fbpx
27.03.15

A denominação “Modelo Plus Size” é necessária?

Modelos internacionais estão empenhadas em acabar com a denominação “modelo plus size”, algo que eu considero justo, elas querem ser tratadas apenas como modelos que é a profissão delas. Para entender melhor cliquem aqui, para ver a matéria.
Não sei estipular data, mas acredito que em se tratando de mundo, o movimento plus size deve ter uns 15 anos, o que o torna um belo e rebelde adolescente, com direito a crises existenciais.
O que começou querendo quebrar padrões, hoje em dia tem padrões rígidos para suas modelos, antes mulheres com corpos gordos eram suas representantes, hoje em dia qualquer modelo que ultrapassa do manequim 38 já é classificada como modelo plus size. ¬¬

Modelo plus size
Embora plus size signifique tamanho grande, ele é usado para determinar o nicho da moda que veste pessoas gordas, e é comum ver o descontentamento dos clientes deste mercado quando a modelo é apenas grande e não roliça.
Eu não acredito que a denominação modelo plus size vá acabar tão cedo, mas enxergo também uma necessidade de uma nova nomenclatura para definir as modelos que usam do manequim 40 aos 46, são horríveis tantos rótulos né? Mas tem também o lado prático da situação, quando definirem que nem toda modelo que não seja 38 é plus size, vamos parar de ver mulheres grandes (altas e com quadril ou busto) estampando marcas que deveriam ter uma mulher roliça como modelo e vai cessar o descontentamento das clientes.
Em contra partida uma marca realmente democrática pode optar por uma modelo 42 e outra 50 sem ter que ficar explicando que embora não pareça a 42 é plus size. No meu mundo ideal toda marca investiria em diversidade de manequins. <3
Nós sabemos o quanto as representatividades nas campanhas nos encantam, fazem bem para a autoestima de tantas mulheres. *__*
Por acreditar nisso eu sempre valorizo muito marcas que usam ao menos modelo acima do 48 ou ao menos que tenha traços de volumes de gordinhas, acho que isso faz toda a diferença na autoestima das minha leitoras e das consumidoras, que ao se verem representeadas se valorizam mais e compram mais é uma questão de mercado, que pelo visto muitas empresas não percebem.

Mas por favor, não se esqueçam de que Plus Size determina o mercado que nos veste, existem então as modelos plus size. Mas quando não se trata de trabalho, somos todas Mulheres, umas maiores outras menores e todas como uma Beleza sem Tamanho.

E vocês o que pensam sobre o assunto?

Vamos papeando e torcendo para que o tempo mude a atual realidade, onde toda mulher que não é super magra,  seja denominada como plus size.

1 comentário // Deixe o seu!

  • Linda Guerreiro says:

    Pois eu visto entre o 40 e o 42..já chorei muita vez quando gosto de um modelo e tento a força caber dentro dele ..quando peço numero maior logo dizem ” so fabricam ate ao 40″ e lá venho eu sem comprar achando que sou um montro ao ponto de não querer sair a rua ..penso sim que no mundo da moda deveriam fabricar tamanhos maiores..sao eles que perdem pois deixam de vender e as menininhas esqueléticas têm muito menos poder de compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *