Espero que essas fotos inspirem muitas outras mulheres negras que usam tamanhos plus size, a se sentirem lindas. <3

1 comentário // Deixe o seu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *