fbpx
23.03.10

Pessoas acima do peso são vítimas de inúmeros preconceitos – podendo até ser discriminados no local de trabalho e considerados menos capazes para cumprir tarefas do que outros. E, quantas vezes aquele seu amigo politicamente correto, que não suporta racismo, não hesitou em fazer comentários sobre o gordinho que passou por perto?


Médicos também acham que perder peso é uma responsabilidade pessoal do paciente, mesmo com pesquisas que indicam que a maior parte das pessoas com sobrepeso não consegue perder uma quantidade significativa de massa a longo prazo, mesmo fazendo dietas.

O que acontece é um fenômeno estranho – por se sentirem estigmatizadas, pessoas obesas estão evitando ir ao médico para não se sentirem mal. Isso é extremamente prejudicial já que quem está acima do peso deve se preocupar ainda mais com sua saúde e fazer check-ups regularmente.

E segundo um professor da Universidade de Columbia, chamado Peter Muenning, o preconceito pode fazer mais mal do que afastar os gordinhos do médico: ele realmente pode deixá-los doentes. O preconceito é altamente estressante e estresse aumenta a pressão sanguínea – em obesos esse problema é ainda mais grave, já que eles estão mais propensos a terem hipertensão.

Diabetes é outra doença que também pode ser causada pelo estresse crônico. Em pesquisas, Muenning descobriu que mulheres que se sentem mais cheinhas sofrem de mais doenças físicas e psicológicas do que mulheres satisfeitas com seu peso (não importando quanto realmente elas pesavam).

Outra pesquisa mostrou que quanto maior o peso do paciente, menos respeito o médico mostra por ele, fazendo com que a pessoa passe menos tempo em companhia do médico – o que, além de comprometer a relação entre os dois, compromete a quantidade de informação que o paciente recebe sobre seu estado.

Fonte New York Times

Mesmo com todo o Preconceito que os “Homens de Branco” exercem sobre a gente, não deixem de visitar sempre um médico e cuidar da sua saúde, não se permitam adoecer por conta do Preconceito.


Vocês já passaram por alguma situação embaraçosa relacionado ao peso em visitas médicas?
Conte para a gente vamos unir nossas experiências.

2 Comentários // Deixe o seu!

  • Papu Morgado says:

    >Muito legal vcs abordarem esta questão. Já passei por inúmeras situações desagradáveis quando era bem mais magra.
    Não sou obesa e já sofri com varios medicos e posso imaginar o que as pessoas sofrem por ai.
    Fiquei com trauma e tenho várias histórias que aconteceram comigo. Estou tentando um medico novo agora, mas eu, na primeira consulta deixei claro que embora eu achasse que eu não estava no meu melhor peso, que este nao era o meu foco, ficar magra e que queria sim, mais qualidade de vida mesmo mais gordinha. Acho que uma das coisas mais importantes é se posicionar com clareza diante do medico e procurar um pessoa com quem a gente se sinta bem e a vontade. As vezes é dificil, mas é um direito de qualquer ser humano ser bem tratado pelo médico. Bjos

  • Lindsae says:

    >Eu estou sempre procurando médicos sem esse tipo de preconceito, que não queira me emagrecer a todo custo…
    Os que eu achei, não eram da especialidade pretendida: endocrinologia. Mas não desisto!

    Ótimo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *